7 dicas de alimentação para estudantes universitários

Tempo de leitura: 6 minutos

A rotina de quem cursa faculdade geralmente é bastante corrida. No meio de tantos trabalhos, provas e outras obrigações, muita gente se esquece de ter cuidados adequados com as refeições que faz. Assim, dicas de alimentação para estudantes podem ser muito valiosas, e é isso que você terá neste artigo!

Se você é do tipo de estudante que perde o horário das refeições, e vive substituindo-as por lanchinhos rápidos, saiba que sua saúde e sua performance como estudante podem ser negativamente influenciadas por esses hábitos alimentares ruins. Nosso corpo é como uma máquina, e precisamos fornecer a ele o combustível adequado para que possa funcionar da maneira correta.

Por isso, hoje, você vai conhecer 7 dicas que vão melhorar sua alimentação, manter sua saúde e sua boa forma em dia e aumentar sua energia e disposição! Confira!

1. Planeje sua rotina alimentar

Muitas pessoas alimentam-se mal simplesmente por não planejarem sua rotina.

Se você passa muitas horas fora de casa, seja na universidade ou no trabalho, em alguns momentos do dia precisará alimentar-se, certo? Então, que tal planejar com suficiente antecedência o que será ingerido em suas refeições? Assim, você evita recorrer à primeira lanchonete ou restaurante que encontrar pelo caminho apenas por falta de opções melhores.

Faça uma planilha com seu cronograma de atividades para a semana, veja quantas refeições você precisará fazer a cada dia. Fazendo isso, você consegue prever onde e quando precisará alimentar-se. Com essas informações em mãos, se torna mais simples planejar estratégias para comer melhor.

Se você sabe, por exemplo, que por volta das 18h estará pela rua ou na universidade, e costuma sentir fome nesse horário, que tal ter com você uma marmita ou um lanche natural?

Planejamento é o primeiro passo para que você consiga ter uma alimentação mais saudável.

2. Leia sobre alimentação saudável

Você sabe quais alimentos são nocivos à sua saúde? E conhece os alimentos que podem torná-lo mais saudável, bem-disposto e revitalizado?

A menos que você seja estudante de Nutrição, é provável que não tenha conhecimentos suficientes a respeito de uma alimentação saudável. E, por isso, sua saúde pode estar em risco.

Assim, que tal ler mais sobre o assunto? Se você está acompanhando este texto, é sinal de que se interessa pelo tema e preocupa-se com a qualidade daquilo que ingere. Aproveite para aprofundar seu interesse e pesquisar sobre alimentos econômicos, saudáveis e práticos que possam ser consumidos em seu dia a dia. Você vai surpreender-se com a quantidade de boas opções disponíveis.

3. Prepare sua comida em casa

É natural: quando bate aquela fome e estamos na faculdade, já pensamos nas maravilhas que podemos encontrar para comer no intervalo das aulas. Coxinha, espetinhos de churrasco, chocolates, bolachas, refrigerantes e todo tipo de fast-food que, ao longo do tempo, pode destruir sua saúde.

Porém, se você preparar sua alimentação em casa, torna-se mais fácil comer melhor.

Com criatividade e um pouquinho de disposição, você pode montar vários tipos de lanches deliciosos e naturais, que vão matar sua fome e dar ao seu corpo os nutrientes que ele precisa.

Com pão de forma (integral é melhor ainda!), você pode fazer lanches saborosos, recheados com:

  • Atum;

  • Frango desfiado;

  • Peito de peru;

  • Queijo branco;

  • Ricota;

  • Alface;

  • Rúcula;

  • Tomate;

  • Cebola.

Essas são apenas algumas sugestões, mas as opções não tem fim! Você pode combinar os ingredientes e fazer lanches de dar água na boca!

E caso queira uma refeição ainda melhor, caso tenha um micro-ondas à disposição, é possível fazer marmitas em casa e levá-las para onde for! Elas estão na moda, vão ajudá-lo a economizar um bom dinheiro com comida e o ajudarão a comer corretamente!

4. Faça substituições saudáveis

Que tal trocar o chocolate por uma fruta? O refrigerante por um suco natural ou água? A bolacha recheada por um iogurte desnatado? Ou quem sabe as frituras pelos assados?

Substituições simples podem mudar drasticamente a qualidade daquilo que você consome. Pense nisso na hora de comer.

5. Tenha sempre uma garrafa de água por perto

Todo mundo já sabe que beber água é uma das providências essenciais para ter boa saúde. Mas muita gente não consegue alcançar os 2 ou 3 litros de ingestão diária recomendados pelos médicos, seja por esquecimento ou por falta de hábito.

Para beber mais líquido em sua rotina, acostume-se a deixar uma garrafa cheia perto de você. Seja na faculdade, no ônibus ou em casa, abasteça-se de água e perceba as mudanças em sua saúde.

6. Afaste-se das tentações

A maneira mais eficaz de comer menos alimentos nocivos, repletos de sódio, açúcares e gorduras é afastar-se deles. Se você se diverte indo com os amigos à lanchonetes de junk food, que tal mudar de programa e fazer algo mais saudável?

Ou então, se quando vai ao supermercado você não consegue resistir à prateleira dos salgadinhos, das bolachas e dos doces, é melhor começar a frequentar mais os corredores das frutas, legumes, verduras e demais produtos naturais

7. Não pule refeições

Quando se fala em alimentação para estudantes, um dos grandes erros cometidos é pular refeições, permanecendo muito tempo sem comer, ou substituindo-as por lanches.

Ao ficar tempo em excesso sem se alimentar, na próxima refeição que fizer, são grandes suas chances de extrapolar na quantidade de comida, e é provável que, com muita fome, você seja incapaz de dizer não a certos alimentos que, embora gostosos, não são os ideais para sua saúde.

Procure comer em pequenas porções, de 3 em 3 horas. Entre o café da manhã e o almoço, por exemplo, você pode saborear uma fruta e, depois, antes do jantar, pode tomar um iogurte. O importante é não ficar tempo demais sem comer, pois com fome, é difícil resistir às tentações.

Com essas dicas de alimentação para estudantes, você conseguirá manter-se nutrido, saudável e bem-disposto para cumprir suas obrigações e alcançar seus objetivos pessoais, profissionais e acadêmicos.

Fique atento àquilo que você come, beba bastante água, mantenha-se longe de alimentos gordurosos, do excesso de sódio e de açúcar, e dê preferência aos alimentos naturais. Assim, você garante uma alimentação balanceada e uma rotina mais saudável.

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