Como atua um profissional graduado no curso de Eventos?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma profissão dinâmica, desafiadora e em crescente desenvolvimento. A atividade do profissional de Eventos é muito importante e presente na nossa rotina. É um trabalho que já existe há bastante tempo mas que vem passando por um intenso processo de aperfeiçoamento e de capacitação.

Hoje em dia, não basta mais curtir o assunto, ser bem relacionado, gostar de gente ou conhecer os lugares mais bacanas e descolados da cidade. É preciso muito mais que isso: conhecimento, preparo e experiência. É por isso que a graduação nessa área é indispensável para quem quer se destacar e se tornar um profissional qualificado e pronto para o mercado.

As possibilidades e as oportunidades para quem quer atuar na área são múltiplas e muito interessantes. Entenda aqui como o curso de Eventos pode ser decisivo na sua trajetória e se prepare para uma carreira agitada, interessante e apaixonante.

O que faz?

O profissional de Eventos, geralmente, é uma pessoa multitarefa, que gosta de desafios e de uma rotina bem movimentada, já que no seu trabalho ele precisa lidar simultaneamente com várias questões e estar sempre preparado para encontrar soluções, administrar pessoal e surpreender e encantar o público.

É aquela pessoa responsável por planejar, organizar e executar eventos nas mais diversas áreas e dos mais variados portes, que vão desde um almoço de negócios para cinco ou seis executivos até um mega festival de música para milhares de espectadores, daqueles que a galera chega bem cedo para ficar na primeira fila.

Quem trabalha na área precisa ser capaz de resolver todas as questões que garantem que qualquer evento, independentemente do perfil, seja bem-sucedido. Ele vai, então, escolher e alugar um espaço adequado às necessidades e expectativas do cliente, contratar fornecedores terceirizados, sempre prezando pela qualidade do serviço e por um orçamento satisfatório e justo, organizar cronogramas de montagem e desmontagem, contratos de participação e lista de convidados, coordenar as equipes de alimentação, limpeza e segurança e conhecer profundamente e garantir que toda a legislação local seja respeitada.

Existem leis sobre ocupação de espaços públicos, limite de altura para o som, capacidade máxima de pessoas em locais fechados e muito mais — e o responsável por tudo isso é sempre ele, o profissional de Eventos.

Quais são as áreas de atuação?

As possibilidades para o graduado no curso de Eventos são infinitas e, muitas vezes, é possível conciliar o trabalho com as próprias preferências, hobbies e gostos — o que é um diferencial e tanto da profissão.

É possível trabalhar em grandes produtoras de evento, integrando uma equipe completa, que lida com todas as etapas da organização e produção. Assim, o profissional acaba se aventurando nas mais diversas áreas: música, teatro, dança, literatura, moda, esportes, corporações — as possibilidades são praticamente infinitas, já que tudo pode virar um evento bem-sucedido hoje em dia.

Outra possibilidade também é a atuação dentro do próprio promotor do evento ou cliente. Por exemplo, você pode atuar no departamento de eventos de uma empresa de roupas esportivas e aí vai ser o responsável pela organização de todos os eventos da marca (partidas de futebol, lançamento de uniformes e por aí vai). Se sua grande paixão é a literatura, que tal cuidar do setor de uma grande livraria, participando dos lançamentos de livros, noites de autógrafos e mesas redondas?

Ou, ainda, você pode montar o seu próprio negócio, seja uma empresa especializada em cerimonial de casamentos ou em ocasiões culturais de rua, tem espaço para tudo. Se você for um profissional competente e preparado, logo vai aparecer público para as suas especialidades.

Qual o perfil profissional?

O profissional de Eventos é dinâmico, empolgado, muito compromissado e disciplinado. É uma pessoa que vai ter uma rotina sempre interessante, variada e muito agitada. Por isso, é importante gostar de se relacionar com as pessoas, ser bem comunicativo e otimista.

Ao mesmo tempo, são muitos os aspectos do trabalho, muita informação para lidar e uma equipe grande para se coordenar, o que faz com que a organização, a pontualidade e a capacidade de planejamento sejam indispensáveis.

Um bom profissional da área é curioso, estratégico, está sempre aprendendo, pesquisando e correndo atrás das novidades no mercado. E, claro, tem que ter pique para trabalhar até de madrugada vez ou outra.

Como está o mercado?

O mercado de eventos está em pleno crescimento. A cada dia, mais e mais pessoas percebem o potencial de um bom evento, seja para agregar amigos, comemorar ocasiões especiais ou fortalecer uma marca. Essa é, justamente, a grande força da área — os eventos podem acontecer para diversas situações, com diferentes objetivos.

Ocasiões corporativas, com grandes marcas patrocinando, movimentam milhões de reais na economia a cada ano, assim como a indústria das noivas e os grandes festivais de música. Isso faz com que o mercado esteja sempre aberto a receber novos profissionais mas, ao mesmo tempo, exige qualidade e profissionalismo, já que a competição também aumenta. A capacitação, então, pode ser o grande diferencial para se destacar e obter sucesso.

 

Como é o curso?

O curso de Eventos propõe uma experiência interdisciplinar que equilibra a teoria com a prática, proporcionando ao aluno a chance de se aprofundar no conhecimento teórico essencial para o exercício da profissão mas possibilitando também que ele já se aproxime do mercado, entendendo sua dinâmica e suas características principais.

É um curso de curta duração — 4 semestres — o que permite uma rápida inserção no mercado. As matérias vão desde Administração e Assessoria de Comunicação até Gestão de Custos, Legislação Aplicada e Megaeventos e Eventos Internacionais, passando por Turismo, Empreendedorismo e Marketing. Ou seja, uma grade completa para te preparar para todas as exigências do mercado.

O que esperar do futuro?

Sucesso. Um bom profissional de Eventos tem sempre o seu espaço garantido no mercado de trabalho. Atuando com competência, organização e compromisso, é um profissional que será reconhecido, valorizado e disputado — por isso, prepare-se para uma carreira de sucessos e bem movimentada.

Importante: mantenha-se sempre atualizado e por dentro do que está acontecendo no mercado de eventos em outros países e quais são as principais tendências de consumo e comportamento. Essa postura é um grande diferencial e vai influenciar positivamente na qualidade do seu trabalho.

E aí? Você sabia que era uma profissão tão múltipla e interessante? Quer investir nessa formação? E, mais importante: está pronto para se tornar um profissional de Eventos e organizar momentos inesquecíveis para seus clientes e o público? Assine a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades dessa e de outras carreiras que têm tudo a ver com você!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *