8 dicas de como encontrar emprego na sua área e começar sua carreira

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Costumamos achar que escolher uma carreira para seguir é algo muito difícil e que devemos ter muito cuidado ao tomar essa decisão. E isso está correto. A questão é que só passamos a ter certeza sobre estes direcionamentos quando colocamos a mão na massa. E, para isso, é preciso encontrar um bom emprego na sua área e praticar tudo aquilo que foi aprendido nos anos de faculdade.

Por isso, nosso post de hoje vai trazer algumas dicas fundamentais para você encontrar aquele empregão. Mas, antes disso, é importante lembrar que, se você ainda não possui alguma experiência prévia, não se desanime! Neste início, foque nas suas capacidades e nos projetos que desenvolveu no período acadêmico, como empresas juniores, estágios e iniciação científica.

E então? Vamos às dicas?

1. Faça um currículo bem estruturado

Reserve um tempo para se dedicar ao seu currículo. Um currículo bem estruturado pode chamar muito a atenção dos recrutadores e fazer com que você se destaque em relação aos outros candidatos na hora de conseguir uma entrevista.

Além do tradicional currículo, sites especializados em recrutamento podem ser muito interessantes para procurar por vagas e se candidatar através deles.

2. Mantenha seu currículo atualizado

É muito importante manter o seu currículo sempre atualizado. Quando houver alguma informação nova que seja útil para seu currículo, não perca tempo para incluí-la.

Não sabemos quando alguém pode pedir a você que envie o currículo ou quando uma vaga interessante pode aparecer. O melhor é estar sempre preparado. Seu currículo deve ser o seu cartão de visitas ou sua biografia profissional e ele deve conter todos os seus diferenciais.

3. Veja se o seu perfil e o seu currículo são compatíveis com a vaga e com a empresa

Sempre que você for se candidatar a um emprego, verifique se a descrição da vaga e do perfil da empresa são compatíveis com o seu perfil. O importante é saber quais informações são mais adequadas para cada um dos postos de trabalho disponíveis.

Por exemplo, se a empresa é uma multinacional, um segundo idioma, provavelmente, é obrigatório. Ou, se suas funções incluírem processos que envolvem tecnologia, mostrar que você conhece softwares pode ser uma boa estratégia.

4. Dê foco para vagas relacionadas à sua área e ao seu perfil

Foque e se dedique a buscar por vagas que estejam relacionadas ao seu curso — afinal, seu objetivo é se desenvolver na sua área de formação, correto?

Procure não gastar energia e nem tempo com candidaturas que possam distanciar você dos seus objetivos e da sua carreira profissional. Para isso, tente conhecer todas as opções de vagas, de empregos e de empresas antes de sair da faculdade.

Seu período acadêmico deve servir para testar, conhecer e aprimorar. Por esse motivo, tenha experiências das mais diversas. Assim, na hora de decidir por um dos caminhos, sua escolha se torna muito mais embasada.

5. Acione seu networking

No momento em que você estiver procurando por um emprego, acione seus contatos — podem ser familiares, amigos e, principalmente, colegas.

Entre em contato com seus conhecidos que podem te ajudar e comente que está em busca de uma colocação no mercado. Esta maneira pode ser muito eficiente para ajudá-lo a encontrar vagas que, muitas vezes, estão disponíveis somente por indicação.

Lembre-se que muitos empregadores não levam somente suas qualificações em conta na hora de contratar. Contar com o apoio de pessoas que conhecem a qualidade do seu perfil e do seu trabalho é essencial para conseguir um bom emprego.

6. Prepare-se bem para a entrevista

Quando for chamado para uma entrevista de emprego, é importante que você esteja bem preparado para este momento. Treine e simule a sua postura diante do entrevistador e os possíveis assuntos que podem ser abordados na entrevista.

Pesquise todas as informações sobre a empresa para a qual você está concorrendo a vaga, pois isto mostrará interesse não só pela vaga como também pela vontade de integrar a equipe para ajudar no crescimento e no desenvolvimento da organização.

Mas lembre-se de ser você mesmo nas entrevistas, sem querer se passar por uma pessoa ou profissional que você não é. Para o dia da entrevista, descanse bastante, não se esqueça de ser pontual e de ir com uma roupa adequada para o cargo que está se candidatando.

7. Aproveite as tecnologias disponíveis ao seu favor

Hoje, existem muitas ferramentas que facilitam a jornada pela busca de um emprego, por isso, as utilize ao seu favor. Muitas agências de emprego oferecem serviços para que candidatos e empresas envolvidos em processos seletivos realizem as etapas através dos sites, disponibilizando o anúncio de vagas, a busca por elas e a candidatura pelos possíveis candidatos.

Além destes sites, com o aumento da utilização dos smartphones, há também a possibilidade de ter acesso às vagas por aplicativos mobile.

8. Esteja sempre atualizado

Sempre esteja atualizado na sua área. Nunca deixe de aprender e de se informar, pois um profissional que se acomoda e não se desenvolve é uma pessoa que para no tempo e não se renova.

Por isso, faça cursos pagos ou gratuitos, online ou presenciais, participe de palestras e de feiras, leia bastante e, principalmente, converse com profissionais da área. O importante é que você nunca pare e esteja se renovando constantemente.

Afinal, o mercado de trabalho é um lugar dinâmico e que se adapta aos profissionais, às demandas e ao cenário econômico.

Estas foram as 8 dicas de como encontrar emprego na sua área e começar a sua carreira. Para que o resultado destas dicas sejam um sucesso, é importante que você como futuro profissional se prepare bem com muita organização, reflexão e planejamento dos objetivos.

Depois de seguir todas estas dicas e conquistar a sua vaga, aproveite bastante o que ela pode oferecer para o seu crescimento pessoal e profissional. Lembre-se de não desistir dos seus objetivos e lute pela carreira que você sempre sonhou.

E você, já começou a buscar por um emprego em sua área? Já deu início à sua carreira? Conta sua história para a gente.

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *