6 dicas de sustentabilidade para estudantes universitários

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Sustentabilidade é uma palavra tão recorrente na mídia, que muitas pessoas pensam que a preocupação com o meio ambiente é de responsabilidade exclusiva do governo e de grandes empresas. No entanto, essa ideia não poderia estar mais equivocada. Incorporar atitudes sustentáveis em nosso dia a dia é um dever de todo o cidadão que se preocupa minimamente com o nosso planeta e em como vamos deixá-lo para as futuras gerações.

Ações individuais de sustentabilidade podem, sim, ajudar o coletivo. Quanto mais pessoas investirem em ações sustentáveis e, mais do que isso, incentivarem que os demais façam o mesmo, mais saudável se tornará a relação dos seres humanos com a Terra. Começar a criar a consciência da importância da sustentabilidade já durante a faculdade é superimportante e demonstra maturidade e comprometimento com o futuro de nosso planeta.

Você, estudante universitário, tem atitudes ambientalmente corretas em seu dia a dia? Confira nosso artigo de hoje e descubra 6 dicas de sustentabilidade que você pode começar a ter agora!

1. Institua a carona em sua vida

Grande parte das pessoas mora longe do campus e necessita de carro para chegar até a faculdade. No entanto, você já prestou atenção na quantidade de pessoas que chegam dirigindo sozinhas em seus carros à universidade? Quantas dessas pessoas são vizinhas ou moram na mesma região?

Um carro tem capacidade para cinco pessoas. Investigue com seus colegas de classe e com seus amigos quem mora perto de sua casa e montem um cronograma de caronas. Vocês podem se revezar no carro de quem vão até a faculdade e em quais dias.

Isso, além de diminuir o número de carros nas ruas — o que contribui para que o tráfego flua melhor e diminui a emissão de gases de efeito estufa —, gera uma economia para todos os integrantes do acordo, visto que é possível dividir os custos com o combustível e com o estacionamento.

2. Vá de bike

Se você faz o estilo atlético, gosta de se exercitar e se a sua cidade possui uma boa rede de ciclovias, já pensou em ir até a faculdade de bicicleta? Além de promover os mesmos benefícios para o trânsito e para o meio ambiente que o esquema das caronas, você ainda dá um up na sua saúde!

Entretanto, se ir de bike for a sua escolha para ajudar o meio ambiente, é importante ter alguns cuidados: o uso de equipamentos de proteção, como capacete e luvas é essencial, assim como a instalação de buzina, retrovisor e luzes na bicicleta. Isso aumentará sua segurança e diminuirá o risco de acidentes.

E lembre-se sempre de respeitar as regras de trânsito! A bicicleta é considerado veículo de locomoção e, por isso, está sujeita a multas e penalidades se você infringir as leis.

3. Imprima de maneira consciente

Todos sabemos a quantidade enorme de materiais disponibilizados por professores de determinadas disciplinas da graduação. Obviamente, esses conteúdos são necessários para o seu aprendizado e para que você possa estudar para as provas e fazer os trabalhos solicitados.

Porém, na hora de imprimir qualquer material, pergunte-se se você realmente precisa fazer isso. Você consegue ler diretamente no computador? Você, sem dúvida, vai utilizar esse conteúdo impresso? Quantas vezes imprimimos algo no impulso e depois guardamos os papéis em uma pasta qualquer e nunca mais sequer o olhamos?

Se você realmente precisa imprimir algo, opte por utilizar folhas de papel reciclado e imprima na opção “frente e verso”. Algumas impressoras possuem a opção de imprimir documentos no modo econômico, que utiliza menos tinta do que a impressão comum. Se o material impresso não necessitar, obrigatoriamente, de uma excelente apresentação — como em um trabalho a ser entregue, por exemplo —, opte por essa modalidade de impressão. Você, de quebra, ainda economizará na compra de cartuchos e toners para a impressora, que durarão muito mais.

4. Compartilhe materiais

Alguns xerox e materiais de consulta para trabalhos em grupo, por exemplo, não precisam ser copiados para todos os membros do grupo, não é mesmo? Façam uma ou duas cópias e distribuam a parte que cabe a cada um dos componentes. Compartilhar os materiais, além de ajudar o meio ambiente, resulta em economia financeira.

Outra dica bem útil é, no final do semestre, doar o material das disciplinas que você cursou a alunos que vão iniciá-las no próximo semestre. Além de economizarem no gasto de papel com impressões e xerox, esses alunos ainda vão se beneficiar de suas anotações e reflexões sobre o conteúdo da disciplina.

5. Economize luz e água na faculdade

Todos sabemos o quão caras estão as contas de água e luz, em função das crises energética e hídrica pelas quais o Brasil já passou. Se você se esforça para economizar água e luz em sua casa, por que não fazer o mesmo na faculdade?

Apagar a luz da sala de aula ao final das aulas, não deixar aparelhos ligados no modo stand-by, utilizar torneiras e descargas com consciência… Tudo isso ajuda a economizar recursos naturais importantes para todos e que precisam urgentemente ser poupados. Faça a sua parte!

6. Tenha sua própria garrafa d’água e caneca de café

É superimportante se manter hidratado durante as aulas. Isso mantém você desperto e concentrado, além de fazer um bem danado à saúde. Evite, porém, comprar uma garrafa plástica de água todo santo dia ou, pior ainda, utilizar copos descartáveis cada vez que sentir sede. Tenha sua própria garrafinha e reponha a água sempre que precisar.

O mesmo vale se você tem o costume de tomar café antes da aula ou no intervalo. Leve sua própria caneca, em vez de utilizar os copinhos descartáveis disponibilizados pelas cafeterias. Se apenas 20% dos alunos tomassem essa atitude, o número de copinhos economizados seria assustadoramente grande. Pense nisso!

Seguindo essas dicas de sustentabilidade você, com certeza, deixará sua pegada mais leve e contribuirá para um mundo mais equilibrado e saudável para todos!

Você gostou dessas dicas de sustentabilidade na faculdade? Talvez, você também tenha interesse em aprender dicas para uma vida equilibrada durante os estudos, disponíveis nesse artigo do nosso blog. Confira!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *