8 apps que podem ajudar no seu planejamento financeiro!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Muitas pessoas desistem de cuidar das finanças pessoais por que imaginam que esta seja uma tarefa chata, complicada e exaustiva. E, na verdade, já foi mesmo, pelo menos, para aqueles que não têm muita familiaridade com números ou planilhas.

Mas esse tempo passou! Hoje, existem inúmeras ferramentas que podem ajudar no planejamento financeiro e fazer com que você chegue ao fim do mês sem aquela sensação de ter perdido o controle das despesas.

Sabemos que a faculdade pode ser um período difícil, em termos de dinheiro, pois não é sempre que o estudante consegue trabalho com boa remuneração; afinal, ele precisa se dedicar às aulas, e as melhores chances estarão lá na frente, quando o currículo estiver mais encorpado.

Enquanto isso, é preciso lidar com os gastos frequentes em pilhas e pilhas de xerox, alimentação diária, transporte, moradia (quanto o estudante é de outra cidade) e assim por diante… Resultado: se você não tomar cuidado ao administrar seus recursos, corre o risco de fazer dívidas e, até mesmo, de ficar inadimplente.

Não deixe que isso aconteça! Confira agora uma lista de 8 aplicativos que estão entre os mais utilizados atualmente, graças à praticidade e à funcionalidade! Escolha aqueles que combinam com você e comece hoje mesmo a planejar sua vida financeira!

1. Calculadora de Porcentagem

Sexta-feira à noite, você e seus amigos finalmente entregaram aquele trabalho difícil para a faculdade e querem comemorar. São 15 pessoas à mesa, curtindo algumas horas de descanso. Aí, chega a hora de pagar a conta e é aquela confusão: quem consumiu mais? Qual é o fixo para cada um e como adicionar o valor variável?

O app Calculadora de Porcentagem é ideal para esse momento, e não é só: ele também é ótimo em contas complicadas de matemática e estatística, ajudando a saber até mesmo qual é seu índice de massa corporal, por exemplo.

E se o objetivo for descobrir se aquela startup que você e seus amigos estão pensando em abrir é mesmo viável, o aplicativo pode dizer se o negócio é sustentável financeiramente!

Disponível para Android, sem custos.

2. Calculadora do Cidadão do Banco Central

Essa ferramenta pode ser muito útil se você precisa entender melhor como vai funcionar o financiamento do seu carro: quer saber quanto vai pagar nas próximas parcelas, com os juros já embutidos, para que tenha uma ideia mais precisa do gasto e possa se planejar nos próximos anos?

A Calculadora do Cidadão do Banco Central também auxilia na hora de renegociar dívidas, fornecendo dicas para que você faça uma contraproposta condizente com as possibilidades do seu orçamento. Com esse app, você ainda vai aprender sobre aplicações, correção monetária e indicadores financeiros.

Disponível para Android e iOS, sem custos.

3. GuiaBolso

A vantagem deste aplicativo é automatizar uma série de tarefas, de modo que você tenha o mínimo trabalho possível para obter um panorama completo e dinâmico sobre a saúde das suas finanças, com atualizações diárias a cada nova transação feita.

Depois de inserir os dados do internet banking, basta esperar dois minutos para que o GuiaBolso organize todas as despesas em listas temáticas, como saúde, educação, lazer, estilo de vida, transporte etc. Logo, você estará sabendo exatamente para onde anda indo o seu dinheiro, o que ajuda a repensar gastos, concentrar esforços e fazer com que o orçamento renda mais.

Disponível para Android e iOS, sem custos.

4. Money Wise

Que tal dispor suas receitas e despesas em telas simples e visualmente atraentes, para que você não se perca ao organizar as finanças? O Money Wise ajuda a controlar o orçamento com gráficos bonitos e resumos diários de fácil interpretação.

Você pode utilizar as inúmeras categorias nativas ou criar outras, de acordo com seu perfil e necessidades. Todos os dados ficam protegidos por senhas, e também é possível exportar as informações para planilhas de Excel, se o objetivo for imprimir e realizar backups.

Disponível para Android, sem custos.

5. Finanças Pessoais

Uma das maiores vantagens desse app é que os mais esquecidinhos podem receber mensagens sobre a data de vencimento das contas, evitando que o usuário venha a pagar multas e juros desnecessários.

O Finanças Pessoais permite que você organize receitas e despesas de um jeito simples e rápido, a fim de saber qual é o orçamento do mês e em que setores será preciso economizar.

O app também oferece mecanismos de importação e de exportação de dados, tanto em forma de planilhas quanto em calendários mensais contendo todas as informações relevantes para um diagnóstico preciso.

Disponível para Android, sem custos na versão básica e a partir de R$ 13,74 na versão Pro.

6. Minhas Economias

Neste caso, temos um app que funciona junto a um site — o gerenciador financeiro que leva o mesmo nome da ferramenta. Na web, você insere todas as suas despesas e receitas, incluindo ainda as aplicações em banco, depósitos e transferências feitas ao longo do mês.

Todos os dados ficam disponíveis no aplicativo e no site, podendo abrigar diversas contas bancárias, financiamentos, cartões de crédito e investimentos que você venha a fazer.

Disponível para Android e iOS, sem custos.

7. Money Care

Ideal para obter informações rápidas sobre todas as contas a vencer, aquelas que estão em atraso e as que já foram pagas — tudo na mesma tela, como uma planilha bem resumida. O usuário pode programar alertas de vencimento, configurar pagamentos automáticos e ter acesso a gráficos que fornecem um panorama mais completo sobre o orçamento mensal.

Disponível para Android e iOS, sem custos na versão básica. A partir de R$7,99 na versão Pro.

8. Bill Reminder

Mais uma ferramenta indicada para aqueles que vivem esquecendo a data de pagamento das despesas mensais. O aplicativo Bill Reminder dispõe todos os gastos previstos em um calendário de fácil visualização, de modo que você receba alertas e nunca mais tenha que pagar juros e multas por falta de organização.

Disponível para Windows Phone, sem custos.

E então, o que achou desta lista de ferramentas de planejamento financeiro? Baixe agora mesmo aquela que você mais gostou e comece a organizar seu orçamento! E que tal aprender também a investir em você e garantir o sucesso na carreira que escolheu?

Depois disso, escolha o curso que mais se adéqua ao seu perfil, lendo mais sobre o vestibular aqui.

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *