Geração millennials: um curso de graduação é importante?

Tempo de leitura: 6 minutos

Mesmo se você ainda estiver fora dele, é fácil perceber que o mercado profissional está cada vez mais concorrido. E, enquanto isso, a educação se moderniza e avança para aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas pela tecnologia e, além disso, para oferecer novas possibilidades aos estudantes e profissionais.

O resultado é que, em relação a seus pais, a geração millennials tem mais alternativas de caminhos possíveis para a formação profissional após o ensino médio. Isso leva muitas pessoas a pensarem que o curso de graduação já não é mais tão necessário e respeitado quanto antes, já que há opções mais rápidas ou especializadas por aí.

Mas, na verdade, o curso de graduação continua sendo a referência máxima para certificar os conhecimentos de um profissional em determinada área. Afinal, esse tipo de formação possui características únicas que fazem toda a diferença na hora de capacitar-se para exercer uma profissão e, mais tarde, para destacar-se em meio à concorrência.

Quer ficar por dentro do assunto e entender por que o curso de graduação continua sendo um excelente caminho para a geração millennials? Então, continue com a gente!

Aprofundamento na área

Cursos técnicos oferecem um foco nos conhecimentos práticos, enquanto outros cursos de especialização costumam dar prioridade para a teoria. Em meio a todas as opções disponíveis, o curso de graduação é o único a oferecer um balanço equilibrado entre teoria e prática, permitindo que o aluno aprenda de verdade e, depois, coloque a mão na massa.

Com isso, a universidade é capaz de oferecer uma visão realmente ampla e aprofundada da área de estudo, pois o estudante terá o conhecimento necessário para colocar seu embasamento teórico em prática e, assim, desenvolver suas habilidades.

Por meio da leitura e da escrita de artigos, do debate sobre situações hipotéticas, de exercícios simulando demandas reais da área, dos trabalhos em grupo e do contato com os professores, você receberá todo o conhecimento necessário para pensar e exercer a profissão que deseja seguir.

Diversas possibilidades de atuação

Essa profundidade dos conhecimentos adquiridos faz com que o aluno termine o curso de graduação com a capacidade de atuar em diversos campos de sua área de formação.

Afinal, como falamos lá em cima, o mercado de trabalho também está mudando! Influenciado principalmente pela presença cada vez maior da tecnologia em nossa rotina, o mercado atual conta com profissões novas surgindo a todo momento.

Pela novidade e pelos conhecimentos necessários, entretanto, muitas dessas vagas têm dificuldade para encontrar o profissional certo para elas. Para um aluno graduado na área, entretanto, é bem mais fácil desenvolver os conhecimentos necessários para trilhar o caminho rumo às mais diversas profissões.

Isso também é uma grande vantagem para aqueles jovens que ainda não estão totalmente seguros da área em que querem seguir, ou receosos de que seu caminho já esteja definido no momento da matrícula. No atual cenário, há inúmeras alternativas para você traçar durante e após o curso de graduação!

Diferenciação no mercado de trabalho

É por esses e outros motivos que, mesmo com as mudanças percebidas no campo da educação, a graduação continua sendo pré-requisito em praticamente todos os anúncios de vagas de emprego. E você quer começar a fazer parte dele o mais rápido possível, não é mesmo?

Ter um curso de graduação no currículo demonstra sua paixão pela área, pois significa que você estudou as disciplinas envolvidas com afinco e que buscou o mais aprofundado conhecimento possível para a área que você deseja seguir. Além disso, o próprio nome da instituição onde você estudou pode carregar um peso significativo, assim como o fato de seu diploma ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Em meio ao surgimento de novas profissões, surge também a demanda por profissionais extremamente qualificados, mas essa mão de obra ainda encontra-se em falta no país. Portanto, os bacharéis ou licenciados por um curso de graduação entendem melhor as exigências e habilidades de cada área da profissão, estabelecendo-se como candidatos competitivos e destacados no mercado de trabalho.

Adequação ao perfil da geração millennials

Mencionamos anteriormente que os cursos de graduação oferecem uma visão ampla da profissão e, portanto, capacitam o estudante a seguir por diversos caminhos após a formatura. Isso é algo extremamente adequado à geração millennials, que valoriza um leque extenso de alternativas e possibilidades e detesta a sensação de ter todo o seu futuro traçado anos e anos à frente.

Além disso, as evoluções trazidas pela tecnologia e pelas novas formas de educar e aprender fazem com que, cada vez mais, as instituições de ensino valorizem grades curriculares dinâmicas, que misturem de forma otimizada e envolvente as matérias teóricas e práticas.

Outra vantagem dos cursos de graduação é a possibilidade de o aluno iniciar sua carreira como estagiário, assistente ou monitor. Com isso, é possível já colocar em prática todos os conhecimentos conforme eles vão sendo adquiridos e, assim, sair do curso ainda mais preparado para enfrentar seus concorrentes e conquistar a vaga dos seus sonhos.

Realização profissional e pessoal

Os melhores cursos de graduação da atualidade reconhecem que apenas a sala de aula não é o suficiente para o estudante realmente sair da instituição pronto para enfrentar o mundo real como profissional. Portanto, cada vez mais, a prática e a experiência se complementam a teoria.

Com isso, o resultado é um espaço onde os estudantes podem desenvolver-se plenamente não apenas enquanto profissionais, mas como adultos atuantes na sociedade. Dessa forma, você sairá do curso de graduação com pleno entendimento de suas capacidades, talentos, preferências e objetivos profissionais e pessoais.

Afinal, você aprenderá não somente a exercer a profissão, mas passará muito tempo debatendo e pensando a forma com que a área interage e influencia a sociedade. Assim, os graduados são profissionais que vão muito além do conhecimento técnico, sendo realmente capazes de moldar, desenvolver, modernizar e evoluir a profissão de acordo com as necessidades e tendências do momento.

E então, geração millennials, pronta para escolher o melhor curso de graduação? Para mais dicas sobre a vida acadêmica e profissional, siga-nos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *