8 dicas para uma vida equilibrada durante os estudos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Existem fases da vida em que precisamos nos dedicar mais aos estudos. Situações como vestibular, provas de desempenho e concursos públicos exigem que a preparação para elas seja prorizada, em detrimento de outros aspectos de nossa vida.

Mas as “maratonas de estudo” não devem nos impedir de ter uma vida equilibrada e a imagem do aluno que passava as madrugadas e os finais de semana estudando sem parar está ficando para trás. Um planejamento de estudos menos intenso pode ser igualmente eficiente, sem grandes sacrifícios e sem prejuízos à saúde.

Quer saber mais sobre como ter uma vida equilibrada durante os estudos? Confira nossas dicas:

Planejamento: a chave para um estudo proveitoso

Antes de abrir os livros e as apostilas e começar os estudos, é importante fazer um planejamento: definir horários e o conteúdo que precisa ser visto ajuda a distribuir as disciplinas e garantir que nada fique de fora.

É importante fazer um planejamento realista. Seu ritmo não pode ser muito folgado, o que não ajuda a alcançar seus objetivos, e nem rígido demais, para que seu tempo não se torne contraproducente. Mesmo que você se sinta motivado a estudar sem parar, não vai conseguir manter esse pique por muito tempo.

Inclua no seu planejamento pausas a cada uma ou duas horas, tempo suficiente para dormir e para outras atividades do seu dia a dia. Comece com as matérias que tem mais dificuldade e intercale com as disciplinas que domina mais.

Além disso, procure variar a forma de estudar: utilize livros, apostilas, videoaulas, exercícios, simulados e resumos para ter um melhor aproveitamento do seu tempo.

Happy hour com os amigos, rola?

A vida social é, geralmente, deixada de lado durante a época dos estudos, mas não deveria. É importante incluir na sua rotina um tempo com os amigos. Seja para espairecer, para desabafar ou simplesmente para relaxar, os momentos de diversão são importantes na vida de qualquer um, especialmente durante as maratonas de estudos.

Por isso, não deixe de lado os convites para festas, almoços, passeios e até pequenas viagens. Que tal ligar para aquele amigo que você não vê há algum tempo e marcar uma ida ao cinema?

O segredo da alimentação

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é indispensável para conseguir bons resultados nos estudos.Fuja dos congelados e dos restaurantes de fast food, apesar de parecer uma alternativa prática. Separe algum tempo para preparar refeições caseiras e balanceadas, à base de vegetais, hortaliças, carnes magras e cereais integrais.

Além disso, inclua em seu cardápio diário alimentos que contribuem para a saúde do cérebro e podem dar aquela força na sua memória e concentração: peixes (salmão, sardinha), chá-verde, abacate, oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs) e frutas vermelhas (morango, cereja, amora, açaí).

E a família, como vai?

Em momentos de grande pressão, durante os estudos, por exemplo, é comum negligenciar as pessoas mais próximas a nós — a família. Uma boa vida familiar não contribui apenas para uma vida equilibrada, mas é essencial para ter sucesso nos estudos, na vida profissional e, principalmente, em nossa realização pessoal.

Tempo de qualidade com seus entes mais próximos pode ajudar a relaxar e dar mais disposição para enfrentar os livros, além de ser uma grande fonte de alegria. Que tal marcar um jantar em família toda semana ou, simplesmente, reunir os parentes para assistir a um filme em casa?

Dormir não é tempo perdido!

Varar a noite estudando não é sinônimo de sucesso. O corpo — e o cérebro — precisa de tempo para armazenar as informações e consolidar todo o conteúdo visto.

Dessa forma, o sono é essencial para a memória, além de ajudar na concentração e garantir mais disposição no dia seguinte. Se você se sente melhor estudando à noite, reserve algumas horas no dia seguinte para dormir — de preferência em um quarto escuro, longe dos eletrônicos e em um ambiente calmo e arejado. Sua saúde agradece!

Mente sã em corpo são

Cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar da mente. A importância da atividade física já foi comprovada por médicos em todo o mundo, mas mesmo quem cumpre a meta de meia hora de exercícios por dia tende a deixar isso de lado durante a época dos estudos.

Existem diversos esportes e exercícios que podem ser feitos por pessoas de todas as idades, que contribuem para a saúde e podem até ajudar na concentração e na memória: caminhadas, corrida, natação, hidroginástica, dança… Escolha uma atividade de sua preferência e dedique-se a ela por, pelo menos, duas ou três vezes por semana.

Só trabalho, sem diversão…

Lazer é um dos aspectos mais importantes de uma vida equilibrada. Separar um tempo para fazer algo que você gosta pode ajudar no controle do estresse, na recuperação das energias e até na motivação para continuar os estudos.

Não importa qual é o seu hobby; o importante é se desligar dos estudos por algum tempo e simplesmente relaxar. Assistir filmes, praticar jardinagem, se dedicar às artes manuais (pintura, crochê, artesanato) ou, simplesmente, bater papo com os amigos são boas opções de atividades que combinam diversão e lazer.

Otimismo e pensamento positivo

Outro fator que pode ajudar muito é o pensamento positivo. Pode parecer bobagem, mas manter uma atitude otimista frente aos problemas e às adversidades do dia a dia faz toda a diferença no seu estado de espírito e nas suas relações pessoais. Isso pode ser facilmente aplicado aos estudos.

Se você abre o livro pensando em como aquela disciplina é difícil ou enfadonha, as várias horas de estudo não serão eficientes. Você pode ter dificuldades de concentração, de memorização ou simplesmente desistir na metade do caminho.

Ter uma vida equilibrada e conciliar os estudos com a vida familiar, social e ainda ter tempo para esportes e lazer pode parecer uma meta difícil de alcançar, mas, com um bom planejamento, é possível manter uma rotina mais leve e agradável.

Não é necessário se sacrificar durante o período de estudos; pelo contrário, buscar o equilíbrio é indispensável para atingir seus objetivos e se sentir realizado. E você, consegue manter uma vida equilibrada? Tem alguma dica para quem precisa se dedicar aos estudos? Conte pra gente nos comentários!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *