Especialização em Nutrição: qual área atuar?

Tempo de leitura: 6 minutos

A graduação em Nutrição oferece uma formação generalista, capacitando o profissional a atuar em áreas que envolvem nutrição e segurança alimentar, sempre com o objetivo de promover, recuperar e manter a saúde das pessoas. Além disso, o nutricionista atua na prevenção de doenças em indivíduos ou grupos.

A área de atuação da nutrição humana é muito vasta, o que incentiva os graduados a procurarem cursos de especialização em Nutrição para se qualificarem em nichos específicos e, assim, terem um diferencial no mercado de trabalho.

Neste post, vamos falar sobre algumas das áreas de maior destaque nas quais o nutricionista pode se especializar. Continue lendo e escolha a sua:

A Nutrição Infantil

As necessidades alimentares de uma criança em fase de crescimento acelerado são bem diferentes das de um adulto, o que exige atenção especial. Sendo assim, o profissional especializado em Nutrição Infantil estará apto a orientar uma dieta bem balanceada para os diversos estágios do desenvolvimento dos pequenos.

Tanto a desnutrição quanto a obesidade infantil são problemas ligados à alimentação inadequada e podem levar a doenças sérias e a atrasos no desenvolvimento — o que reforça a importância da orientação de um nutricionista nesses casos.

O papel do nutricionista pediátrico ou infantil será fundamental, também, na elaboração e na orientação de dietas especiais em caso de crianças com restrições alimentares. Isso pode acontecer em casos de:

  • alergia;
  • diabetes;
  • distúrbios de apetite;
  • doença celíaca;
  • hipotireoidismo;
  • etc.

Um bom curso de especialização em Nutrição Infantil oferecerá disciplinas ligadas à Nutrição desde a gestação, passando pelo recém-nascido e lactente, além da primeira, segunda e terceira infâncias e situações que envolvem necessidades alimentares específicas.

Nutrição Esportiva

Este é um campo bastante promissor na área da Nutrição. A dieta de um atleta, logicamente, apresenta necessidades específicas para a boa performance esportiva. Então, um especialista em Nutrição Esportiva terá papel fundamental no aconselhamento de esportistas.

Um nutricionista esportivo vai orientar dietas alimentares para equilibrar a ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras, levando em consideração a modalidade esportiva praticada. Por exemplo: a dieta de um halterofilista — que precisa de muita força física — será diferente da dieta de um nadador ou de um atleta de salto com vara, que precisam de maior agilidade e leveza.

Por isso, um especialista em Nutrição esportiva precisa conhecer, entre outros aspectos, as diferenças entre as demandas energéticas em um treinamento aeróbico ou em um treinamento que exige mais força. Assim, um bom curso de especialização em Nutrição para a área dos esportes abordará os nutrientes, a sua metabolização e os seus efeitos em atividades físicas, sejam competitivas ou apenas recreativas.

Nutrição Aplicada à Estética

Muita gente já tem o seu personal trainer na academia para orientar exercícios de acordo com as suas necessidades individuais. Para potencializar os resultados dessas atividades, é importante ter uma orientação individualizada no que se refere à nutrição, uma vez que a alimentação tem reflexos no corpo inteiro. É aí que está a importância do papel de um consultor nutricional ou “personal diet” como esse profissional tem sido chamado.

A estética vai além da boa forma física do corpo, pois envolve também a saúde da pele, dos cabelos, das unhas — e isso depende, também, de uma boa alimentação e do funcionamento correto do intestino. Daí a importância da ingestão de alimentos de qualidade e na quantidade certa. Assim é possível manter o equilíbrio metabólico e evitar desordens estéticas, como:

  • acne;
  • celulite;
  • envelhecimento precoce;
  • estrias;
  • flacidez;
  • e tantas outras.

Se uma pessoa sofre com acne ou com outros problemas de pele, por exemplo, a orientação do nutricionista será fundamental para complementar o atendimento do dermatologista. Como a acne pode estar ligada a desequilíbrios hormonais ou deficiências de alguns nutrientes — como o zinco —, o nutricionista poderá sugerir dietas específicas para suprir carências que possam estar na raiz do problema.

O curso de especialização em Nutrição Aplicada à Estética oferece disciplinas sobre macronutrientes, fisiologia da pele e dos intestinos, problemas cutâneos, alimentos funcionais etc.

Nutrição Hospitalar

Um curso de especialização em Nutrição Hospitalar abre um vasto campo de atuação em hospitais e clínicas de tratamento de saúde. Esse profissional exerce um papel fundamental na recuperação de pacientes internados ou em tratamentos prolongados ao se encarregar da dieta adequada em casos de doença. Uma nutrição deficiente poderá significar uma recuperação mais lenta e períodos mais longos de internação.

O nutricionista hospitalar ou clínico é o profissional que vai monitorar, avaliar e otimizar o estado nutricional dos pacientes em tratamento hospitalar. Ele vai atuar junto com os médicos e outros profissionais de saúde para suprir as necessidades nutricionais de quem está em tratamento, inclusive nos casos de alimentação intravenosa.

Após a recuperação do paciente, o trabalho do nutricionista será o de recomendar dietas para a prevenção de recaídas e para manter um estilo de vida mais saudável.

Fitoterapia Nutricional

Essa é a especialização pela qual o nutricionista se aprofundará no estudo dos fitoterápicos e no efeito das plantas medicinais na saúde humana. É uma nova área direcionada à aplicação da fitoterapia aliada aos alimentos, oferecendo alternativas às terapias tradicionais para tratamentos e nutrição.

Ao escolher uma especialização em Fitoterapia, o nutricionista estará capacitado a usar plantas medicinais em suas diversas formas farmacêuticas para complementar a nutrição.

Ciências do Envelhecimento

Outra área na qual o nutricionista pode se especializar é em Ciências do Envelhecimento. Há cursos de pós-graduação para pesquisas sobre a população idosa e o processo de envelhecimento, que adotam uma abordagem multidisciplinar, incluindo:

  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Educação;
  • Nutrição;
  • Psicologia;
  • etc.

As linhas de pesquisa englobam aspectos funcionais, biológicos, socioculturais e psicológicos do processo de envelhecimento.

Como você pode ver, um profissional graduado em Nutrição tem um vasto campo de atuação à sua disposição. O ideal é escolher a área com a qual você mais se identifica e complementar a sua formação com um bom curso de especialização para incrementar a sua carreira.

E então, este post foi útil para escolher a sua carreira? Então entre em contato com o UniBH e descubra mais informações sobre os cursos que oferecemos!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *