Como os estágios podem ajudar na sua carreira?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Assim que entram na faculdade, muitos alunos já começam a se preocupar com o momento do estágio: como e quando se candidatar? Quais as melhores empresas em sua área de atuação? Quantas experiências de estágio é preciso ter no currículo? Essas e tantas outras dúvidas surgem com frequência. E não é à toa: os estágios são oportunidades muito enriquecedoras que podem definir seu futuro profissional.

Está à procura de uma oportunidade de colocar em prática tudo que vem aprendendo na faculdade? Ainda tem dúvidas quanto à importância do estágio no seu trajeto acadêmico? Confira a seguir como os estágios vão te ajudar a se tornar um profissional de sucesso:

Ajudam a confirmar a escolha do curso

Decidir o que se quer fazer da vida quando ainda é um jovem adulto não é tarefa fácil. Muitas dúvidas surgem quando o assunto é a carreira profissional. Qual minha área de atuação? Qual curso tem mais a ver com meu perfil? São algumas perguntas que devem ser respondidas na hora da inscrição para o vestibular. Mas, mesmo quando já está na faculdade, o aluno pode ficar em dúvida se fez a escolha certa.

Por isso mesmo, uma experiência como estagiário poderá ajudá-lo a sanar algumas dessas incertezas. Ver na prática algo que é de responsabilidade de uma profissão ajuda a perceber se realmente aquilo é ou não de seu interesse. Os estágios abrem um leque de possibilidades de atuação dentro de um mesmo campo profissional. Você pode experimentar várias oportunidades para descobrir aquilo que gostaria de se dedicar profissionalmente.

Se você gosta de Comunicação Social, por exemplo, mas está em dúvida se prefere Jornalismo ou Publicidade, fazer um estágio em uma assessoria de imprensa ou em uma agência de comunicação pode te ajudar a decidir com mais clareza. Portanto, o estágio facilita a experimentação, já que fica mais difícil vivenciar diferentes possibilidades quando já se está formado.

Aliam teoria e prática

Aprender teorias e conceitos é fundamental para entender com detalhes como determinada situação se desenvolve ou como um certo objeto se move. Mas ficar só na teoria pode te deixar defasado em relação ao mercado de trabalho.

O mundo atual está cada vez mais dinâmico, novas tecnologias surgem constantemente e conseguem reconfigurar nosso dia a dia. É claro que algumas teorias clássicas não se tornam inválidas, muito pelo contrário. As novidades tecnológicas conseguem fazer uso dessas teorias adicionando um toque de inovação. E sabe como os estágios podem te ajudar nesse cenário? Proporcionando oportunidades únicas de ver na prática aquilo que você ouviu seu professor explicar em sala de aula.

E os estágios conseguem ir além: você terá oportunidade de aprender técnicas que a faculdade não te ensinou. Às vezes, a teoria lida com situações ideais ou hipotéticas, mas na rotina acelerada do mercado de trabalho, alguns desses conceitos são deixados de lado ou são aprimorados. Não é à toa que os pesquisadores sempre realizam testes para checar hipóteses. Afinal, tem coisas que a gente só aprende fazendo, não é?

Proporcionam experiência profissional

Na hora de montar o currículo e de se candidatar a uma vaga de emprego, algumas das informações que são mais importantes são suas experiências profissionais. Mesmo que você esteja tentando seu primeiro emprego, todas as oportunidades que você vivenciou na faculdade podem te ajudar a conseguir aquela vaga dos sonhos. Cursos de curta duração, palestras, congressos e, principalmente, os estágios podem ser um diferencial que vai te destacar entre os candidatos.

Os estágios são ótimos aliados para enriquecer seu currículo, já que te possibilitam uma vivência profissional antes mesmo da terminar a graduação. Você poderá aprender algumas habilidades fundamentais para atuar em sua área de interesse e chegará ao mercado mais bem preparado para enfrentar os desafios.

Aproveite o momento como estagiário para absorver todo conhecimento que puder e fazer seu curso superior valer a pena. Esteja disponível para participar de reuniões como ouvinte ou acompanhar seu chefe em um evento de negócios — essas são ótimas circunstâncias para se aprender um pouco mais sobre seu campo de atuação.

Possibilitam crescimento pessoal

Vida de estagiário não é sempre fácil. Muitas vezes, o aluno vai assumir responsabilidades que não são de sua competência e isso pode ser um pouco desestimulante. Por outro lado, a experiência nos estágios pode te ajudar a perceber que o mundo não é cor de rosa. Você vai acabar tendo que aprender na marra a se relacionar com pessoas que vivem e pensam muito diferente de você.

Além disso, os estágios também te ajudam a crescer pessoalmente porque você aprenderá a ouvir críticas sem levar tudo para o lado pessoal. E sabe aquela velha desculpa de culpar o estagiário? Há um fundo de verdade nisso. Um estagiário não possui toda a experiência necessária para tomar decisões acertadas sempre. Portanto, aproveite o momento para aprender com seus erros e se tornar um profissional mais capacitado.

Outra vantagem do estágio é que, se ele for remunerado, pode ser uma ótima oportunidade de se aprender a lidar com as finanças e de gerenciar suas próprias despesas. Ou seja, ser estagiário é uma forma de amadurecer e de perceber que você logo mais se tornará um adulto independente e deverá assumir responsabilidades.

Facilitam a inserção no mercado de trabalho

Uma forma de encurtar seu caminho até o primeiro emprego pode acontecer no seu próprio local de estágio. Muitas empresas têm a política de capacitar seus estagiários para serem efetivados após a graduação ou até mesmo antes disso.

Isso não é regra geral, mas, se você se dedicar e mostrar que é bom de serviço, pode acontecer com você. As empresas costumam absorver seus estagiários justamente porque eles já estão familiarizados com o ambiente e com a rotina de trabalho. E também porque isso faz com que os custos com seleção de novos colaboradores sejam bem menores.

De toda forma, a situação depende bastante da empresa e da vontade do aluno. Você pode ser convidado a fazer parte do quadro de funcionários, mas sentir que aquele não é o momento e que gostaria de viver novas experiências. E tudo bem. O importante é você aproveitar ao máximo todos os ensinamentos que aquele estágio te proporcionou.

Já deu para perceber que os estágios são experiências muito importantes para o desenvolvimento de todo bom profissional, não é? Além de possibilitarem o ganho de conhecimento técnico, eles favorecem o amadurecimento pessoal. É esse o momento de experimentar, de errar e de descobrir aquilo que você realmente gosta e quer se dedicar profissionalmente.

Prepare-se para a entrevista de estágio tendo em mente que, para obter reconhecimento, é preciso muita dedicação e força de vontade. Aproveite as oportunidades que os estágios podem te proporcionar e torne-se um profissional ainda mais preparado para o mercado de trabalho!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *