Conheça 7 carreiras que trazem maior satisfação profissional

Tempo de leitura: 7 minutos

Escolher uma profissão é uma decisão complexa. Não basta apenas levar em conta as possibilidades de crescimento na carreira e as chances de alcançar uma boa remuneração: é preciso, em primeiro lugar, buscar satisfação profissional.

O trabalho é aspecto fundamental em nossas vidas, e encontrar a felicidade e realização na profissão que exercemos é pressuposto para que possamos construir uma vida cheia de propósito e conquistas. Afinal, de nada adianta uma carreira promissora, se detestamos aquilo que fazemos.

A seguir, você vai conhecer 7 carreiras que trazem grande satisfação profissional. Se você está em dúvida a respeito de qual profissão seguir, aproveite as dicas!

Professor

Embora, no Brasil, o professor não receba o reconhecimento e a remuneração que merece, principalmente na educação básica, o fato é que, mesmo diante de tantas adversidades, esse profissional ama o que faz.

O professor é responsável pela formação de indivíduos que, no futuro, ocuparão as mais diversas carreiras, e é personagem marcante na memória de todos nós. Afinal, quem não se lembra com carinho, até hoje, de um professor que teve quando era criança?

Lidando com crianças, jovens e adultos, o professor pode lecionar as mais diversas disciplinas, desde que tenha concluído a formação adequada.

Esse profissional trabalha em escolas de educação básica ou instituições de ensino superior, tanto na iniciativa privada quanto na esfera pública. Embora a carreira seja repleta de desafios, traz satisfação pessoal por seu impacto social e também por levar o profissional a manter-se em constante aperfeiçoamento.

Se você acredita que a educação é a chave para transformar o mundo e confia no potencial das pessoas, possivelmente essa profissão é a sua cara.

Psicólogo

Um dos grandes papéis do psicólogo é auxiliar seus pacientes a superar seus problemas emocionais, construindo novos significados na vida, superando traumas e bloqueios e levando uma vida completamente funcional. Assim, essa carreira, por esse e por outros motivos, traz alto grau de satisfação pessoal a quem por ela opta.

O psicólogo, por estudar tão a fundo os mistérios da psique, é um profissional capaz de lidar melhor com os próprios anseios, emoções, sentimentos e pensamentos, encontrando maior propósito naquilo que faz e mais realização em sua existência.

Então, seja atuando em clínicas, hospitais, empresas ou escolas, o psicólogo alcança satisfação profissional, principalmente por poder utilizar, em benefício de si e de outras pessoas tudo aquilo que aprendeu na faculdade, melhorando a qualidade de vida e a saúde mental, emocional e até física de seus pacientes.

Bombeiro

O bombeiro é o profissional cuja rotina é de constante tensão e perigo.

Seu propósito é agir em episódios de calamidade, prestar socorro, realizar salvamentos, buscas, combater incêndios, entre outras tarefas que o tornam um super-herói da vida real, ainda que sua vida profissional não tenha o glamour das produções cinematográficas.

Embora lidem diariamente com situações de alto risco, em ambientes hostis, muitos bombeiros sentem extrema satisfação profissional, principalmente quando realizam um resgate bem-sucedido.

Mas esse trabalho não é para qualquer um: é preciso ter grande dose de coragem, empatia e um forte sentimento de dever, para poder arriscar a própria vida para salvar a dos outros.

Enfermeiro

A função do enfermeiro é, essencialmente, cuidar das pessoas. Seja realizando procedimentos mais simples, como ministrar medicações e realizar curativos, até outros mais complexos, como auxiliar o médico em cirurgias, o enfermeiro é responsável por garantir o bem-estar e a manutenção da saúde do paciente.

O enfermeiro pode atuar em clínicas, hospitais, empresas, postos de saúde e também em ambientes residenciais, cuidando de pacientes que necessitam de atendimento em suas próprias casas.

Por ter uma carreira voltada à promoção do conforto e do bem-estar dos pacientes, o enfermeiro possui grande satisfação profissional, pois encontra nisso um dos grandes sentidos de sua vida.

Além disso, por não estar submetido a rotinas maçantes e repetitivas, tendo em vista que cada paciente é uma nova experiência, o enfermeiro sente como se todos os dias de sua carreira fossem um novo e empolgante desafio.

Artista

Escritores, atores, pintores, cantores, compositores. Artistas são provavelmente os profissionais que têm maior satisfação profissional ao longo de suas carreiras.

Seja pela felicidade de perceber o quão bem recebida é sua obra pelo público, seja pelo prazer de saber que deixará um legado à humanidade, o artista se sente pleno ao colocar parte de si em sua obra, eternizando-se.

Ainda que o caminho para o sucesso e reconhecimento seja árduo, muitas vezes solitário, e mesmo que sejam grandes as chances de o artista jamais sair do anonimato, o fato é que quem faz das artes sua profissão nunca se arrepende, pois completar uma obra já é, em si, sua maior recompensa.

Esse profissional tem como matéria-prima a criatividade e a superação, e isso faz com que não haja tédio enquanto trabalha, o que é muito relevante, principalmente para quem é cheio de ideias e adora executá-las.

Assistente social

O serviço social é a profissão ideal para quem tem grande empatia e se preocupa com os males que atingem os menos afortunados. O assistente social auxilia pessoas que, de algum modo, não têm acesso integral à saúde, trabalho, moradia e educação, encontrando-se em situação de fragilidade ou de risco.

Esse profissional pode trabalhar em universidades, empresas, órgãos públicos, organizações não governamentais, entre outros locais. E, apesar de lidar todos os dias com pessoas em situações muitas vezes entristecedoras, o assistente social encontra grande satisfação profissional por amenizar as dores daqueles que levam vidas difíceis.

A satisfação chega à medida que o profissional percebe que, de algum modo, está reparando certas injustiças sociais.

Fisioterapeuta

O fisioterapeuta, profissional ligado à área da saúde, é responsável por trabalhar na prevenção e na cura de doenças e lesões que estejam ligadas ao movimento do corpo, para manter e restaurar a funcionalidade do corpo do paciente.

Seu trabalho é realizar ginástica e massagens, assim como tratamentos com aparelhos específicos, que promovem ao paciente o alívio da dor e recuperação de sua capacidade física.

O fisioterapeuta pode lidar com crianças, adultos, idosos e deficientes, e seu campo de trabalho é amplo.

Há diversas especialidades nas quais o fisioterapeuta pode especializar-se, como fisioterapia do trabalho, dermatofuncional, neurológica, pediátrica, entre outras, o que torna essa profissão excelente para pessoas de repletos perfis.

O fisioterapeuta trabalha em clínicas, hospitais, clubes, empresas, asilos, entre outras instituições. Por tratar diretamente com pessoas e ajudar na recuperação de sua saúde, o fisioterapeuta se sente satisfeito profissionalmente com aquilo que faz.

Seja qual for a carreira, um dos grandes segredos para a felicidade na vida é encontrar satisfação profissional. Para isso, é importante, antes de escolher uma profissão, conhecer exatamente aquilo que você fará depois de formado, onde trabalhará e como será o seu dia a dia.

Isso garantirá que sua escolha seja pautada não apenas na busca por uma boa remuneração, mas na procura por uma profissão condizente com seus valores e com seu propósito de vida.

Gostou de conhecer as carreiras que mais trazem satisfação profissional? Então compartilhe esse texto nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a este conteúdo!

 

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *