7 dicas para quem trabalha de dia e estuda à noite

Trabalhar de dia e estudar à noite é uma rotina necessária e que, sem planejamento, pode se tornar muito cansativa. Para facilitar o dia a dia e conciliar essas duas atividades sem prejudicar a sua qualidade de vida, é fundamental adotar algumas práticas — como fazer um cronograma de estudos e aproveitar o tempo de deslocamento casa–trabalho–cursinho.

Veja, neste post, sete dicas incríveis para quem trabalha de dia e estuda à noite ter o melhor desempenho na carreira e no vestibular:

Organize-se

O primeiro passo para quem trabalha de dia e estuda à noite se sair bem nas duas tarefas é organizar a rotina. Conte com a ajuda de uma agenda (de papel ou virtual) e estabeleça horários para cada atividade do seu dia a dia. Período de trabalho, almoço, aulas e até mesmo deslocamentos devem ser inseridos no seu cronograma.

Não se esqueça de deixar espaços em branco para imprevistos que possam acontecer durante o dia e reservar algumas horinhas por semana para lazer. Além de organizar a rotina, é importante cumprir à risca o que você estipulou para conseguir realizar tudo o que precisa durante a semana.

Faça um plano de estudos

O plano de estudos será o seu aliado na organização da rotina e ajudará a ingressar no ensino superior. É importante listar todas as matérias do período e seus respectivos conteúdos, além de datas de trabalhos e provas. Assim, você se certifica que não deixou de estudar nada importante nem de fazer nenhuma entrega.

Atualize seu plano semanalmente de acordo com as aulas e com os pedidos dos professores para não se esquecer de nada.

Aproveite o tempo de deslocamento

Quem trabalha de dia e estuda à noite passa um bom tempo se deslocando de um local para outro: de casa para o trabalho, do trabalho para cursinho, do cursinho para casa.

Em vez de reclamar do trajeto cansativo, aproveite esse tempo livre para colocar a matéria em dia. Leia apostilas, assista a videoaulas, escute as aulas gravadas. Não importa a forma: use esses minutos que, teoricamente, seriam perdidos para revisar conteúdo.

Esse método pode ser adotado também em intervalos durante o expediente. Cada minuto é valioso para quem trabalha e estuda.

Crie grupos de estudo

Uma das grandes dificuldades de quem trabalha e estuda é conseguir manter a matéria em dia por conta de eventuais faltas e atrasos que acontecem devido ao emprego. Para não se prejudicar e perder conteúdo importante, uma saída é criar grupos de estudo das matérias.

Essa é uma forma de estar sempre discutindo o conteúdo que foi dado em sala de aula, tirar dúvidas e trocar impressões com seus colegas de classe. A falta de tempo não é desculpa: se não for possível marcar encontros presenciais, faça reuniões on-line por meio de vídeo e bate-papo. A troca de experiências é rica e ajuda muito na absorção do conteúdo.

Use seu tempo livre com sabedoria

Trabalhar de dia e estudar à noite é uma tarefa árdua e, sim, vai exigir alguns sacrifícios. Um deles é usar algumas horas livres nos fins de semana para colocar a matéria em dia e revisar o conteúdo da semana. Pode ser cansativo, mas tenha em mente que todo o esforço será recompensado no futuro e que esse é apenas o primeiro passo na construção de uma carreira brilhante!

Pensar a longo prazo e visualizar as recompensas que terá quando ingressar na tão sonhada faculdade ajudará a eliminar distrações e fará você pensar duas vezes antes de passar um dia inteiro assistindo televisão em vez de estudar para um simulado importante. Não é preciso abrir mão do lazer, e sim otimizar a forma como usa as suas horas livres para dar conta de tudo o que precisa.

Tenha seu material sempre à mão

Quem trabalha e estuda tem uma rotina agitada e está sempre correndo de um lado para outro. Uma maneira de não deixar de estudar em pequenos intervalos que aparecem durante o dia é ter seu material de estudo sempre à mão.

Não quer levar livros grandes e pesados para lá e para cá? Uma dica é desmembrá-los em capítulos ou, então, digitalizá-los e passar o conteúdo para o smartphone ou tablet. Assim, você pode revisar conteúdo no caminho para o trabalho, na fila do banco, durante o almoço etc.

Não se cobre tanto

Muitos estudantes que trabalham durante o dia e estudam à noite se cobram muito porque acham que não conseguem estudar da forma como deveriam. É normal ter essa sensação, afinal, você está tendo que dar conta do mesmo conteúdo de quem não trabalha.

Para não desanimar e continuar seguindo firme no seu objetivo de ingressar em uma universidade, tenha em mente que é melhor ler metade do conteúdo do que simplesmente não ler conteúdo algum.

Na prática, isso quer dizer que, por mais que você não consiga ler toda a matéria da semana, por exemplo, é melhor ler alguma coisa do que não fazer nada. A procrastinação é sua pior inimiga. Não caia nessa cilada e faça o que for possível naquele momento.

Se você trabalha de dia e estuda à noite, não perca tempo e comece já a colocar em prática as nossas dicas. Organize sua rotina, planeje sua semana e crie um plano de estudos para não se perder no meio do caminho. Seus colegas serão aliados valiosos nesse momento. Não hesite em contar com ajuda dos outros estudantes para tirar dúvidas e crie um grupo de estudos para ficar motivado e sempre por dentro da matéria.

Estude o que for possível e aproveite cada minuto livre para colocar sua matéria em dia. Com foco, determinação e organização, você vai se sair bem na carreira, nos estudos e, de quebra, não vai perder a sua qualidade de vida. Boa sorte!

Para ter acesso a mais dicas como essas, não deixe de baixar o e-book “Guia do estudante-trabalhador: aprenda a conciliar trabalho e estudos para ingressar na faculdade”. Confira também as opções de curso para fazer parte do UniBH!