10 dicas para ser um engenheiro de minas de destaque no mercado!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Brasil é um dos maiores produtores de minerais do planeta, e o engenheiro de minas é o profissional indispensável para ajudar o país a permanecer — e até mesmo a melhorar — essa condição. Neste post, você vai entender melhor o que é um engenheiro de minas, o que ele faz, como se tornar um e como de destacar nessa profissão.

Acompanhe:

Qual é a diferença entre engenheiro de minas e geólogo?

O geólogo estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, enquanto o engenheiro de minas se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento dos recursos minerais.

O que faz um engenheiro de minas?

Esse profissional pode trabalhar principalmente:

  • na busca de jazidas minerais (prospecção);
  • na extração de minérios (lavra);
  • e na separação e na concentração do material extraído (tratamento).

A produção mineral envolve estimar o tamanho das reservas e a qualidade do minério, determinar a viabilidade técnica e econômica da exploração, elaborar e executar o projeto de extração, escolher equipamentos e dimensionar os recursos humanos e materiais necessários.

No dia a dia, ele usa tecnologias de última geração e softwares especializados. Além disso, deve se preocupar também com a reciclagem dos materiais descartados para atender a legislação ambiental.

Como você viu, existem muitas possibilidades de atuação para um engenheiro de minas. Em geral, no início da carreira ele exerce funções essencialmente técnicas, de produção e projeto. Com o passar do tempo, a tendência é assumir cargos de planejamento e direção, mais estratégicos nas empresas.

Onde ele atua?

As companhias mineradoras são o maior mercado de trabalho para o engenheiro de minas mas ele também pode trabalhar em:

  • pedreiras;
  • empresas de demolição;
  • e grandes construtoras.

Ou, ainda, prestar serviços de consultoria em empresas ou como autônomo, nas áreas de licenciamento mineral e ambiental, assessoria técnica e venda de equipamentos.

A maioria das jazidas minerais se encontra em lugares remotos. Sendo assim, o candidato deve gostar da vida no campo, pois deverá trabalhar nesses locais, principalmente no início da carreira. Com o passar do tempo, é possível que passe a desenvolver suas atividades em escritórios localizados em grandes centros urbanos.

Como se tornar um engenheiro de minas?

A graduação em Engenharia de Minas tem duração média de 5 anos. Nos primeiros anos de curso, o aluno recebe formação generalista, em disciplinas nas áreas de Ciências Exatas e Humanas.

No ciclo profissional, o estudante adquire conhecimentos sobre:

  • rochas;
  • geologia;
  • topografia;
  • mineralogia;
  • tratamento de minérios;
  • legislação ambiental;
  • entre outros.

Para concluir a graduação, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e realizar um estágio supervisionado na área.

Como se tornar um engenheiro de minas de destaque no mercado?

Veja, a seguir, dez dicas para se tornar um engenheiro destacado e reconhecido pelo mercado.

Na faculdade

Estude com afinco Matemática, Física e Química. Embora no começo do curso essas ciências possam parecer chatas, complicadas e desnecessárias, elas são fundamentais para embasar os conhecimentos a serem adquiridos no ciclo profissional.

Absorva o máximo possível de conhecimentos e experiências dos seus professores. Eles têm muito mais tempo que você na estrada e estão sempre dispostos a ajudar.

Participe de projetos, estágios, visitas, congressos, seminários e outras atividades oferecidas, como cursos extracurriculares. Isso pode representar um esforço extra, mas com certeza vai trazer mais vantagens que cansaço.

No estágio supervisionado obrigatório

Tente conseguir vaga em empresas reconhecidas no mercado. As grandes empresas têm programas de estágio em diferentes períodos do curso, com duração variada. Mas fique atento: às vezes são oferecidos também estágios não curriculares, isto é, que não valem como estágio obrigatório. Fazer mais de um estágio em empresas diferentes pode ser um bom investimento se você tiver disponibilidade.

Seja responsável, interessado e proativo. Execute suas tarefas com dedicação, e seja curioso e pontual. O estágio é uma ótima oportunidade de aprendizado mas também de se mostrar como futuro profissional. Apresente o seu verdadeiro valor.

Se possível, trabalhe em diferentes setores e com diferentes grupos e pessoas. Observe e absorva as melhores práticas profissionais. Como você já sabe, as possibilidades de atuação do engenheiro de minas são muitas. Portanto, experimente o máximo das diversas opções.

No início da carreira

Além do banco escolar, a prática profissional é uma grande fonte de conhecimentos. Seja humilde, não pense que já sabe tudo e aprenda com seus colegas e subalternos. Observe, analise, retenha boas práticas e informações.

Faça cursos de educação continuada, de extensão e de pós-graduação. Um bom profissional precisa constantemente se atualizar e adquirir novas habilidades e capacitações. Sempre existem coisas a serem aprendidas.

Tenha disponibilidade para viajar e se deslocar pelo país e pelo exterior. Muitas vezes você será necessário em diferentes posições funcionais e outros locais de atuação da empresa. Com o passar dos anos, as dificuldades para deslocamentos aumentam, por exemplo, com a chegada de filhos.

Ao longo da carreira

Aceite desafios, prepare-se para crescer profissionalmente e busque continuamente esse crescimento. Invista tempo e recursos em você mesmo. Você é o principal responsável pela sua vida profissional. Não deixe que só a sorte defina seu futuro.

Mas como começar?

Bem, você já viu o que fazer. Tudo se inicia com a escolha de uma boa escola. Ela deve oferecer um curso reconhecido, com bons professores, estrutura adequada e muitas oportunidades. Você já pesquisou as escolas que oferecem cursos de Engenharia de Minas? Existem muitas instituições, públicas e privadas, em diferentes regiões do país, que possuem essa modalidade.

Os conhecimentos mínimos necessários ao engenheiro de minas são estabelecidos pelas autoridades educacionais e pelo conselho de classe profissional, nesse caso o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). A partir disso, cada escola pode montar seu curso. Veja mais detalhes de um curso oferecido.

Você aprendeu muita coisa sobre o engenheiro de minas. Entretanto, existem muitas outras áreas na engenharia, com campos de atuação dos mais diversos. Quer saber mais sobre essa profissão, suas modalidades e cursos existentes? Então baixe o e-book “Guia de Engenharia: entenda melhor sobre a área e os cursos disponíveis”!

Aproveite para conhecer as oportunidades oferecidas no vestibular do UniBH!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *