O que fazer nas férias para garantir uma grana extra?

Tempo de leitura: 6 minutos

O ano letivo está acabando e com ele chegou a hora do descanso, certo? É verdade! Mas se você está precisando de uma grana extra, esse período pode trazer boas oportunidades. E o que fazer nas férias para ganhar um dinheirinho a mais?

Existem muitos trabalhos e atividades que são mais recorrentes justamente nos períodos de férias. Você pode utilizar seu tempo livre para cuidar de crianças, hospedar animais, começar a trabalhar em um emprego temporário, dar aulas particulares, etc.

Quer começar a ganhar dinheiro nas férias? Então deixe a preguiça de lado e veja estas dicas!

Consiga um emprego temporário

No final do ano, as lojas abrem vagas para a contratação de vendedores temporários com o objetivo de reforçar suas equipes de vendas para o início das compras de Natal. Como todos acompanhamos anualmente, os shoppings ficam lotados nessa época e o comércio aproveita para fechar o ano com uma boa margem de lucro.

Se você já está de férias da faculdade, tem boa capacidade de comunicação e energia para trabalhar até tarde, essa é a sua chance de ganhar dinheiro. Procure lojas de roupas, sapatos, acessórios e também as grandes lojas de departamento e espalhe seu currículo por aí. Certamente, alguém vai te ligar para fazer uma entrevista e começar a trabalhar rapidamente.

Além do salário, as lojas oferecem comissões. Por isso mesmo, se você for um bom vendedor, pode ganhar muito dinheiro! Destacando-se bastante, com um bom número de vendas no período, você ainda pode ser premiado com uma contratação definitiva.

Faça uma arrumação em casa

Seu armário está cheio de itens que você não usa há muito tempo? Então aproveite as horas livres para fazer uma revisão nas suas roupas, calçados e acessórios. Além de melhorar o aspecto da casa, você poderá encontrar itens que estão novinhos e que poderão servir para outras pessoas. Faça um bazar das suas roupas e chame seus amigos e parentes!

Além disso, você também pode revisar outros itens que poderá vender, como CDs ou DVDs que já não escuta ou assiste, ferramentas, eletrodomésticos, etc. Se você não está mais precisando, certamente encontrará alguém que está.

Seja um freelancer

A Internet oferece inúmeras possibilidades para quem quer ganhar dinheiro trabalhando em casa, nas horas vagas. Uma delas é o trabalho de freelancer em áreas como conteúdo para blogs, fotografia, filmagens, etc.

Existem sites especializados em unir pessoas que precisam de um determinado trabalho com profissionais capazes de realizar essa atividade. Basta combinar o preço, o prazo de entrega e a forma de pagamento.

Se você escreve bem e tem uma boa experiência com redes sociais, também pode usar seu tempo livre para produzir conteúdos para blogs corporativos. Você pode fazer uma certificação online e se cadastrar em sites especializados no assunto. Aí é só escolher temas sobre os quais você tem mais facilidade e conhecimento para escrever a respeito.

Explore seus talentos culinários

Mais tempo em casa significa mais tempo para exercer seus talentos culinários. Sabe aquele bolo delicioso que você faz e que todo mundo elogia? Pois é, é hora de ganhar dinheiro com ele!

Além dos doces para vender, você pode fazer tortas e salgados para congelar. Faça cartões e distribua para seus amigos, parentes e vizinhos. Aproveite também o poder das redes sociais, faça fotos dos seus pratos e publique.

Dê aulas particulares

Se você tem algum conhecimento especial, por que não compartilhá-lo? Se as férias significam descanso para muitos estudantes, para outros significam a oportunidade de reforçar ainda mais os estudos, visando alguma prova especial, por exemplo. Isso sem contar aquelas pessoas que desejam aprimorar seus conhecimento em uma determinada área.

É a hora certa para você colocar em prática sua expertise de uma língua estrangeira que aprendeu quando era mais novo. Nessa época do ano, algumas empresas costumam ter menos demandas e os profissionais aproveitam o tempo livre para estudar inglês, espanhol ou algum outro idioma. Você pode ministrar aulas no próprio ambiente da empresa, na hora do almoço ou depois do expediente.

Outra possibilidade é aproveitar para compartilhar os conhecimentos adquiridos na própria universidade. Alguns cursos como Direito, Administração e Contabilidade têm matérias muito cobradas em concursos públicos. Se você é estudante de algum desses cursos, pode se oferecer para dar aulas a respeito desses temas para quem está se preparando para uma prova.

Hospede animais de estimação

Entrou de férias, vai passar mais tempo em casa e gosta de animais? Então que tal se oferecer para hospedar os cachorrinhos ou gatinhos dos seus amigos, vizinhos ou familiares?

Muitas pessoas aproveitam o período de férias escolares para viajar com a família e acabam não tendo onde deixar o animal de estimação. Até existem opções de pet shops com hotéis, mas as diárias são muito caras.

Se você mora em uma casa com espaço de sobra para acomodar os bichinhos, coloque a boca no trombone e se candidate a cuidar deles para que seus donos possam curtir as férias sossegados.

Cuide de crianças

Não são só as universidades que entram em férias. As escolas também dão folga às crianças nessa época e é aí que começa o problema dos pais. Com quem deixar os pequenos?

Alguns optam por colônias de férias, outros por deixá-los com os avós e alguns contratam babás temporárias para olhar as crianças. Você pode se candidatar a ficar com elas enquanto os pais estão trabalhando.

Mas tomar conta de crianças exige cuidado e paciência. É preciso gostar de brincar com elas, saber o horário de dar as refeições e como lidar quando elas se juntam e começam a brigar. Portanto, nada de achar que vai passar a tarde assistindo televisão enquanto elas brincam em outro lugar. A vigilância tem que ser constante!

Viu só o que fazer nas férias? São muitas possibilidades de se ganhar um dinheiro extra! Agora é só escolher qual atividade quer exercer e ir à luta!

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *