O que levar no primeiro dia de aula na faculdade?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você passou no vestibular, aproveitou as férias e agora está na hora de enfrentar o primeiro de aula. O desconhecimento do novo mundo, no qual você está ingressando, pode gerar certa ansiedade e nervosismo, certo? Nós sabemos disso. Sabemos também que esse é um momento de muitas dúvidas e, às vezes, por vergonha ou por timidez, evitamos perguntar para as pessoas algumas coisas.

Uma dessas dúvidas é, com certeza, sobre o material necessário para o primeiro dia de aula na faculdade. Você não está mais no colégio, então, será que ainda pode usar canetas coloridas? O professor do ensino médio exigia que os trabalhos fossem entregues digitados, mas não deixava que computadores fossem usados em sala. Será que os da faculdade deixam? Ou ainda, será que já devo levar notebook no primeiro dia?

Se esse é o seu caso, calma! Pensando em cada uma dessas dúvidas, preparamos o post de hoje para você. Vamos começar?

Mochila ou bolsa?

Não existe uma regra sobre isso. Pense bem: nem no ensino médio havia. Entretanto, você deve ponderar algumas coisas: você levará notebook ou cadernos? Terá outros compromissos antes ou depois da aula? Em resumo, o que você precisará em todas as suas atividades do dia em que suas aulas começarem?

As respostas que você der para essas perguntas serão as mesmas que guiarão sua escolha. Pense em levar algo que acomode tudo que você precisará em suas atividades diárias. Não existe uma regra. E, não se engane. Mesmo que seu curso seja mais formal, como o Direito, por exemplo, existem bolsas e mochilas que acompanham qualquer look.   

Então, seja funcional, escolha algo com o qual você se sinta confortável e que atenda às suas necessidades.

O que deve ter no estojo?

Durante o ensino médio, você fez coleção de canetas coloridas e de lápis e agora não sabe se esse tipo de material será bem visto, correto? Acalme-se! Você pode levar sua coleção completa ou apenas uma caneta esferográfica azul. Você escolhe o material que comporá seu estojo. Entenda uma coisa sobre esse novo mundo: você é o protagonista da sua vida acadêmica.

Agora, se seu curso demanda canetas e lápis específicos, possivelmente você será avisado disso já nos primeiros dias de aula. Então, se você é estudante de cursos como Desenho Industrial, Artes Gráficas, Design e Artes Plásticas, guarde um espaço para levar seu material específico.

As matérias da faculdade, normalmente, exigem uma escrita mais rápida. Elas são resultado de algo passado no quadro (ou no projetor), mais a explicação do professor. 

Caderno ou computador?

Essa escolha depende de você, do seu professor, da segurança do campus e do seu curso.  Ou seja, no primeiro dia, leve o que te deixa mais confortável e vá conferindo os outros fatores aos poucos. Nesse dia, em sua maioria, as aulas serão resumidas a apresentações entre alunos e professores (nome, idade, motivo para a escolha do curso) e apresentação da ementa com o repasse das referências bibliográficas.

As escolas de ensino médio, normalmente, não deixam que os alunos levem computadores. Assim, é normal sua insegurança em relação a isso. Então, se for para  você se sentir melhor, leve um caderno e confirme com os professores se há algum incômodo ou desconforto em relação a levar notebooks. Você pode perguntar no bate-papo de apresentação (o que, com certeza, aplacará dúvidas de outros colegas) ou em particular. 

Pastinha para texto?

Essa dica não é muito usual, mas a chance de você sair no primeiro dia já com indicações das leituras que deverão ser cumpridas para a próxima aula é bem grande. Assim, se você for do tipo que anda com uma caneta e com a carteira no bolso, é bom estar preparado. Há uma grande possibilidade de sair da faculdade com algumas folhas já no primeiro dia.

Marca-textos e post-its?

Talvez não no primeiro dia, mas esteja ciente que esses dois itens farão parte da sua vida de agora em diante.

O post-it pode ser trocado por uma agenda. Você deve estar se perguntando: “mas eu não posso anotar minhas tarefas no caderno?” Sim, pode! Mas é bom ter um lugarzinho com suas anotações específicas de entrega de trabalhos, de provas e de leituras. Esse tipo de compromisso será recorrente.

Em relação ao marca-texto, não importa qual seja o seu curso, a carga de leitura dos primeiros períodos é bem extensa em todas as disciplinas. Assim, todos os recursos que envolvam esquemas de estudos de textos serão sempre muito bem-vindos.  

O que vestir?

Não, essa não é uma dúvida boba. Principalmente porque no Brasil usamos uniformes durante todo o período escolar, mesmo que seja somente a blusa. Assim, é completamente aceitável ter dúvidas sobre o vestuário, afinal, essa é a primeira vez que você tem que montar um look para estudar. Tenha em mente algumas coisas:

Com o que você deve se preocupar?

Escolha uma roupa que te proporcione conforto, antes de qualquer coisa. Se você não gosta de vestidos ou de saias, não os use. Se você prefere, inicialmente testar o social, fique à vontade.

Mas é bom pensar um pouco sobre o excesso de formalidade de acessórios. Nada em excesso gera conforto, não é mesmo? Então, pense em algo equilibrado, de acordo com o seu turno (matutino, vespertino ou noturno), verifique a previsão do tempo e lembre-se que a maioria das salas possui ar condicionado.

Qual é o seu curso?

É muito comum que os alunos de cada curso tenham estilos próprios. Por exemplo, estudantes do Direito costumam ser mais formais, ao passo que os de Comunicação investem na criatividade, na casualidade e nos assessórios. Mas você não tem que seguir nenhuma regra que relacione curso e vestuário logo no primeiro dia. Novamente, o segredo é ser equilibrado na sua escolha.

Após algum tempo, você ingressará em atividades extracurriculares e, daí em diante, você deverá ser mais cuidadoso. Por exemplo, quando tiver uma aula marcada em um fórum ou estiver acompanhando uma audiência, não será muito legal ir de chinelos. O mesmo vale para aulas em laboratórios e para visitas em canteiros de obras, que exigem sapatos e roupas adequados.

Existem duas palavras-chave que resumem tudo o que foi dito até aqui e que servirão para guiar suas escolhas nesse primeiro dia: equilíbrio e conforto. Não seja quem você não é ou você terá que manter um personagem pelos próximos quatro ou cinco anos.

Agora que você já sabe o que levar no primeiro dia, que tal assistir algumas séries que mostram a vida na faculdade como ela é? Clique aqui!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *