De volta para o futuro: 7 profissões que estarão em alta em 10 anos

Tempo de leitura: 6 minutos

Em 1974, o autor do clássico 2001 — Uma Odisseia no Espaço, Arthur C.Clarke, disse em entrevista para a ABC que no futuro todo mundo teria um computador em casa e que, graças à uma inovadora rede de comunicação, seria possível trabalhar com essas máquinas em qualquer lugar do mundo.

Pois já faz mais de 10 anos que tudo isso é possível. Mas e daqui para frente? O que podemos prever para um futuro no qual a computação e a internet estarão bem a frente do que temos agora? Quais serão as profissões em alta da próxima década?

Quer saber a resposta para essas perguntas? Então confira esta viagem para o futuro que planejamos por aqui:

Especialista em carros elétricos

Em abril de 2016, o governo alemão anunciou que iria subsidiar a compra de carros elétricos a partir de maio do mesmo ano. Cinco meses depois, em outubro, a Alemanha votou para que até 2030 fosse proibida a venda de automóveis movidos a gasolina e diesel no país.

Que os carros elétricos estão em alta não é nenhuma novidade. Já faz algum tempo que eles deixaram de ser apenas produto da imaginação para tomar as ruas de várias cidades.

No entanto, com esse movimento feito pelos alemães, é de se esperar que nos próximos anos a demanda por esse tipo de automóvel suba em vários outros lugares do planeta — o que faz com que a demanda por profissionais que saibam lidar com essa tecnologia também aumente.

Portanto, profissionais de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e até Sistemas de Informação poderão se dar muito bem com esse cenário de daqui alguns anos.

Analista de segurança de informação

No terceiro episódio da nova temporada de Black Mirror, nós vemos o que pode acontecer de errado quando alguém invade um simples notebook ou celular de outra pessoa através da internet.

Agora, imagine o estrago que pode rolar quando não estivermos usando a internet apenas nos computadores e nos celulares.

Pois é para garantir a segurança das pessoas (e até de cidades inteiras) que o analista de segurança de informação será um profissional cada vez mais requisitado nos próximos anos, afinal, a internet das coisas já é mais do que uma realidade por aí.

Quer se dar bem com essa profissão? Então cole hoje mesmo nos cursos de Sistemas para Internet e Sistemas de Informação.

Nostalgista

Já notou como que séries, filmes e até músicas que remetem ao estilo dos anos 70 e 80 estão fazendo um baita sucesso? Uptown Funk, do Mark Ronson com Bruno Mars — e seus quase 2 bilhões de visualizações no YouTube — é apenas um dos exemplos que não nos deixam mentir.

Pois é de olho no poder da nostalgia desses anos que muitos analistas estudam que a profissão de nostalgista estará bastante em alta até 2026. Uma profissão que abrange as áreas de Arquitetura e Design e busca recriar ambientes e experiências parecidas com as das décadas passadas para os futuros aposentados.

Ou seja: pode ir guardando seus pôsteres e bonequinhos de Star Wars, porque eles vão valer uma fortuna daqui a alguns anos.

Replantador

Colocar mais áreas verdes nas cidades e acabar com a degradação ambiental de algumas regiões são alguns dos passos para termos um planeta melhor, e é preciso que existam especialistas capazes de devolver o verde.

É aí que entra o replantador, um tipo de fazendeiro que entende o suficiente de tecnologia para aumentar a velocidade da recomposição dos solos, de forma a adaptá-los a qualquer tipo de ambiente — até mesmo aqueles já tão destruídos.

Um prato cheio para engenheiros químicos, geólogos e até engenheiros ambientais.

Analista de Big Data

As tendências para o futuro são algumas das coisas que você deve pensar antes de escolher um curso de graduação. Afinal, o que pode ser visto hoje, pode estar ainda mais em alta daqui algum tempo. E poucas profissões hoje já são tão requisitadas do que a de analista de Big Data.

Capaz de analisar e entender um grande volume de dados coletados em grandes velocidades — e de vários pontos diferentes —, esse profissional precisa ter conhecimentos de Gestão de Tecnologia da Informação ou até de Produção Multimídia para conseguir bolar sistemas que gerenciem essas informações ou apresentem de uma maneira mais inteligente do que foi filtrado dali.

Especialista em cidades inteligentes

O que será que pode acontecer quando tudo estiver conectado? Seu celular, seu carro, sua casa e até seu aspirador de pó? Bem, uma coisa nós temos certeza: as cidades ficarão mais fáceis de serem transitadas.

Com vários equipamentos trocando informações entre si, fica mais simples prever onde pode ter acontecido um acidente (coisa que já temos hoje com o Waze), em qual loja perto de você um produto está mais barato e até qual hospital mais próximo pode te atender melhor em caso de uma emergência. Tudo isso gira em torno do tema “cidades inteligentes”.

Porém, é preciso que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Gestão Pública e até Segurança Pública estejam de olho nessas demandas que já começam a aparecer em cidades como Milão e Nova York

Advogado especializado machine learning

Passar o dia estudando a lei e procurando casos que embasam o seu processo: essa é uma das partes do direito que já vem ganhando a ajuda dos sistemas de machine learning.

Isso já acontece nos Estados Unidos, em empresas como a LexisNexis e a Westlaw. Nelas, os computadores cuidam de todas essas buscas e cruzamentos de informações para os advogados, reduzindo (e muito) o tempo de trabalho do profissional e suas chances de erro.

Logo, se você está pensando em estudar Direito e não sabe ao certo o que será da sua profissão daqui a algum tempo, a dica é ficar de olho nessa especialização high-tech.

Viu só como são super interessantes as profissões em alta do futuro? Pois então, agora que você já conhece algumas delas, que tal escolher aquela que pode te trazer bons frutos na próxima década?

Curtiu este post? Então aproveite para curtir também a página da Una nas redes sociais!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *