6 razões que levam alguém a mudar de universidade

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você estudou, se dedicou e conseguiu a tão sonhada vaga na faculdade. Porém, passado algum tempo, percebeu que está insatisfeito com a instituição de ensino na qual se matriculou. E agora, o que fazer?

Em situações como essa, muitas pessoas cogitam a possibilidade de mudar de universidade. Afinal, o curso em si é realmente o que elas desejam, mas a instituição de ensino, por sua vez, não permite que aproveitem o melhor do aprendizado.

Listamos, neste post, seis das principais razões que levam as pessoas a mudarem de universidade. Confira:

Motivos que levam alguém a mudar de universidade

Qualidade de ensino ruim

Muitas vezes, o curso escolhido é realmente o que a pessoa quer para a sua vida, mas a universidade na qual está matriculada não explora os conteúdos necessários com a metodologia e a qualidade necessárias.

As instituições de ensino, por mais que ofertem os mesmos cursos, possuem grades curriculares, corpo docente e atividades complementares diferentes umas das outras. E por mais que grande parte da responsabilidade da formação acadêmica seja da própria pessoa, por meio do seu empenho e da sua dedicação, é direito dela prezar por um ensino à altura das suas expectativas.

Grade curricular inadequada

A grade curricular é outra questão que faz com que os estudantes reflitam sobre a mudança de universidade, pois, muitas vezes, cursos com o mesmo título de formação são abordados de maneira diferente entre as instituições.

Vale lembrar que podem haver, inclusive, habilitações específicas (por exemplo: Administração com ênfase em Sucessão). Por isso, algumas pessoas podem achar que é mais proveitoso mudar de universidade e escolher uma instituição com uma grade curricular mais compatível com os seus objetivos profissionais.

Isso, no fim das contas, pode ser uma grande vantagem para a sua futura carreira.

Alto investimento financeiro

O preço da mensalidade entre universidades particulares é extremamente variável, e essa questão não necessariamente está atrelada à qualidade do ensino. Por isso, algumas pessoas podem começar os seus estudos em uma determinada instituição e, ao longo tempo, encontrarem dificuldades para pagar os custos do ensino. Nesses casos, a solução pode ser buscar uma opção com qualidade semelhante, porém que caiba no bolso.

Distância e infraestrutura ruim do campus

Estudar em um campus que fica a quilômetros de distância de casa ou do local de trabalho é uma questão que leva diversas pessoas a cogitarem a troca de universidade. Isso porque os custos financeiros e o tempo gasto no deslocamento até a instituição podem ser empecilhos bastante significativos. Quem tem duas horas de intervalo de tempo entre sair do trabalho e chegar na universidade, por exemplo?

A infraestrutura que a instituição de ensino oferece também pode ser um fator determinante nessa escolha. Afinal, a graduação não se faz apenas dentro de sala de aula, não é mesmo?

A ausência de bibliotecas bem estruturadas, salas multimídia, laboratórios para atividades práticas, estacionamento e locais para convivência e interação entre alunos pode levar as pessoas a migrarem para outra instituição que disponibilize mais recursos e uma melhor infraestrutura.

Aproveitamento das matérias já cursadas

Alguns estudantes já trocaram de universidade mais de uma vez, seja em busca de uma instituição que satisfaça as suas expectativas, seja por causa mudança de cidade. E, durante o processo de transferência, algumas disciplinas já cursadas na antiga faculdade podem ser aproveitadas na universidade de destino, excluindo a necessidade de repeti-las.

Contudo, esse processo de aproveitamento muda de uma instituição para outra, pois cada uma possui os seus próprios critérios de avaliação. Por isso, a lista de disciplinas já cursadas por uma pessoa pode ser melhor aproveitada em uma universidade do que em outra — o que pode ser crucial na escolha do aluno sobre qual instituição se matricular, especialmente se ele tem pressa para finalizar a graduação.

Melhores possibilidades profissionais

Certas universidades possuem tradição na formação de profissionais em determinada área. Quem nunca ouviu frases como “ele é formado em tal instituição, então tem emprego garantido”? Cá entre nós, essa é uma questão que pode pesar muito na hora de decidir trocar de universidade, não é mesmo?

Às vezes, ter um diploma de determinada universidade faz uma diferença enorme no currículo, especialmente de quem acabou de se formar e não possui ainda muita experiência profissional nem formações complementares. Por isso, quem busca uma colocação facilitada no mercado de trabalho após a formatura pode optar por mudar de universidade com esse objetivo.

O que levar em consideração antes de mudar de universidade

Na lista acima, você ficou sabendo que existem diversas razões que levam alguém a mudar de universidade. Porém, é necessário esclarecer que essa não é uma decisão a ser tomada por impulso, sem uma boa dose de reflexão.

Se você está pensando em trocar de instituição, pergunte-se, antes de tudo, por que você deseja fazer isso. Tenha as suas motivações muito claras para não se arrepender depois.

Além disso, leve em consideração os gastos financeiros que você terá na transferência (não, não é de graça!), se terá um bom aproveitamento das disciplinas que já cursou e se a nova universidade realmente vai agregar valor à sua formação acadêmica ou te preparar melhor para o mercado de trabalho.

Você pode listar em uma folha os prós e os contras dessa decisão. Assim, você conseguirá visualizar mais claramente se vale ou não a pena.

O momento do curso em que você está também é uma questão importante a ser considerada. Quanto mais no início você estiver, melhor. Claro que isso não significa que você não possa mudar em qualquer outro momento, mas, em casos “tardios”, as perdas costumam ser maiores.

Você gostou deste post? Então continue com a visita em nosso blog e leia o post “6 dicas para fazer o seu curso superior valer a pena para sua carreira!”.

De uma olhadinha, também, na página de transferência do UniBH e conheça as opções para mudar de universidade! O processo vale tanto para estudantes matriculados no UniBH que desejam trocar de curso quanto para estudantes matriculados em cursos de graduação em outras instituições de ensino.

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *