Humanas, Exatas e Biológicas: confira opções de curso em cada área

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Humanas, Exatas ou Biológicas? Essa dúvida já passou pela cabeça de grande parte dos vestibulandos, com exceção daquelas pessoas que sempre souberam a profissão que seguiriam no futuro. Se você é uma dessas pessoas que morrem de dúvida e não conseguem definir nem com qual área tem mais afinidade, não se preocupe, pois vamos te ajudar nessa importante decisão.

São muitas as opções de curso a seguir, e, muitas vezes, a indecisão vem pelo fato de não sabermos ao certo o que nos espera na graduação. É comum conhecermos por alto o que os profissionais de cada profissão fazem, mas é na graduação que ficamos sabendo, de fato, o que significa ser um cientista social, um engenheiro ou um biólogo, por exemplo.

Sem contar que para cada área de conhecimento, há inúmeros caminhos a seguir. Quando pesquisamos mais a fundo, há cursos que nós nem imaginávamos que existiam.

Vamos te mostrar, neste post, as principais diferenças entre as áreas de Humanas, Exatas e Biológicas e algumas das possibilidades de curso que você poderá seguir em cada uma delas.

Pronto para conhecer um pouquinho mais de cada área de atuação? Então, vamos lá!

Humanas, Exatas e Biológicas: o que elas têm de diferente?

Humanas, Exatas e Biológicas são 3 áreas tradicionais em que o conhecimento é dividido. Até mesmo na preparação para o vestibular essa divisão é comum. Alunos de Humanas têm o foco em determinadas disciplinas; Exatas, em outras; e Biológicas também seguem um caminho diferente das demais.

Se você acha que tem mais cara de curso de Ciências Humanas, é importante saber que quem segue essa trajetória acadêmica costuma estudar o próprio ser humano, a sociedade e os fenômenos sociais. Bem amplo, não é mesmo? Além disso, você tem que ter interesse em estudar a complexidade das relações e não se contentar jamais com o óbvio.

Há quem diga que as Ciências Humanas são ciências não exatas. Mas elas não são tão opostas assim. Afinal, os profissionais de Exatas também se interessam em compreender o porquê das coisas. Os objetos de estudos e a maneira de responder às questões que são diferentes. O profissional de Exatas busca desenvolver ferramentas para compreender os fenômenos e aplicá-las na prática. Geralmente, isso ocorre de maneira lógica e matemática.

E as Ciências Biológicas? Se você gosta de estudar as diferentes formas de vida, escolher um curso de Biológicas pode ser um bom caminho. Os profissionais dessa área, geralmente, estudam e pesquisam a origem, a evolução e o funcionamento dos seres vivos. As relações entre os animais e o meio ambiente também são um ponto de interesse de quem opta por essa área de conhecimento.

Agora que já falamos um pouco sobre as diferenças básicas entre as 3 áreas de conhecimento, vamos falar de cada uma delas separadamente.

Quem são os profissionais e como são os cursos de Humanas?

Não é possível traçar um único perfil de profissionais que atuam em profissões da área de Humanas. Mas algumas características eles têm em comum:

  • são curiosos;

  • possuem senso crítico aguçado;

  • e são bons questionadores.

Esse perfil comum se deve ao fato de os estudantes e profissionais de Humanas pesquisarem e buscarem compreender comportamentos, atitudes e as mais diversas relações entre seres humanos e o ambiente em que vivem.

São, geralmente, pessoas ligadas à arte, à cultura e à literatura. Gostam bastante de leituras que promovam algum tipo de reflexão, seja em jornais, revistas, sites, blogs ou livros. Então se você é curioso e gosta de aprender sobre assuntos diversos, com certeza vai encontrar um curso na área de Humanas que te agrade.

Você poderá optar pelo curso de:

  • Direito, voltado para o estudo e aplicação das leis;

  • Administração, com foco no gerenciamento dos recursos humanos, financeiros ou materiais de uma empresa;

  • ou aprender a produzir conteúdos e informações de qualidade em um curso de Jornalismo.

Se esses três cursos já são completamente diferentes um do outro, imagine os outros, então. Algumas das outras opções na área são Pedagogia, História e Psicologia.

O que esperar das Ciências Exatas?

Provavelmente a primeira coisa que passa pela sua cabeça quando pensa em Exatas é matemática, não é mesmo? E você não está de todo errado. Apesar de não precisar amar nem de ser tão bom nessa disciplina, se você detesta, odeia ou morre de preguiça de matemática, é melhor partir para outra área mesmo.

Os estudantes e profissionais da área de Exatas adoram desafios e costumam resolvê-los por meio do raciocínio lógico, matemático e estratégico. Então, quem tem afinidade com números, contas, resolução de problemas diversos e gosta de estar atualizado em relação às novidades tecnológicas, se dará super bem nessa área!

E tem um outro lado das Ciências Exatas que também se relaciona a números e calculas, mas de maneira mais indireta: games e jogos digitais. E o melhor é que o mercado nesse ramo está em constante expansão!

Nesse caso, Ciência da Computação pode ser uma boa escolha, além do curso de Sistemas para Internet para quem quer entender melhor redes e aplicativos. Você tem como opção de cursos também as diferentes engenharias: Ambiental, Civil, de Alimentos, Mecânica, Química e por aí vai. E, é claro, não podia faltar a própria Matemática!

E as opções na área de Ciências Biológicas?

É claro que gostar de Biologia é um pré-requisito básico para ingressar em um curso de Ciências Biológicas. Mas a própria Biologia é bem ampla e você não precisa gostar nem ser bom em tudo. Você tem mesmo é que ter interesse pelas diferentes formas de vida e por compreender como elas funcionam.

Os profissionais e estudantes de um curso de Biológicas adoram estar em contato com a natureza e com os animais, incluindo aí os seres humanos. Se na área de Humanas o interesse pelos seres humanos está mais voltado para as relações e comportamentos, na Biológicas o foco é mais palpável: o funcionamento físico.

Se você ingressar em um dos cursos de Biológicas, pode esperar uma jornada pesada, com trabalhos de campo e em laboratórios. Dependendo, você pode até mesmo lidar com cadáveres, como é o caso da Medicina e da Medicina Veterinária. Mas as opções não param por aí; tem também os cursos de Educação Física e Nutrição.

E aí, deu para conhecer um pouquinho mais de cada uma das 3 áreas de conhecimento? A decisão da profissão é seguir é mesmo difícil, mas o melhor caminho é conhecer mais cada uma delas e ver com qual você tem mais afinidade.

Nosso e-book “Guia do vestibulando: Humanas, Exatas ou Biológicas — Como escolher a melhor profissão para você?” pode te ajudar nessa difícil escolha! Veja também as opções oferecidas pelo UniBH!

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *