Empreendedorismo digital: o que é preciso para começar?

Tempo de leitura: 6 minutos

O empreendedorismo digital se tornou uma nova porta de entrada para aquelas pessoas que desejam ser donas do próprio negócio. O baixo custo e a possibilidade de trabalhar em casa são algumas das características que chamam a atenção para esse novo nicho de negócio, principalmente dos pequenos empreendedores, que buscam resultados rápidos e sem complicações.

Além disso, ao contrário dos outros setores da economia brasileira, o mercado digital vem crescendo cada vez mais. De acordo com pesquisa realizada pelo E-Commerce Brasil, 51% das lojas online conseguiram fechar o mês de junho com lucro.

Todavia, vale ressaltar que nada é tão simples como parece! Assim como nos demais mercados, o empreendedor digital poderá encontrar muitas dificuldades se não estiver preparado para todos os cenários possíveis. Vamos a algumas dicas para um empreendedorismo digital de sucesso! 

Como se transformar em um empreendedor digital

Para obter sucesso com o seu negócio online é preciso se preparar e conhecer o mercado no qual o empreendimento será aberto. Além disso, é preciso levar em conta alguns fatores sobre os quais você deve pensar antes mesmo de colocar em prática as suas ideias. Veja só:

1. Você é uma pessoa organizada e comprometida?

Uma das características essenciais para o sucesso do negócio está no próprio empreendedor. É preciso muita organização e comprometimento para conseguir o sucesso almejado — principalmente no mundo digital, já que a concorrência é ainda maior, exigindo mais responsabilidade por parte dos empreendedores.

Você estará por conta própria, tendo que organizar todos os aspectos do seu negócio, por isso é preciso organização para não se perder no meio do caminho. Além disso, a todo momento terá que lidar com a pressão da tomada de decisões importantes, muitas vezes, sem consultar terceiros.

É claro que toda ajuda é bem-vinda, mas, no final das contas, a responsabilidade é sempre do empreendedor.

2. Vale a pena investir no negócio?

Na maioria das vezes, as pessoas já têm em mente qual produto ou serviço elas desejam oferecer. Entretanto, nem sempre é o momento favorável ou aquele produto não é algo que as pessoas procuram. É preciso se perguntar se existem pessoas dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço.

Se a resposta for sim, então mergulhe de cabeça nesse novo negócio. Procure se dedicar bastante para conseguir alcançar o sucesso almejado. Agora, se a resposta for não, você deve repensar melhor a sua ideia e ver se não existe uma alternativa melhor para você no momento. Dessa forma, você não irá perder dinheiro ou se frustrar, caso o seu negócio não atinja a sua expectativa inicial.

3. Você conhece bem o seu produto ou serviço?

É preciso aprender tudo sobre o seu produto e o mercado no qual você irá competir. Só assim você será capaz de se preparar para todos os cenários possíveis e criar um produto competitivo. Além disso, esse tipo de análise é importante para saber se vale a pena ou não o investimento, já que, através do autoconhecimento, você será capaz de definir os seguintes pontos:

  • Principais custos;

  • Principais concorrentes;

  • O grau de atratividade do seu produto;

  • Preço de venda;

  • Tempo do retorno do seu investimento inicial.

4. Você conhece as ferramentas disponíveis na internet para o seu negócio?

É essencial que você entenda como funciona o mercado digital e as suas ferramentas. Já que você lidará diariamente com redes sociais, sites de vendas, e-mails e muitos outros serviços disponíveis na internet.

É preciso também estar sempre atualizado, já que tudo na internet muda constantemente. Por isso, para garantir o sucesso do seu empreendimento digital é preciso acompanhar de perto as inovações que surgem diariamente nesse meio.

5. Sabe para quem você quer vender?

Conhecer o seu consumidor é muito importante. Saber o que ele quer comprar, quanto ele quer pagar e o que ele espera do seu produto é fundamental para garantir uma boa relação de consumo, principalmente na internet, onde as relações entre quem quer vender e quem quer comprar são bastantes estreitas.

Além do mais, garantindo uma boa reputação com seu público alvo, você garante novos consumidores, já que, nesse meio, a indicação e o compartilhamento de informações são os grandes responsáveis para a divulgação da sua marca.

É claro que, da mesma forma que isso é positivo, pode ser também algo negativo. Essa relação também vale para situações em que o cliente não ficou satisfeito com o produto. Nesse caso, ele, prontamente, se manifestará em sites especializados ou redes sociais, prejudicando a imagem da sua empresa com outras pessoas que poderiam se interessar pelo seu produto.

Então, vale ficar atento para não cometer nenhum deslize e garantir que o consumidor fique sempre satisfeito!

Capacitação pode fazer a diferença nos seus resultados

O universo do empreendedorismo digital é muito amplo e cheio de oportunidades. Tem espaço para todos aqueles que almejam construir o seu negócio. É também um mercado bastante concorrido, por isso obter uma capacitação profissional pode fazer a diferença e garantir o seu sucesso.

Com uma formação adequada, você será capaz de garantir uma gestão mais eficaz para os seu negócio, conhecer mais a fundo as oportunidades desse mercado e prestar um serviço de qualidade. Além disso, você estará mais preparado para expandir os seus horizontes, assim que for possível.

A capacitação pode acontecer de maneiras diferentes: é possível optar por um curso de graduação ou pós-graduação na sua área de atuação ou em cursos de menor duração voltados para o mundo dos negócios. Deve-se levar em consideração o tempo do curso, o tamanho do investimento e qual retorno ele trará para você e para o seu negócio.

A qualidade da instituição que você escolherá também é um ponto importante. Por isso, procure se informar sobre os assuntos tratados no curso, conversando com pessoas que já tiveram essa experiência e pesquisando sobre a reputação da instituição de ensino.

É importante que a capacitação seja algo para agregar conhecimento, contribuindo para que você seja um empreendedor mais preparado. Portanto, ela deve sempre atender as suas maiores necessidades e prioridades.

Tudo pronto para começar a trabalhar

Já se sente preparado para abrir o seu negócio online e começar a trabalhar? Então, é hora de arregaçar as mangas, pois empreendedorismo digital exige muito trabalho. Nesse meio, quanto maior a sua dedicação, maior é sua chance de sucesso.

É claro que, no decorrer do seu crescimento profissional, surgirão obstáculos e problemas que, à primeira vista, parecerão impossíveis de resolver. Você não pode deixar se abater e desistir logo de cara. É preciso persistência e força de vontade para superar esses desafios.

O mercado digital é bem satisfatório para aqueles que conseguem obter sucesso. Não é à toa que ele tem crescido tanto ao longo dos anos! Seguindo todas as etapas necessárias, se capacitando e trabalhando muito, logo você alcançará o sucesso almejado.

Se você gostou das nossas dicas sobre empreendedorismo digital, compartilhe nas suas redes sociais para ajudar que outras pessoas abram seu próprio negócio na internet!

 

 

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *