7 filmes para quem quer cursar Psicologia entender melhor a área

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A mente humana é um grande mistério. Muitos cientistas ousam dizer que poderemos descobrir todos os aspectos do Universo, mas ainda não seríamos capazes de compreender todos os pensamentos de uma pessoa.

Mesmo que todas as redes neurais e a fisiologia do cérebro sejam desvendadas, a subjetividade e a individualidade de cada um nunca poderão ser compreendidas completamente, jamais poderão ser explicadas em leis e em axiomas.

Exatamente por essa razão que o cinema não cansa de explorar o tema. E sempre será fascinante. Vantagem para os amantes da Psicologia, que nunca ficarão entediados.

Aqui, daremos a dica dos filmes que achamos mais interessantes para quem quer cursar Psicologia e entender melhor a área. A lista é pequena para provocar a sua curiosidade e esperamos que você explore muito mais por conta própria. Vamos lá?

1. Cisne Negro (2010)

Em 2010, esse filme foi um sucesso de bilheteria. Muitos ficaram impressionados com a atuação das duas jovens atrizes protagonistas do filme, Natalie Portman e Mila Kunis.

A personagem de Natalie ganha o papel principal do balé mais conhecido no mundo, O Cisne Negro. Obcecada pela perfeição, cercada pela competição da personagem de Mila Kunis e pela controle excessiva de sua mãe, a protagonista vai aos poucos perdendo a distinção do que é real e do que é fictício em sua vida.

O filme é um drama psicológico, exatamente, por tratar de questões que passaram a existir graças aos devaneios da protagonista.

2. Um Método Perigoso (2011)

A obra de 2011 nos conta a história do começo do estabelecimento da Psicologia como uma área autônoma, desenvolvimento causado principalmente pela Psicanálise de Freud, que se tornou reconhecido por curar diversos casos de histeria.

Ele foca na relação de Freud com seu discípulo Jung (interpretado por Michael Fassbender), que, ao tratar a paciente histérica Sabina Spielrein sob orientação de Freud, começa a ter suas próprias ideias, que, futuramente, irão se opor às de seu mestre.

O filme apresenta duas figuras muito importantes para a Psicologia: Sigmund Freud e Karl Jung.

3. Uma Mente Brilhante (2001)

O enredo é sobre a história real de um brilhante professor de matemática, John Nash, que desvendou um dos mais enigmáticos teoremas da matemática. Por esse motivo, ele ganha o Prêmio Nobel, o maior reconhecimento que um cientista pode ganhar!

Durante o auge de sua carreira, ele começa a ter alucinações que o levam a enfrentar diversas adversidades em sua vida pessoal. Diagnosticado com esquizofrenia, ele sofre com o preconceito da academia e dos seus pares na universidade.

Além disso, em sua vida pessoal, começa a enfrentar problemas conjugais. Em certos momentos do filme, julgamos que sua vida irá fracassar definitivamente. Entretanto, a força de vontade do personagem o ajuda a superar todos os obstáculos. 

4. Psicose (1960)

Agora, vamos falar de um dos filmes mais clássicos do cinema, Psicose, dirigido por um dos maiores diretores que já existiu, Alfred Hitchcock. O sucesso é tamanho que, recentemente, surgiu a série Bates Motel, que resolve explorar a juventude do psicótico Norman Bates, grande vilão do filme.

A película tem uma das cenas mais emblemáticas do cinema, na qual o psicopata surge no banheiro enquanto a protagonista está tomando banho. Vemos a silhueta dele atrás da cortina segurando uma faca, enquanto uma trilha sonora agoniante toca!

As obras de Hitchcock são muito conhecidas por traçar enredos capazes de criar um terror psicológico. As cenas não apresentam violência, mas o suspense faz todo o trabalho, exatamente, por criar situações que te fazem pensar e te deixam presos à história.

5. Bicho de Sete Cabeças (2001)

Em uma das atuações mais marcantes de sua carreira, o galã Rodrigo Santoro interpreta Neto, filho de Seu Wilson. A relação dos dois é extremamente conturbada, uma vez que o filho não parece disposto a seguir o futuro planejado pelo pai.

Seu Wilson despreza completamente a visão de mundo de Neto, que, por sua vez, não suporta, nem mesmo, a presença do pai, que acaba o enviando para um manicômio.

O filme é bem chocante, pois mostra as atrocidades das instituições de saúde mental nas décadas de 1970 e 1980, que foram apelidadas de campos de concentração brasileiros, tamanha a violação dos Direitos Humanos nesses lugares.

É um excelente filme para quem já quer começar a ter uma visão crítica a respeito da Psiquiatria e da Psicologia!

6. Gênio Indomável (1997)

Esse filme é importante por dois motivos:

Primeiro, ele é interpretado por Robin Williams, ator amado por toda a geração de 1990, que acabou se suicidando em 2014, depois de lutar por muito tempo contra a depressão.

O ator era conhecido por sua excelente interpretação em filmes de comédia e em filmes motivacionais, mostrando, assim, que a depressão pode atingir qualquer um.

O segundo motivo é o personagem de Matt Damon, que é um jovem problemático que trabalha como servente em uma universidade e tem diversas passagens pela polícia. Após ser atendido por diversos psicólogos, ele se identifica com um deles, que desperta nele a sua genialidade pela matemática, o que o ajuda a focar e superar seus problemas!

7. Zelig (1983)

Uma excelente comédia, que imita o estilo de um documentário a respeito do homem-camaleão, que teria a capacidade de mudar sua aparência para agradar as pessoas.

Apesar do tom leve, o filme nos mostra um pensamento que leva muitas pessoas aos consultórios: não conseguir jamais agradar as outras pessoas, buscando constantemente a aprovação delas!

Conheça sua área antes de tomar qualquer decisão!

Esses filmes foram indicados para que você possa entender uma pouco mais sobre a área na qual você deseja ingressar. Pesquise também em outras fontes mais informações. Procure entrevistas de profissionais da área, livros a respeito do assunto.

Faça testes vocacionais, converse com pais, amigos e professores. Enfim, faça tudo o que for possível para se informar. A escolha do curso superior para a maioria das pessoas é realmente angustiante e uma escolha errada pode causar bastante aflição no futuro.

Os filmes são uma excelente oportunidade para que você, além de conhecer melhor a área, se distraia um pouco. É extremamente importante que você esteja relaxado para não falhar no vestibular.

Chame sua família, seu namorado, sua namorada ou seus amigos para curtirem uma sessão de filmes com você. Assim, você poderá se divertir enquanto se prepara para o vestibular.

Quer mais dicas a respeito de como fazer a escolha do seu curso superior? Assine a nossa newsletter!

 

Imagem: Um Método Perigoso. Fonte da imagem: Imagem Filmes/Divulgação

 

 

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *