Como aproveitar o trajeto até a faculdade para estudar mais?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é aproveitar o tempo que normalmente as pessoas perdem se deslocando pela cidade. É muito comum estudantes gastarem horas todos dias por causa do trajeto até a faculdade. Quem aproveita de forma produtiva o tempo no percurso não se sente “perdendo” tempo e, sim, ganhando um tempo precioso para estudar mais.

Claro que, quando se está dirigindo, a atenção tem mesmo de ficar focada no trânsito. Mas a maioria dos universitários usa transportes coletivos para chegar à faculdade — podendo ser de ônibus, de metrô ou de van.

E, muitas vezes, estamos falando de várias horas, seja por causa dos congestionamentos nas grandes cidades ou porque o estudante precisa vencer grandes distâncias para fazer o curso que deseja.

Para todos os alunos que levam alguns minutos — ou horas — no transporte coletivo, separamos 10 ideias de como aproveitar o deslocamento para melhorar o desempenho acadêmico.  

1. Pesquisar sobre o tema da próxima aula

Uma atitude muito importante para se aproveitar ao máximo as aulas é chegar preparado, com conhecimento do tema, tendo previamente algumas ideias e algumas dúvidas.

Isso enriquece a aula e fortalece o aprendizado. Para pesquisar a caminho da faculdade, basta ter um celular com acesso à internet.

2. Realizar testes sobre conteúdos aprendidos

Outra forma excelente para consolidar o aprendizado é revisar o que foi estudado com frequência, sem esperar que o conteúdo se acumule. Se você fizer um teste logo depois de ter contato com uma matéria nova, também consegue ver se, de fato, compreendeu direito e quais pontos deixaram dúvidas.

Existem muitos testes na internet e, às vezes, os próprios professores podem passar esse tipo de ferramenta para revisão.

3. Gravar suas ideias para trabalhos e seminários

Além de dar aulas e passar provas, é muito comum que professores exijam trabalhos e seminários, formas de avaliação em que cada um se torna produtor de conteúdo.

Para apresentar um bom trabalho que contenha características inovadoras, é necessária alguma reflexão. Todo mundo pode aproveitar o tempo no trânsito para pensar sobre o que tem de apresentar e gravar as melhores ideias.

4. Organizar-se

A vida exige de todos uma série de compromissos, desde coisas simples, como fazer compras de mercado, até questões mais graves, como pagar contas, marcar consultas médicas e chamar a assistência técnica de um eletrodoméstico.

Quando se estuda, as tarefas crescem, pois há muitas datas de provas, trabalhos e outras atividades. Para dar conta de tudo, organização é fundamental. Aproveite o tempo para organizar lista de afazeres e manter a agenda atualizada.

5. Manter-se atualizado

Para se destacar na carreira, independentemente da profissão escolhida, estar antenado com o mundo, saber o que acontece a sua volta no Brasil, no mundo e na sua área de atuação, é indispensável.

Portanto, ler notícias tem de ser um hábito e uma prática que pode ser feita durante o percurso para a faculdade. Aqui, vale tanto notícias online, quanto os meios impressos como jornais e revistas, assim como a imprensa especializada na área em que você está se formando.

6. Ler livros

Essa é a forma mais clássica de aproveitar o tempo no ônibus ou metrô de forma otimizada. Se você achar que o livro impresso pesa muito, use os livros em formato digital — os e-books, que podem ser lidos em tablets, celulares ou aparelhos específicos.

Mais uma vez, o estudante universitário tira proveito tanto se optar por publicações técnicas da sua área, quanto se preferir obras de literatura. Bons livros melhoram o pensamento, a capacidade de se expressar por escrito e ampliam a cultura geral.

7. Ouvir livros

Muitas vezes, no transporte público lotado, até mesmo ler um livro pode ser uma tarefa difícil por falta de espaço e pela necessidade de usar as mãos para se segurar. Para quem enfrenta essa realidade, uma boa saída pode ser ouvir livros. Isso mesmo: o formato chegou ao Brasil há cerca de 15 anos e já existe uma vasta gama de opções de audiolivros em português, nos quais o texto original do livro é lido por um narrador profissional.

Audiolivros também são muito úteis para quem deseja aprender uma nova língua, algo bastante proveitoso na rotina acadêmica e também para a vida profissional.

8. Assistir videoaulas para estudar mais

Cada vez mais populares no Brasil e no mundo, as videoaulas ajudam aqueles que desejam estudar mais, oferecendo conteúdos em todas as áreas do conhecimento. Iniciativas como a Khan Academydisponibilizam gratuitamente uma biblioteca de milhares de aulas, sobre os mais variados assuntos, da macroeconomia ao cálculo, de história da arte à astronomia.

Você pode ver o mesmo conteúdo de sala de aula apresentado por um professor diferente, de uma forma diferente, o que ajuda a consolidar a memória e fazer relações entre os saberes.

9. Discutir temas de aula com colegas

Se tem uma coisa que muitas pessoas fazem no transporte público é acessar as redes sociais. Elas nos colocam em contato instantâneo com amigos e conhecidos, promovem encontros e criam um espaço de diálogo sobre o que se passa no mundo.

A possibilidade de discutir, argumentar e trocar ideias com os pares pode ser extremamente enriquecedora quando se está cursando uma faculdade. Os grupos de WhatsApp podem ser úteis para marcar um barzinho no fim de semana, mas, sobretudo, para que se fale de temas acadêmicos. É só questão de aproveitar a tecnologia para um fim que traga benefícios ao aprendizado.

10. Relaxar

Estudo, esforço e dedicação são imprescindíveis para o estudante universitário. Mas também é verdade que nosso cérebro precisa de uma pausa, um tempo para deixar de lado as preocupações e relaxar.

Naqueles dias em que se está com a cabeça cheia, uma boa forma de fugir do estresse é ouvir música no celular. Joguinhos também servem para esse fim, se usados na dose certa.

Seu tempo é precioso, portanto, aproveite-o ao máximo. O caminho até a faculdade — e da faculdade para a casa — pode ser usado para estudar mais, das mais variadas formas.

Para receber mais dicas de estudos e de organização do seu tempo, assine nossa newsletter!

 

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *