7 temas da atualidade que podem cair no vestibular

Tempo de leitura: 7 minutos

Geometria, Leis de Newton, estequiometria, o ano da morte do presidente Getúlio Vargas e até um aprofundamento moderado nas teorias de Platão e Aristóteles são assuntos que precisam ser estudados e revisados com frequência por qualquer estudante que tenha o interesse em conquistar uma vaga no ensino superior.

Parece muita coisa, não é mesmo? Realmente é! Afinal, é fato que os estudantes que vão além do básico e que se preocupam em manter-se informados nos temas da atualidade quase sempre obtêm uma pontuação mais alta do que aqueles que focaram seus esforços apenas em matérias já estudadas tradicionalmente no ensino médio.

A cada ano as provas dos vestibulares exigem um olhar mais multidisciplinar dos candidatos. Esse é um grande desafio e pode ser visto de forma desanimadora por boa parte da população que se prepara para enfrentar essa fase.

Entretanto, é importante observar que tais cobranças favorecem uma formação mais autônoma e reflexiva dos jovens brasileiros, algo que poderá refletir futuramente no modo de pensar da sociedade.

Agora que já está provada a relevância dos temas da atualidade em vestibulares de instituições privadas e também no Enem, conheça os sete assuntos com grandes chances de cair nas provas. Boa leitura e boa sorte!

A crise no sistema prisional brasileiro

Um tema sempre atual é a crise no sistema prisional brasileiro. Mesmo não sendo novidade para quem acompanha os noticiários, esse assunto tem ganhado muito destaque recentemente, principalmente depois dos fatos ocorridos no início de 2017 em Manaus e em outras capitais do Norte do país.

Uma dica para os candidatos que estão se preparando para tentar algum vestibular é refletir a respeito desse tema. É interessante analisá-lo usando como base problemas sociais enfrentados pelo país como alto índice de desemprego, crescimento da violência nas grandes capitais ou também o elevado número de jovens negros que são presos atualmente.

Esses são pontos que podem aparecer com diferentes abordagens em questões de história, geografia e, porque não, até em matemática, ligando o assunto a temas como porcentagem, estatísticas e outros cálculos.

O papel da cidadania na vida dos jovens brasileiros

Cidadania, ética e direitos humanos são alguns dos temas mais desafiadores para os alunos, pois demanda um conhecimento que vai além da informação fornecida por jornais e revistas e toca em algo mais relacionado à percepção da vida em comunidade. Missão complexa para jovens de pouco mais de 18 anos, concorda?

Por isso, é importante que o estudante, ao desenvolver temas como esses, se esforce para pensar de forma mais prática, aplicando isso às situações do cotidiano. Um exemplo é a corrupção na política brasileira.

Todos os dias são mostrados casos absurdos de desvios de dinheiro, fraudes e superfaturamentos. Não raro, os mesmos que julgam são aqueles que tentam negociar a infração com o guarda de trânsito ou que furam filas nos bancos e supermercados.

Em uma prova de vestibular, pode ser pedido para que o aluno trabalhe em cima dessas situações, relacionando-as à ética, à cidadania ou à moral. Isso pode demonstrar uma grande capacidade de intertextualidade e de conexões entre os assuntos.

A diversidade religiosa

A diversidade religiosa é um dos temas da atualidade que exigem mais tato do candidato. Afinal, ele pode ser influenciado pelo que acredita pessoalmente e ignorar bom senso na hora de considerar uma resposta correta.

Ao encontrar uma questão sobre esse assunto, o candidato não pode se esquecer de que a banca analisadora do vestibular não vai levar em conta a religião de cada participante e, na verdade, vai querer uma resposta que esteja mais próxima possível ao respeito dos direitos humanos e à liberdade de escolha de todas as pessoas.

O consumismo na sociedade brasileira

Quem já fez provas de vestibulares, tanto de instituições privadas quanto do Enem, sabe bem que manter-se atualizado acerca do que acontece ao nosso redor é essencial. Temas como o consumismo, por exemplo, sempre estão entre as atualidades e podem ser trabalhados de diferentes maneiras.

Um delas é pelo lado cultural, expondo outras formas de consumo, que vão além do ato de comprar como aparece algumas vezes em textos bases para questões de português.

Outra abordagem seria com ênfase na questão econômica do país e das famílias brasileiras e como isso pode influenciar na geração de empregos, na alteração na desigualdade social ou até no número de pessoas inadimplentes. Tais perspectivas podem ser usadas em provas de geografia e de matemática, por exemplo.

A tragédia ambiental no Rio Doce

Temas da atualidade relacionados ao meio ambiente estão entre os favoritos a serem escolhidos para as provas. E não é para menos, pois há muito o que discutir sobre esse assunto, tanto em termos internacionais quanto nacionais.

O mais recente e melhor cotado como um dos principais assuntos da década trata-se do crime ambiental cometido contra o Rio Doce com o rompimento da barragem da Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais.

O fato, em si, aconteceu há cerca de dois anos. Porém, o estudante não pode descartá-lo devido à proporção dos danos ambientais causados. Mesmo após esse tempo, os especialistas ainda não conseguem definir exatamente o quadro total das perdas em diferentes âmbitos. O processo de análise do caso ainda segue em aberto na Justiça.

Com isso, além das relações mais óbvias em matérias como biologia e geografia, a tragédia ambiental no Rio Doce ainda poderá ser muito explorada em todo o conteúdo de vestibulares privados ou públicos.

Dengue, Zika e Chikungunya

O mosquito Aedes aegypti também não pode passar batido nos estudos de quem tem interesse em conquistar uma vaga no ensino superior. Além de ser um dos temas da atualidade importantes para questões ligada à biologia, ele também pode ser trabalhado redações que abordam a saúde pública do país.

Alguns dos caminhos possíveis para o estudante ao escrever sobre esse assunto é desenvolver argumentos sobre as formas de cuidado que devem ser tomados dentro de casa para evitar a proliferação de larvas do mosquito, o aumento de pacientes infectados e o tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (Sus) ou até a influência da doença na saúde de bebês diagnosticados com microcefalia.

A crise mundial dos refugiados

Por fim, mas não menos importante, o candidato que for fazer vestibular também deve ficar atento ao cenário internacional. Por mais que já tenha muito conteúdo a ser estudado nas diferentes matérias, o candidato precisa aprender a analisar também os problemas enfrentados atualmente fora do Brasil.

Algumas horas pesquisando sobre isso podem ser transformadas em uma aprovação na faculdade. Considerando todos os temas da atualidade trabalhados aqui, o aluno que estiver se preparando para enfrentar os vestibulares e o Enem não precisa mais enlouquecer com a grande quantidade de assuntos que podem cair na prova.

Uma boa preparação é sempre importante. Mais que isso, porém, deve-se ter calma e consciência de que a nota alta não é tudo e que sempre vão existir muitas chances de tentar uma vaga no curso dos seus sonhos.

Conhece alguém que vai tentar algum vestibular? Então, divulgue este artigo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a conquistarem seus objetivos!

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *