Como se vestir para o primeiro dia de trabalho?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Não saber o que vestir é motivo de ansiedade e temor constante entre as pessoas que estão começando em uma empresa nova. A preocupação deve mesmo existir, afinal, a maneira como se apresentar, logo no início, e o seu comportamento influenciarão — e muito — a forma como será visto pelos seus colegas e superiores.

Mas, nem por isso, o assunto deve ser um problema. Quer saber como acertar nessa escolha e passar uma excelente primeira impressão? Continue acompanhando!

Conheça o esquema da empresa

O local para o qual você vai trabalhar possui um dress code (código de vestimenta)? Caso a resposta seja sim, isso vai sugerir o que você poderá vestir.

Observar o estilo das pessoas que já trabalham no local pode te ajudar a decidir o que usar no primeiro dia de trabalho. Por isso, fique de olho nestes detalhes desde o início do processo seletivo.

Em todo caso, alguns cuidados são aplicáveis para qualquer segmento. Dentre eles, está a escolha por peças mais discretas. Evite roupas com estampas, cores e decotes extravagantes. Na dúvida, você nunca perderá primando pela discrição. Além disso, é essencial estar sempre confortável e confiante com o que você veste.

A seguir, reunimos um tutorial, para mulheres e homens, sobre como se vestir no trabalho. Confira:

Guia prático para mulheres

A diversidade de estilos e peças da moda feminina pode fazer com que muitas mulheres fiquem confusas na hora de escolher o que deve ser usado no trabalho. Ou pior: fazer com que cometam grandes gafes.

Para não errar, veja nossas dicas:

Roupas

Um look discreto, porém sofisticado, é infalível! Calças lisas (ou sociais), camisas em tons fechados, vestidos tubinhos ou em tons neutros, blusas ou regatas simples, blazers e cardigãs são as peças ideias para um guarda-roupas profissional.

Sapatos

Priorize calçados fechados ou aqueles que, pelo menos, não deixam seus pés muito à mostra. As sapatilhas, mocassins e alpagatas, para ramos mais descontraídos, funcionam muito bem. O scarpin é o coringa: esse modelo clássico casa com mais variados estilos.

Acessórios

Se deseja quebrar um pouco a seriedade do visual, use lenços com estampas bonitas, suspensórios e joias — ou bijuterias — delicadas. Algumas alternativas são: pérolas, cordões dourados ou prateados, colares com pedras brasileiras e até uma eco-biju (de preferência as com acabamento delicado e não muito rústicas).

Maquiagem

Tons terrosos e neutros caem bem com tudo. Caso goste do olho bem marcado, capriche apenas no rímel. O delineador deve ser apenas uma linha bem rente à raiz dos cílios e as sombras prioritariamente mais discretas.

Para a boca, batons rosados ou nudes são cores chave. Mas o vermelho também tem sua vez, desde que em tons mais fechados e para as áreas profissionais não tão sérias e tradicionais.

Cabelo

Se o seu cabelo é curto, utilize-o solto à vontade. Mas, caso suas madeixas sejam longas, usá-las livres só é recomendável para os ramos profissionais descontraídos. Se não for o caso, opte por rabos ou coques. Dica extra: o rabo moicano (com topete) é uma opção super estilosa e moderna para qualquer área de trabalho.

Guia prático para homens

Pode não parecer, mas acertar na moda masculina é, no mínimo, tão delicado quanto na feminina. Acompanhe como acertar no estilo para o primeiro dia de trabalho e descubra quais as peças mais indicadas para a ocasião:

Roupas

Camisas neutras e bem cortadas caem bem com diferentes tipos de calça. No caso das blusas de manga curta, atente-se às golas (evite as em V no ambiente de trabalho formal). Já as slim fit garantem uma combinação despojada e bonita.

O jeans pode ser em qualquer tom para locais informais. No caso dos formais, prefira os escuros. Em todo caso, priorize os de um tom só. As famosas calças skinny, que possuem um corte mais justo, são uma excelente opção para quem tem pernas finas e compridas.

Aposte nas calças de corte reto, elas são infalíveis! Ficam ótimas em looks casuais e também formais. Calças sociais pretas, beges ou marrons são essenciais para os guarda-roupas de quem tem uma profissão mais tradicional.

Dica extra: Trajes esportivos (como calças leves e moletom), blusas com estampas chamativas e calças cheias de bolsos são itens que devem ser evitados no primeiro dia de trabalho.

Sapatos

A princípio, priorize o sapato social ou o sapatênis. Tênis e sandálias apenas para quem for trabalhar num ambiente informal e descontraído. O mocassim de couro também é uma opção descolada e que, ainda, dá um ar sofisticado à combinação.

Acessórios

Em ambientes sérios, procure utilizar relógios clássicos e sem detalhes muito chamativos. Nesses locais, a gravata costuma ser opcional, mas garante uma elegância ainda maior para a produção. Além disso, para os que gostam de ser irreverentes, as bolsas, especialmente as tiracolo e carteiras, dão um toque final interessante. O mesmo também vale para os suspensórios, que funcionam para ambos os estilos, moderno e tradicional.

Cabelo

Bem cortado, independente do comprimento. Pentear de lado é uma boa pedida, caso não esteja raspado. Para aqueles que têm cabelo liso, o topete (pompadour-retrô) fica incrível nas composições sociais, pois quebra um pouco a seriedade do look.

Barba

Se gosta de manter a sua barba cheia, não há o menor problema! Apenas certifique-se que ela esteja bem aparada. A barba cerrada (The Short Boxed Beard) é uma boa pedida para quem vai trabalhar em escritório ou em outras áreas tradicionais. A barba por fazer também é uma alternativa descolada mas que também exige cuidados extras para não aparentar desleixo.

Escolher o que vestir no primeiro dia de trabalho pode ser um grande dilema. Afinal, você ainda não sabe como as coisas costumam funcionar no local e também não está familiarizado com os trajes que geralmente são utilizados. Siga nossas sugestões que, com certeza, a impressão que passará no primeiro dia de trabalho será a melhor possível!

E então, gostou das nossas dicas? Estamos à sua disposição para esclarecer dúvidas e te ajudar na hora de compor o visual para o trabalho. Por isso, não deixe de comentar!

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *