11 dicas para sobreviver com louvor no campus universitário

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O primeiro semestre na universidade costuma ser um dos mais assustadores para os estudantes. É um mundo totalmente novo para quem acabou de sair do ensino médio ou teve que adiar o sonho de ingressar na graduação e está finalmente o concretizando.

Mas, como tudo o que acontece na vida, o tempo pode transformar o medo em uma das melhores experiências da sua vida.

Para facilitar os seus primeiros passos no campus universitário, reunimos algumas dicas do que fazer nas primeiras semanas na faculdade. Confira!

1. Aceite a sua condição de calouro

O campus universitário será um território totalmente novo para você no primeiro semestre. É comum sentir medo, mas você não pode deixar que ele te domine ou dificilmente conseguirá se adaptar na faculdade.

Utilize a sua condição de calouro para explorar as novidades e aproveitar livremente o entusiasmo do primeiro semestre. Com o passar do tempo, você dificilmente terá tempo livre para isso. Experimente se perder pelos corredores, pedir ajuda e iniciar conversas com desconhecidos.

Esqueça a rivalidade calouro versus veterano. Diferentemente da escola, universitários estão mais focados em sua vida profissional e são mais propensos a recepcionar novos estudantes. Em pouco tempo, você é que estará ajudando pessoas recém-chegadas.

2. Explore o campus

Aproveite o tempo de intervalo e o fim das suas aulas do dia para conhecer o campus universitário. Faça uma lista de locais importantes como biblioteca, xerox, lanchonete e laboratórios de informática e vá explorando aos poucos.

Você pode pedir a companhia de outros calouros ou fazer um percurso independente. Comece pelo andar das suas aulas, depois vá explorando todo o prédio e, enfim, as áreas mais afastadas. Em pouco tempo, você conhecerá o seu campus universitário de olhos fechados.

3. Envolva-se com atividades extracurriculares

Durante a sua graduação, utilize o seu tempo livre para se envolver nas atividades extracurriculares da universidade. Aproveite os primeiros semestres, em que não há preocupação com estágios ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para se entrosar mais com o dia a dia de um estudante universitário.

A maioria dos cursos oferece palestras, monitorias, empresas juniores e grupos de estudos para os seus estudantes. Você também pode ingressar em um diretório acadêmico (DA), iniciação científica ou atividades esportivas. Essa é uma maneira de explorar melhor o campus universitário e turbinar o seu currículo ao mesmo tempo.

4. Enturme-se

Todo início de semestre costuma trazer um ar de novidade para o campus universitário. Com pessoas de idades diferentes, cidades e até mesmo países distintos, já que muitas faculdades oferecem programas de intercâmbio.

O primeiro contato com o novo costuma causar nervosismo. Mas é importante lembrar que sair da zona de conforto é uma maneira de abrir a cabeça para o mundo. E a faculdade é o local ideal para isso. Além disso, será durante a graduação em que você construirá o networking para a sua vida profissional. Deixe a vergonha e os preconceitos de lado e comece a se enturmar!

5. Não se esqueça da biblioteca

A biblioteca é o santuário de estudo dos universitários. E não será diferente com você. Esse é um dos poucos espaços silenciosos no campus.

Mesmo que você consiga estudar em meio ao barulho e agitação é sempre bom conhecer esse ambiente na universidade o quanto antes, já que, mesmo com o avanço da internet, muitos professores ainda preferem recorrer a livros e apostilas para consulta dos seus trabalhos, seminários e provas.

6. Recorra aos grupos de estudo

Outra boa maneira de se enturmar e de conhecer o campus universitário ao mesmo tempo é recorrer aos grupos de estudo. Estudantes veteranos, mestrandos e monitores costumam organizar reuniões e encontros para debater conteúdos e melhorar o desempenho de calouros nas disciplinas.

É uma troca de conhecimentos que pode te ajudar a entender mais o cotidiano de uma universidade e a enfrentar melhor a trajetória na sua graduação.

7. Seja pontual

Você deve estar se perguntando como isso pode te ajudar a conhecer melhor o campus universitário. Mas imagine o seguinte cenário: é a sua primeira semana de aula, você deve estar na sala às 8h, chegou às 7h59 e ainda não faz ideia de onde ela fica. Isso será comum se você não for pontual. E o pior, você pode correr o risco de ser conhecido pelos professores pelos seus atrasos e prejudicar o seu rendimento nas disciplinas.

8. Organize-se

Para conseguir sobreviver ao primeiro semestre no campus universitário, é essencial que você organize a sua grade curricular e seu tempo de estudos. Os intervalos entre aulas costumam ser curtos e você pode ter que correr de uma ponta a outra do mesmo prédio.

Na graduação, você deverá fazer várias coisas ao mesmo tempo e o volume de livros, textos e xerox costuma ser grande. Monte um plano de estudos, utilize o espaço virtual da sua faculdade, organize a sua lista de atividades diárias em uma agenda ou aplicativo, para que consiga aproveitar o tempo nas aulas e os períodos de intervalo para conversar com os colegas e com os professores.

9. Não descuide da alimentação

Durante a correria da faculdade, é difícil reservar um tempo e até mesmo se lembrar de fazer um lanche ou de almoçar. Em aulas que se estendem por mais de um turno, é ainda mais importante não descuidar da alimentação.

Confira se o seu campus possui restaurantes. Alguns oferecem restaurantes universitários ou locais com preço mais barato para os estudantes. Você também pode utilizar a lanchonete como um espaço para conversar sobre a vida acadêmica e conhecer novas pessoas.

10. Tente se manter desconectado

Aproveite o seu tempo no campus universitário para fazer amigos, conhecer os seus professores, estudar os conteúdos e se concentrar nas aulas. Aquele é um mundo totalmente novo para você e é muito diferente do ensino médio.

Ficar o tempo todo no celular pode demonstrar falta de interesse e te afastar de pessoas e de todas as novidades do primeiro semestre da faculdade. Deixe o celular e as redes sociais para outro momento.

11. Não tenha medo de pedir ajuda

Nas primeiras semanas, você sentirá dificuldades em se orientar no campus universitário, em localizar as salas de aula, laboratórios e lanchonetes. Aproveite para pedir ajuda aos colegas de turma ou aos veteranos. Essa é uma maneira simples de iniciar uma conversa e a chance de fazer amizades que podem durar por toda a sua graduação.

Gostou das nossas dicas? Quer acrescentar alguma para os colegas universitários? Não deixe de conferir como quebrar o gelo e fazer novas amizades na universidade!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *