7 maneiras de ganhar dinheiro extra durante a faculdade

Tempo de leitura: 5 minutos

Ser estudante universitário costuma ser sinônimo de viver com a grana curta. Ter que pagar as mensalidades do curso de graduação já é um grande gasto, mas, mesmo que não seja necessário pagar pelos estudos (no caso de uma faculdade pública, por exemplo), é preciso cobrir outros gastos consideráveis como: material didático, transporte, alimentação e gastos do dia a dia.

Por esse motivo, muitos estudantes acabam buscando formas alternativas de complementar a sua renda. Realizar tarefas simples como vender doces ou cuidar de animais podem fazer toda a diferença no final mês! Pensando nisso, criamos esse texto com 7 sugestões para você ganhar dinheiro extra durante a faculdade. Vamos ver quais são elas?

1. Fazer estágio

A maneira mais comum de conseguir um dinheiro extra durante a graduação é fazendo um estágio na sua área. Sem dúvidas, essa é uma das melhores opções: afinal, você será pago justamente para colocar em prática o que vem aprendendo na faculdade – e, portanto, melhorar a qualidade do seu aprendizado.

Além disso, essa opção também é interessante, porque permite que você faça alguns contatos profissionais que podem vir a calhar na sua futura carreira. Isso ocorre porque muitas das empresas preferem efetivar os estagiários que vêm fazendo um bom trabalho do que contratar um profissional que não tem qualquer experiência naquele ambiente.

2. Dar monitoria para períodos anteriores

Uma ótima maneira de ganhar dinheiro extra na faculdade é dando aulas de monitoria para alunos dos períodos anteriores. O interessante dessa opção é que além de ajudar na sua renda mensal, pode ser uma grande oportunidade para você aprofundar seus conhecimentos em uma disciplina com a qual você tenha afinidade. Isso pode ser justamente um diferencial futuro na sua carreira!

Para trabalhar como monitor, você tem duas opções. A primeira é entrar em contato com a área da sua faculdade responsável pela monitoria. Nesse caso, você provavelmente precisará mostrar que tem boas notas na matéria que pretende ensinar. A outra opção é oferecer sua ajuda diretamente aos alunos com dificuldade na sua matéria.

3. Vender objetos artesanais

Se você possui habilidades manuais, você pode tentar vender pequenos objetos artesanais para incrementar a sua renda durante a faculdade. Na verdade, até mesmo quem nunca se arriscou como artesão pode tentar criar alguns objetos para revender. Basta aproveitar a moda do DIY (abreviação de Do It Yourself – Faça Você Mesmo, em português) e buscar alguns vídeos online com esse termo. Você vai achar vários tutoriais ensinando a produzir os seus próprios produtos de maneira super fácil! 

São várias as opções de objetos a serem vendidos: esculturas, objetos de decoração, bordados… Use a sua imaginação e aproveite para vender a sua produção para os colegas de faculdade. Se quiser ir mais longe, você pode até mesmo tentar vender sua produção para pequenos comércios locais ou pela internet.

4. Trabalhar como freelancer

Outra opção para ganhar uma grana extra durante a faculdade é trabalhar como freelancer. Freelancer é o profissional autônomo que presta seus serviços para várias empresas, sem ter um vínculo empregatício permanente com nenhuma delas. Alguns dos trabalhos mais comuns para os quais os freelancers são contratados são tarefas que envolvem redação, jornalismo e publicidade. Nada impede, contudo, que empresas procurem contratar freelancers de outras áreas.

O legal de trabalhar como freelancer é que você tem uma certa liberdade para escolher seu horário de trabalho. Você pode trabalhar até de madrugada, se preferir, desde que entregue sua tarefa dentro do prazo estabelecido! Além disso, como o freelancer trabalha para várias empresas, essa é uma ótima maneira de fazer contatos profissionais que podem ser importantes para sua carreira.

5. Formatar trabalhos nas normas ABNT

Um dos maiores pesadelos dos universitários são as famosas normas ABNT. As normas ABNT são algumas regras técnicas que todo trabalho acadêmico deve seguir, e formatar textos de acordo com elas pode ser uma tarefa bastante trabalhosa. Por isso, muitos estudantes preferem pagar alguém para realizá-la – e é aí que você pode oferecer seus serviços para ganhar uma grana extra! 

Lembre-se de estudar bem as normas ABNT antes de formatar o trabalho de um colega, ok? Qualquer erro seu pode acabar prejudicando a nota final dos colegas e acaba sobrando para você: afinal, ninguém vai querer te contratar se souber que corre o risco de perder pontos! 

6. Cuidar de animais

Para quem ama animais, essa pode ser uma maneira super divertida de ganhar dinheiro extra durante a faculdade. Você pode anunciar seus serviços como passeador de cães ou babá de animais, por exemplo. Pode ter a certeza de que a demanda será grande: muitos donos de pets não têm com quem deixar seus bichinhos quando viajam, ou não têm tempo de passear com eles diariamente. 

Existem até mesmo alguns aplicativos que podem te ajudar a oferecer os seus serviços como cuidador de animais. O Dog Hero, por exemplo, é uma plataforma que coloca em contato os donos de animais e os anfitriões disponíveis para cuidar dos bichinhos durante uma viagem. Basta criar um perfil e esperar o contato de algum interessado! 

7. Vender lanches

Seus dotes culinários podem vir a calhar se você está querendo complementar a sua renda durante a faculdade. É que vender lanches e doces durante o curso é praticamente uma garantia de lucro. Afinal, os universitários têm bastante fome, e os preços praticados pelas lanchonetes geralmente não são tão atrativos para quem vive apertado de grana.

Por isso, vale a pena procurar receitas na internet e investir nesse negócio. Sanduíches naturais, salgados e docinhos como brigadeiro e palha italiana, por exemplo, são fáceis de fazer e vendem que nem água – principalmente se o preço for justo! 

Escolher qualquer uma dessas tarefas pode te ajudar a respirar aliviado na hora de pagar as contas. Contudo, também é importante lembrar que os estudos vêm em primeiro lugar. De nada adianta conseguir cobrir os gastos do curso se você não conseguir ser aprovado, não é mesmo?

E você, tem mais alguma ideia para ganhar dinheiro extra durante a faculdade? Conte para a gente nos comentários! 

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *