Marketing pessoal: saiba o que fazer para torná-lo efetivo

Tempo de leitura: 6 minutos

Sabemos que o mercado de trabalho atual tem se tornado cada vez mais concorrido: as pessoas têm buscado maior qualificação e, dessa maneira, as exigências só têm aumentado.

Diante disso, investir em estratégia de marketing pessoal pode agregar diferenciais importantes para seu perfil profissional. Então, continue lendo para descobrir como planejar adequadamente seu marketing pessoal e conquiste maior sucesso em sua vida pessoal e profissional!

Comporte-se nas redes sociais

Além de saber se você é capacitado, as empresas de recrutamento pessoal também interessadas querem saber se você é uma pessoa adequada para representar uma empresa e conviver com outros funcionários.

Uma pessoa de fácil convivência, portanto, que preza por bons comportamentos e que é competente sempre terá preferência para assumir qualquer cargo — seja ele temporário, com vínculo empregatício ou não — em detrimento de alguém competente, mas com postura inadequada.

Além disso, em uma realidade dominada pela tecnologia, as grandes fontes de pesquisa de candidatos por recrutadores são as redes sociais. Então, atente-se para um bom comportamento das mídias sociais, buscando:

  • evitar piadas humilhantes;
  • evitar postagens muito polêmicas, ou que gerem guerras de opinião;
  • limitar-se a mostrar seu ponto de vista, evitando se prolongar em discussões;
  • apagar comentários muito maliciosos, piadas de má índole postadas por amigos ou conteúdos que possam causar uma má impressão de seu vínculo de amizades — e, consequentemente, de você.

Utilize a mídia como forma de chegar às pessoas certas

Algumas mídias sociais podem ser úteis para fazê-lo chegar à pessoa ou empresa de interesse. Vejamos, então, como elas funcionam para um marketing pessoal efetivo:

1. Facebook

Por meio do Facebook, é possível compartilhar conhecimentos em pequenas doses. Você pode buscar artigos, vídeos e infográficos relativos à sua área de interesse, bem como publicar esses conteúdos e mostrar seus pontos de vista.

Tal simples comportamento já pode ser um atrativo a mais para empresas e pessoas contratantes, que verão que você se interessa por conteúdos específicos da área de atuação e, além disso, possui uma visão crítica sobre o assunto.

2. LinkedIn

O LinkedIn é a mídia número um para quem procura colocação no mercado de trabalho. Com dele, é possível mostrar ao público suas habilidades, suas produções técnicas, acadêmicas e pessoais, bem como suas competências e perfil profissional.

Utilize sua personalidade a seu favor

O autoconhecimento é um ponto importante para que você desenvolva uma estratégia efetiva de marketing pessoal.

E isso se justifica pois, ao descobrir os pontos marcantes de sua personalidade, é possível trabalhar para divulgá-los a seu favor e, da mesma forma, buscar desenvolver competências pouco presentes, mas que são importantes para a sua área de atuação.

Construa boa imagem pessoal

Há uma expressão do mercado corporativo que descreve muito bem a importância da imagem pessoal: “dress to impress” ou “vestir-se para ser visto”.

Grosso modo, a boa imagem pessoal é aquela que demonstra preocupação com o asseio e com a boa impressão, mas que preza pela discrição e bom senso. Assim, evite exageros ao se vestir e busque fazer com que seu estilo pessoal seja facilmente reconhecido.

Mantenha presença em eventos importantes

Eventos profissionais são uma opção a mais para aumentar o networking e abranger suas oportunidades profissionais. Para isso, algumas atitudes são igualmente necessárias:

  • compareça (mesmo que eventualmente): ainda que você seja uma pessoa caseira e não goste tanto desses momentos, é interessante comparecer a um ou outro evento para mostrar que se interessa por relações interpessoais e que tem bom nível de cooperação;
  • mantenha uma postura profissional: mesmo em um ambiente descontraído, em que você pode — com certas ressalvas —, ser um pouco mais informal, os eventos corporativos ainda são atividades profissionais. Logo, mantenha a postura profissional, evite exageros e aproveite com moderação.

Solucione, não problematize

Pessoas que atraem boas oportunidades de emprego conseguem buscar alternativas, e não ser somente aquelas que apontam as falhas. Por isso, tente sempre mostrar o seu lado solucionador.

Diante de desafios, problemas, dificuldades e divergências, busque refletir sobre as soluções mais efetivas, e pense como você pode ajudar para solucioná-los. Aja com proatividade e verá que, em pouco tempo, conseguirá deixar a sua marca pessoal na memória das pessoas!

Supere as expectativas

No que você puder ser melhor, não se economize. Em outras palavras, busque sempre entregar um resultado que esteja acima das expectativas.

Quando qualquer tarefa lhe for incumbida, procure pensar quais são as possíveis maneiras de realizá-la, qual é a melhor estratégia entre as soluções encontradas e como você pode trabalhar para se superar nos resultados.

Para estar além das expectativas, é importante uma grande capacidade de abstração, disciplina e empenho. Assim, você verá que, pouco a pouco, se tornará um profissional com diferenciais competitivos para o mercado.

Trabalhe com criatividade

Pessoas criativas conseguem soluções mais efetivas para um mesmo problema e, dessa maneira, não se intimidam frente a desafios e ao novo.

Então, se há falta de recursos, tente improvisar — utilize sua capacidade criativa, busque inovar e se esforçar com o que tem. Trabalhe com criatividade, ouse em suas funções e garanta um marketing pessoal realmente efetivo.

Construa uma rede de relacionamentos

O networking é outra grande vantajosa postura para pessoas que buscam divulgar seu marketing pessoal e procuram oportunidades de crescimento profissional. Assim, dedique-se a implementar suas redes de relacionamento continuamente — dentro e fora do seu ambiente de trabalho.

Enfim, busque conhecer e ser conhecido, divulgue seu trabalho, informe-se sobre o trabalho de outros e se aproxime de pessoas que tenham afinidades profissionais similares às suas.

Trabalhe com ética

Muitas oportunidades surgem como forma de testar a nossa honestidade em diversos ambientes, inclusive nos profissionais. Por isso, cultive sua ética e a mantenha sempre inabalável, independentemente da situação.

Aliás, lembre-se de que, quando oportunidades chegam para pessoas que são conhecidamente antiéticas, estas são utilizadas por outras que, da mesma forma, não serão éticas — e que, quando se tornarem desnecessárias, serão facilmente abandonadas.

Cuide de sua saúde física e mental

Por fim, grande competitividade e pressão no trabalho e no cotidiano podem ser cargas muito prejudiciais, tanto para sua vida pessoal quanto para a profissional.

Por isso, é essencial cuidar da sua saúde física e mental, e fortaleça-se em todos os níveis. Assim, você será uma pessoa estável e preparada para os desafios diários.

Como vimos, o marketing pessoal é realmente importante para o crescimento pessoal e para a carreira. Apresentamos, até aqui, diversas dicas para desenvolver a sua imagem e divulgar um perfil que seja interessante para o mercado de trabalho.

Então, dão deixe de agregar essas posturas na sua rotina e seja um diferencial para qualquer empresa! E agora que você já conheceu algumas dicas para desenvolver seu marketing pessoal, que tal compartilhá-las também com seus amigos nas redes sociais?

 

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *