O que faz um profissional formado em Ciências Biológicas?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ciências Biológicas é a área que tem como objetivo estudar todos os tipos de vida: flora, fauna, seres humanos e animais. Esse estudo engloba desde a escala atômica até a taxonomia – ou seja, a classificação das espécies.

O curso de graduação em Ciências Biológicas possui um amplo mercado de trabalho e é ofertado nas modalidades de bacharelado e licenciatura. Está em dúvida sobre o curso? Então, conheça mais sobre ele e saiba quais as áreas de atuação para o profissional formado em Ciências Biológicas!

Como é o curso de Ciências Biológicas?

Engana-se quem acredita que o curso de Ciências Biológicas possui somente disciplinas relacionadas à Biologia! O aluno tem contato frequente com Estatística, Matemática e Física. Mas não se assuste! Essas matérias são mescladas com Genética, Ecologia e Botânica. Assim, o profissional formado pode atuar na área com todos os conhecimentos necessários.

Vale lembrar que algumas instituições de ensino superior ofertam habilitações em campos específicos, como Ecologia e Biologia Marinha.

Quais as áreas de atuação do profissional formado em Ciências Biológicas?

O biólogo estuda todos os tipos de formas de vida, desde a macroscópica até a microscópica. Faz pesquisas sobre a evolução, a origem, o funcionamento e a estrutura dos organismos vivos. Também analisa a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

O vasto campo de atuação do profissional formado em Ciências Biológicas permite que ele siga diferentes caminhos, desde trabalho ambiental até as pesquisas com células-tronco. A carreira nesta área é promissora e a tendência é que ela cresça cada vez mais!

Isso se deve pelo fato da constante preocupação com o meio ambiente, em nível mundial. O biólogo é fundamental na descoberta de aplicações na Medicina, no campo da produção de bebidas em indústrias e no desenvolvimento de medicamentos, por exemplo.

Qual a diferença entre a licenciatura e o bacharelado?

A principal diferença está no campo de atuação do biólogo. O profissional licenciado em Ciências Biológicas possui aptidão para dar aulas de Biologia, seja no ensino médio ou fundamental. Também pode trabalhar como docente em ciências e educador ambiental. Um outro campo para esse profissional são as secretarias de educação, onde ele pode atuar como consultor.

Já o bacharel atua em uma área voltada para pesquisas, como Biologia Molecular e Biotecnologia. Também exerce atividades no saneamento, na preservação e no manejo sustentável de ecossistemas e da biodiversidade.

Como está o mercado de trabalho para o biólogo?

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Ciências Biológicas possui um vasto campo de atuação! Como já dissemos anteriormente, devido à preocupação geral com o meio ambiente, o biólogo passou a ter participação efetiva em todas as áreas, como a Saúde e a Agronomia.

Além disso, devido ao rigor da legislação do meio ambiente, todas as empresas necessitam de um profissional da área para elaborar relatórios sobre o impacto ambiental causado por elas. Isso faz com que a procura pelos profissionais dessa área aumente consideravelmente.

Onde o profissional de Ciências Biológicas pode atuar?

Bioinformática

A Bioinformática é multidisciplinar e surgiu devido às necessidades em se compreender as funções biológicas — em especial os genes. O biólogo que trabalha nessa área é responsável por relacionar e armazenar dados biológicos, por meio de algoritmos matemáticos e métodos computacionais.

Ele também faz a previsão de resultados e estruturas, simula e estuda o metabolismo das células, analisa estruturas tridimensionais das moléculas, constrói árvores evolutivas e determina sequências de DNA.

Biologia molecular

Essa área estuda as relações bioquímicas celulares envolvidas na síntese proteica e na duplicação do material genético. Está intimamente ligada à genética. O profissional que optar por essa área estudará e analisará o material genético de seres vivos, em especial o processo de tradução, replicação e transcrição. O campo de trabalho são as clínicas e os laboratórios. O foco da Biologia molecular é a genética.

Biotecnologia

Quem escolhe atuar na Biotecnologia precisa ter em mente que essa é uma área multidisciplinar. Em laboratórios, o profissional vai atuar no gerenciamento e na criação de novos produtos — podem ser ingredientes para indústrias, medicamentos e até mesmo plantas.

Além disso, ele pode fazer o estudo de bactérias, fungos, protozoários e vírus e quais as doenças que eles podem vir a causar nos seres humanos e nas plantas. Também, pesquisa métodos para utilização desses micro-organismos na produção de bebidas e alimentos, como cerveja e laticínios.

Pode ainda atuar nas indústrias farmacêuticas e alimentícias, cuidando da higiene por meio do controle microbiano no ambiente de trabalho. O biólogo que trabalha nessa área faz também o controle ambiental e a prevenção da contaminação da água e do solo devido às atividades dessas organizações.

Zoologia

O biólogo que desejar atuar na área da Zoologia vai fazer o estudo dos animais no que se refere à sua genética, biologia, anatomia, fisiologia, ecologia e evolução. Em laboratórios, vai fazer o levantamento da diversidade de animais, da sua conservação e da identificação das espécies ainda não conhecidas.

Ele pode trabalhar em zoológicos estudando as condições às quais os animais estão expostos e quais os cuidados necessários com eles. Além disso, pode fazer pesquisas com o intuito de compreender como se pode restabelecer a manutenção do equilíbrio ecológico de determinado ambiente.

Consultoria ambiental

O profissional que deseja trabalhar no campo da consultoria ambiental pode ser autônomo e prestar serviços para diferentes empresas. Ele atua em especial nas áreas que envolvem agressões à fauna devido as atividades industriais.

As principais funções dessa área são estudar se as atividades da empresa se adéquam às legislações ambientais e prever quais serão os impactos dessas atividades no meio ambiente, estabelecendo medidas para evitá-los.

Existem ainda outros campos de menor atuação do profissional formado em Ciências Biológicas, como vigilância sanitária, fazendo perícias e fornecendo licenciamentos a órgãos públicos, restauração de áreas de proteção e reservas legais e monitoria de unidades de conservação.

Percebeu como é vasto o mercado de trabalho para o profissional das Ciências Biológicas? Vale lembrar que o salário vai variar de acordo com o campo de atuação que for escolhido.

Além disso, é preciso escolher entre os dois tipos de graduação, bacharelado ou licenciatura, de acordo com as preferências para o futuro profissional. Porém, independentemente dessa escolha, o futuro do profissional será de sucesso.

Gostou das nossas dicas sobre o curso de Ciências Biológicas? Então, assine a nossa newsletter e saiba mais sobre outros cursos!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *