O que é realmente estudado na área de Ciências Sociais Aplicadas?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Se você fez um teste vocacional e descobriu que tem aptidão para a área de Ciências Sociais Aplicadas, deve estar de olho nas possibilidades para escolher seu curso e para planejar sua futura carreira, certo? Várias perguntas costumam aparecer neste momento, sendo a principal delas: “o que é realmente estudado nessa área do conhecimento?”.

Deseja entender melhor a área de Ciências Sociais Aplicadas? Leia nosso post de hoje!

O que são as Ciências Sociais Aplicadas?

A área de Ciências Sociais Aplicadas reúne campos de conhecimento interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas.

Ou seja, estão reunidos nessa área cursos que, embora tenham conteúdos diferentes, têm o mesmo objetivo: entender quais são as necessidades da sociedade e, também, quais são as consequências de viver em sociedade.

Em 23 de janeiro de 2008, por meio da Portaria nº 9, o ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estabeleceu que este grupo comporta os cursos nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência da Informação, Comunicação, Desenho Industrial, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento Rural e Urbano e Serviço Social.

Mas essa divisão pode não deixar as coisas muito claras. Por exemplo, em um primeiro olhar, Ciências Contábeis pode parecer se encaixar perfeitamente no campo das Ciências Exatas e não nas Ciências Sociais Aplicadas.

Então, como fazer essa definição? Identificando e entendendo o objetivo desta área de estudos e, para isso, basta ter em mente que “os interesses dos seres humanos” são as bases presentes nas ementas dos currículos que compõem esse grupo.

Ou seja, voltando ao nosso exemplo, as Ciências Contábeis não enfocam números aleatórios, mas se preocupam com os números utilizados no cotidiano das pessoas. Assim, esse campo de conhecimento, aparentemente distante, faz parte da área de Ciências Sociais Aplicadas. 

O que é exigido em um curso da área de Ciências Sociais Aplicadas?

Como trataremos adiante, cada curso tem sua especificidade, mas é seguro apontar algumas características comuns a todos.

Muita leitura

De forma geral, os cursos desta área exigem grande carga de leitura. Elas podem variar entre História, Politica, Filosofia, Economia, Psicologia, Sociologia e Metodologia Científica. Ou ainda, contemplar todas elas.

Foco em atualidades

Todos os cursos que se agrupam sob este campo demandam disposição para o acompanhamento e para as atualizações de questões culturais, sociais e políticas. O que é previsível, uma vez que o objetivo primeiro da área é o interesse humano. Ou seja, é preciso estar antenado com o que está acontecendo na sociedade.

Estudos interdisciplinares

Independentemente da escolha que você fizer, seguramente vai se deparar com uma dinâmica em sala que não isola e separa as disciplinas.

Tomando os estudantes de Contábeis como exemplo mais uma vez: é impossível que eles apresentem soluções para os números que envolvem uma vida em sociedade se aprenderem apenas contas isoladas e desconexas da aplicação.

Eles precisam conhecer os sistemas comerciais e econômicos internacionais, as relações cambiais, as taxações, os impostos, etc. E mais: é preciso entender quais dificuldades envolvem esses processos, quais desafios demandam novas pesquisas, enfim, quais são as necessidades e as lacunas

Quais as diferenças entre Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas?

As características apresentadas nos tópicos anteriores parecem indicar que as Ciências Sociais Aplicadas são, na verdade, sinônimos das Ciências Humanas. Engana-se quem acredita que, por se focar no social, as duas áreas são idênticas. As diferenças se apresentam de formas sutis, mas elas existem. Vamos conferir?

Ciências Humanas

Têm como interesse o ser humano, mas o foco de interesse são as ligações entre esses seres humanos, a história, as crenças e o espaço que os ligam.

De acordo com a mesma portaria citada anteriormente, a área das “Ciências Humanas” compreende os cursos de: Arqueologia, Antropologia, Ciências Políticas, Educação, Filosofia, Geografia, Psicologia, História, Sociologia e Teologia.

Ciências Sociais Aplicadas

Aqui, como já vimos, o foco é mais os interesses e as necessidades do seres humanos e da sociedade como um todo.

Qual a duração média dos cursos da área?

A duração média dos cursos varia entre 2 e 4 anos. O tempo dependerá da escolha do candidato, que pode optar entre cursos tecnólogos e bacharelados. Os cursos de bacharelado possuem duração maior, por abarcar um maior número de disciplinas teóricas, quando comparados aos tecnólogos.

Vale destacar que os cursos bacharelados têm maior flexibilidade quanto a possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Mas ambos são igualmente proveitosos e recomendáveis.

Quais são os cursos?

Como a educação está em constante transformação, os cursos definidos pelo CNPq, aqueles que apresentamos lá no começo, constituem apenas uma base. Como você poderá observar em nossa lista a seguir, atualmente, os cursos têm se tornado cada vez mais técnicos e especializados.

Confira a lista dos cursos contemplados pelas Ciências Sociais Aplicadas:

  • Administração de Empresas e Pública;

  • Audiovisual, Cinema, Vídeo, Rádio, TV e Internet;

  • Biblioteconomia;

  • Ciências Contábeis;

  • Comércio Exterior;

  • Comunicação Assistiva;

  • Comunicação Institucional;

  • Design;

  • Design de Monda;

  • Design Gráfico;

  • Direito;

  • Econômicas;

  • Economia Doméstica;

  • Estatística;

  • Eventos;

  • Fotografia;

  • Gastronomia;

  • Gestão Ambiental, Comercial, Financeira, de Qualidade, de Recursos Humanos, da Informação, de Segurança Privada e Pública;

  • Hotelaria e Turismo;

  • Jornalismo, Relações Públicas, Marketing e Publicidade e Propaganda;

  • Logística;

  • Processos Gerenciais;

  • Produção Multimídia;

  • Produção Editorial;

  • Relações Internacionais e Secretariado Executivo;

  • Serviço Social

Agora que você já tem todas as informações sobre essa área de conhecimento, que tal baixar gratuitamente um e-book com 7 passos para escolher um curso superior? Clique aqui.

E se você já é estudante ou atua na área, que tal comentar sobre sua impressão dos cursos? O espaço para comentários é todo seu.

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *