O que são e qual a importância dos cursos de extensão?

Tempo de leitura: 6 minutos

Para adquirir ainda mais conhecimento pela área de formação antes, durante ou após a graduação, uma das possibilidades é optar pelos cursos de extensão. Eles são voltados para diversas áreas e possuem inúmeros benefícios para o estudante que deseja obter maior aprendizado.

Conheça abaixo o que são os cursos de extensão e quais seus benefícios para o crescimento intelectual e sucesso profissional dos alunos:

Afinal, o que são os cursos de extensão?

As instituições de Ensino Superior têm como pilares o ensino, a pesquisa e a extensão. Os dois primeiros referem-se ao meio acadêmico, ou seja, representam as atividades internas à própria instituição.

Já a extensão busca integrar universidade e sociedade em atividades que sejam comuns a elas. Uma das formas de permitir esta integração é através de cursos preparados pelos programas de extensão.

Portanto, os cursos de extensão são cursos oferecidos à sociedade por diversas instituições de Ensino Superior. Eles não são, necessariamente, cursos de pós-graduação, uma vez que podem ser direcionados a alunos que ainda não entraram na universidade, bem como a alunos universitários e graduados.

Eles representam uma opção de aprendizado para que o aluno acompanhe as tendências do mercado de trabalho, aprenda conceitos relacionados às áreas escolhidas e desenvolva habilidades específicas em sua área (ou áreas) de atuação.

De modo geral, os cursos de extensão possuem certificação, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem duração média de 3 meses, porém não possuem validade acadêmica (ao contrário do que acontece com os cursos de graduação).

Qual o seu formato?

Os cursos de extensão têm funcionamento variado, podendo ser desenvolvidos dentro de sala de aula ou serem online (a depender do curso e da instituição de ensino responsável).

Os cursos presenciais permitem maior contato com colegas e professores, sendo indicados para alunos que têm maior disponibilidade de horários e fácil acesso à instituição. Já as modalidades online são opções recomendadas para profissionais e alunos que desejam maior flexibilidade de horário e consigam, assim, reorganizar sua rotina com maior autonomia em prol do aprendizado.

Além disso, aprender em uma plataforma virtual é igualmente interessante para quem mora longe ou que procura reduzir custos com transporte, alimentação, entre outros.

Quem é o público-alvo?

Os cursos de extensão são dirigidos a públicos variados, como:

  • Profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos;
  • Jovens que ainda não escolheram o curso de graduação e querem obter mais conhecimento sobre áreas específicas;
  • Alunos de graduação que possuem interesses em assuntos específicos e desejam expandir seus conhecimentos;
  • Alunos que finalizaram a graduação e que buscam maior aprendizado em determinados campos de atuação.

Portanto, os cursos de extensão são oferecidos para os mais diversos públicos. No entanto, existem cursos específicos que demandam pré-requisitos diferenciados, como formação em alguma área (visto que alguns desses cursos têm o objetivo de especializar estudantes que já tenham conhecimento prévio na área de interesse).

Quais os benefícios dos cursos de extensão?

São diversas as vantagens garantidas para o estudante que realiza um curso de extensão universitária. Algumas delas são:

  • Permitir maior conhecimento antes da entrada na faculdade: hoje, existem diversos cursos de graduação disponíveis. Assim, o aluno que concluiu o Ensino Médio e que deseja se informar um pouco mais sobre um determinado curso antes de iniciar a graduação pode realizar um curso de extensão e adquirir maior conhecimento e segurança em relação à sua escolha;
  • Iniciar o contato com o ambiente universitário: os cursos de extensão são uma das formas do aluno iniciar o contato com o ambiente acadêmico, conhecendo a logística de ensino, os projetos, os professores,entre outros aspectos;
  • Abranger o networking: através dos cursos de extensão, os profissionais aumentam a sua rede de relacionamento ao interagirem com outros colegas e profissionais, assim como conhecem os projetos de pesquisa, participam de eventos (como congressos, seminários e debates) e trocam informações sobre a prestação de serviços (como atendimento jurídico, clínicas psicológicas e consultas médicas) à comunidade;
  • Melhorar habilidades específicas: os cursos de extensão podem aprimorar competências que serão úteis na área de atuação escolhida, de forma a adquirir maior preparo na carreira profissional;
  • Conhecer áreas diferentes: muitos profissionais que desejam mudar de área de atuação podem realizar cursos de extensão com o intuito de aprender um pouco mais sobre um campo de interesse e, assim, decidir sobre a possível mudança;
  • Ter duração reduzida: por possuírem menor carga horária (podendo ser concluídos em poucas semanas ou alguns meses), os cursos de extensão possuem a vantagem adicional de transmitir aprendizado sem demandar grande investimento de tempo por parte do estudante, o que pode ser interessante para profissionais ou alunos que possuem uma rotina atribulada;
  • Permitir maior vivência prática: as exigências do mercado de trabalho não se restringem ao conhecimento vivenciado em sala de aula. Nesse sentido, alguns cursos de extensão são úteis ao garantir maior aprendizado prático em diversas áreas, fator importante para crescimento na carreira;
  • Fazer melhor escolhas na pós-graduação: alunos que dão continuidade aos estudos após a graduação e que desejam permanecer na área acadêmica conseguem, após um curso de extensão, ter maior segurança para optar pelos cursos mais indicados conforme seus interesses e perfil acadêmico.

Quais as áreas contempladas?

São diversos os cursos de extensão disponibilizados pelas instituições e que abrangem as mais variadas áreas, como: Ambiental, Comunicação, Cultura e Arte, Departamento Pessoal, Direito, Educação, Empregabilidade, Engenharia, Finanças, Fotografia, Gestão, Informática, Projeto, Saúde e Bem-estar e Tecnologia.

Quais devem ser os objetivos em um curso de extensão?

Ao optar por um curso de extensão, o aluno deve possuir como propósito a busca por maior conhecimento. Como os cursos têm, geralmente, uma menor duração, é extremamente importante que o estudante se esforce para aproveitar o que lhe é oferecido no tempo estabelecido.

Para isso, ele deve ter como objetivos buscar informações além do que lhe é transmitido durante as aulas, aproveitar ao máximo os conteúdos que são sugeridos, questionar professores e se empenhar nas atividades propostas.

Os cursos de extensão são formações direcionadas a diversos públicos da sociedade que buscam aperfeiçoar seu aprendizado. Você aprendeu, neste post, sobre os diversos benefícios e funcionamento desta modalidade e, agora, está preparado para escolher o curso de extensão ideal para você!

Interessado em saber mais? Não deixe de entrar em contato conosco!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *