Plano de férias: saiba como se programar e fazer atividades úteis

Tempo de leitura: 18 minutos

Depois de um ano inteiro de estudos intensos e muito trabalho, você definitivamente precisa de um plano de férias. Pode ser que, depois de ler essa afirmação, você esteja imaginando: “Plano de férias? Mas para que eu preciso disso? Férias são feitas para descansar, e eu sei muito bem como fazer isso!”.

Se você está pensando dessa forma, alto lá! Férias servem, sim, para descansar e recarregar as baterias. Porém, saiba que é possível utilizar esse período para realizar atividades realmente úteis, que podem significar muito em sua vida pessoal, acadêmica e profissional. E é aí que o plano de férias se mostra importante!

Nos próximos tópicos, vamos provar o quanto as férias podem ser produtivas, a partir de sugestões de atividades interessantes que você pode realizar e tornar seus dias mais divertidos e proveitosos. Confira!

Entenda a importância de um plano de férias produtivo

Todos temos ao longo da vida uma série de objetivos, alguns pequenos, outros grandiosos. Seja para investir em nosso aprimoramento pessoal, seja para fazer avançar nossa vida acadêmica ou profissional, há sempre metas que pretendemos alcançar.

Porém, nem todo mundo sabe bem como assumir as rédeas da própria vida e conquistar aquilo que deseja.

Quando se assume a responsabilidade por aquilo que se deseja para o futuro, fica mais simples encontrar a motivação e as estratégias necessárias para fazer o que precisa ser feito. E, acima de tudo, ao assumir uma postura ativa diante de seus desejos e conquistas, você passa a enxergar oportunidades em vários momentos de sua vida.

As férias, por exemplo, período em que a maioria das pessoas esquece da vida e foca exclusivamente em relaxar, podem ser um momento altamente produtivo.

É evidente que você pode (e deve!) reservar a si alguns momentos de relaxamento, descanso e diversão. Contudo, é possível espairecer e, ainda assim, aproveitar as férias para fazer atividades úteis e que tenham algo de bom a acrescentar em sua vida.

E é nesse ponto que o plano de férias pode ajudá-lo. Com ele, você consegue refletir sobre quais atividades poderiam trazer algum benefício à sua vida, a curto, médio ou longo prazo, e se torna mais fácil organizar um cronograma para colocá-las em prática, para equilibrar descanso e progresso em seu dia a dia.

E, antes que você comece a reclamar que a sua situação financeira está difícil, saiba que dá para fazer muita coisa bacana sem precisar gastar muito dinheiro. E dá também, inclusive, para desenvolver atividades que vão ajudar você a juntar uma graninha.

Nos próximos tópicos, vamos compartilhar com você algumas ótimas sugestões de atividades que podem revolucionar as suas férias! Continue a leitura e aproveite as dicas!

Estabeleça seus objetivos para as férias

Antes de escolher quais atividades você vai realizar ao longo das férias, é preciso ter clareza sobre seu perfil, para que você assim consiga traçar seus objetivos. Pergunte-se:

  • Que tipo de pessoa você é?
  • Quais atividades gosta de desempenhar?
  • Quais coisas você deixa de fazer ao longo do ano, por falta de tempo?
  • E quais áreas/aspectos gostaria de ter a oportunidade de desenvolver nas férias?

Conhecer as respostas a esses questionamentos facilitará a identificação de atividades que podem ser interessantes para você.

Se você está precisando de dinheiro para realizar algum projeto, encontrar um trabalho temporário nas férias pode ser uma ideia genial!

Se seu objetivo é aprender um novo idioma, as férias podem ser o período perfeito para aprimorar suas habilidades.

Reflita sobre o que é essencial para você e prepare-se, pois dá para fazer muito durante as férias!

Elabore o seu programa de atividades

Após identificar o que você pretende fazer no seu período de férias, chegou a hora de elaborar seu programa de atividades. Organize as ideias:

  • O que você fará?
  • Como?
  • Quando?
  • Onde?

Com base nos dias de férias que você terá, defina o que fará a cada dia, de que modo e em quais horários.

Aqui, você tem total liberdade para escolher as atividades que preferir, sempre tentando encontrar aquilo que é mais útil e agradável a você.

Mas, antes de desesperar-se por não saber bem o que fazer, fique tranquilo: ao longo deste texto, você receberá algumas sugestões detalhadas de atividades que pode desenvolver e tirar ótimo proveito. Mas antes vamos falar sobre um assunto que, provavelmente, muito lhe interessa: o descanso.

Separe um tempo para descansar

Ah, o descanso! Sem dúvidas, essa é a melhor e mais esperada parte das férias.

Pelo que você leu até aqui, já ficou claro que é bastante inteligente usar as férias para atividades úteis. Afinal, embora seja muito bom ficar de papo para o ar o dia inteiro, fazer isso durante dias e dias não o levará a lugar algum. Mas também não se pode esquecer de descansar.

Ao longo de meses de trabalho e dedicação, nossa mente e nosso corpo ficam saturados e podem chegar a níveis críticos de esgotamento. Isso é perigoso, pois pode provocar estresse, perda de motivação e problemas de saúde, prejudicando seu rendimento de uma maneira geral.

Logo, trate de separar ao longo das férias um período exclusivo para descansar. Se for viajar, esse é o momento ideal para desligar-se de tudo e curtir a vida.

Entretanto, se for passar as férias em casa, não há motivo para não aproveitar! No conforto do seu lar, aproveite para dormir até um pouco mais tarde em alguns dias, tirar um cochilo à tarde ou apenas ficar de pernas para o ar, sem fazer nada.

O ócio, quando bem dosado, não tem nada de improdutivo e, pelo contrário, pode ajudar a relaxar, melhorar o humor e ter ótimos insights.

Saiba que é importante ter um período para relaxar

Além de reservar momentos para colocar o sono e o descanso em dia, garanta que, durante as férias, você tenha períodos específicos para relaxar, pois isso é fundamental para o seu bem-estar e para manter saudável o seu convívio social.

Em casa ou viajando, há inúmeras opções para quem busca relaxamento e diversão, sem que se precise sequer gastar dinheiro. Conheça algumas opções a seguir:

  • reserve um dia para colocar em dia todos os episódios de suas séries favoritas;
  • faça um spa em casa;
  • chame seus amigos, providencie um violão e faça um luau (mesmo que seja no quintal da sua casa);
  • promova a noite da pizza;
  • reserve um dia para fazer algo que adora, mas que não fez antes por falta de tempo, como organizar suas fotografias ou descobrir novas músicas na internet.

Use a criatividade! Com certeza não faltarão opções para que você consiga relaxar!

Visite lugares aos quais nunca foi

O que levamos da vida são as experiências que tivemos. E, definitivamente, visitar lugares novos é algo maravilhoso para se fazer durante as férias.

O seu destino dependerá do seu perfil e da quantidade de dinheiro e tempo que você tem disponível. Porém, seja viajando para fora do país ou conhecendo um bairro de sua cidade que você jamais visitou, o importante é visitar lugares aos quais você nunca foi.

Isso permitirá a você:

  • conhecer pessoas novas;
  • experimentar novas situações;
  • acumular lembranças marcantes;
  • ter muita história para contar.

Reserve alguns dias nas férias para passear por aí. Com a ajuda da internet, descubra locais interessantes para visitar e extraia o máximo que puder de sua visita.

Dentro de sua cidade mesmo, com certeza há espaços em que você nunca pisou. Pode ser um restaurante novo, uma praça diferente, um museu… O lugar não importa, basta que lhe agrade! E não esqueça de aproveitar o passeio e tirar muitas fotos!

Faça uma lista de leitura para as férias

Ao longo do ano, é provável que você tenha acumulado uma recheada lista de leitura. Contudo, por conta da correria, talvez não tenha conseguido ler tanto quanto gostaria.

Se é esse o seu caso, aproveite as férias para ler bastante! Sejam obras técnicas, acadêmicas, ou livros de ficção, durante as férias há tempo suficiente para atualizar-se.

Dependendo do livro, você pode concluir uma obra em questões de horas ou de poucos dias e, se pegar firme em sua meta, depois do período de férias, a quantidade de livros terminados será enorme.

Se for realizar outras atividades ao longo das férias, como iniciar um curso ou começar em um trabalho temporário, mesmo com poucas horas diárias, dá para ler bastante. Você pode aproveitar seu horário de almoço, eventuais minutos gastos no trânsito, em seus deslocamentos, ou pode ler antes de dormir.

O que importa é ter sempre um livro por perto, seja em formato físico ou e-book, para aproveitar cada minuto disponível.

Tire um tempo para se atualizar sobre sua área

Seja você vestibulando ou universitário, as férias representam um excelente momento para pode atualizar-se sobre sua área.

Como você tem a cabeça mais fresca durante as férias, há mais tempo e disposição para buscar inteirar-se sobre tudo o que é importante na carreira que você segue ou pretende seguir: novas tendências, oportunidades de mercado que estão surgindo, novas publicações na área.

Uma boa estratégia, para começar, é investir na formação de uma rede de contatos, interagindo com pessoas que atuam ou desejam atuar na mesma área que você. Um networking eficiente pode ser a maneira mais rápida de conhecer as novidades no seu segmento de atuação e ampliar seus horizontes. Utilize as férias para conhecer pessoas que tenham algo a acrescentar!

Use a internet a seu favor e faça uma triagem a respeito do que vale a pena ser conhecido na área do conhecimento pela qual você se interessa.

Uma boa dica é tirar proveito de duas ferramentas poderosas e gratuitas da internet: as plataformas TED e Scielo.

A primeira opção, TED, traz uma série de palestras gravadas por especialistas ao redor do mundo e ajudará você a conhecer o que as melhores mentes do mundo estão pensando a respeito dos mais diversos e interessantes assuntos.

Já o Scielo é um banco de artigos científicos, nos quais é possível pesquisar os assuntos por termos de seu interesse — uma ótima forma de descobrir o que está sendo publicado de relevante em sua área.

Para usar as férias para atualizar-se sobre sua área, você pode também buscar em seu tempo livre participar de workshops, seminários, palestras, cursos de curta duração e outros eventos que agreguem conhecimento e experiências à sua formação e à sua carreira.

Aprenda algo novo por meio de um curso de curta duração

No tópico anterior, você viu que cursos de curta duração podem ajudar você a se atualizar na sua área. Porém, mais que isso, fazer um curso de curta duração durante suas férias dá a chance de aprender algo novo em um tempo curto.

Você é livre para escolher o curso que mais tem a ver com seu perfil: você pode fazer um curso de artesanato, de gastronomia, de desenho, de línguas, de dança, pode começar a aprender algum esporte, enfim, não há limites!

Aproveite para usar as férias para aprender algo que lhe traga felicidade, sem que precise ser algo diretamente relacionado com sua formação ou trabalho.

Participar de um curso de curta duração pode colocar você em contato com pessoas interessantes, lhe dará o prazer de aprender coisas novas, trazendo novos significados à sua rotina!

Se candidate para um trabalho temporário

Que tal juntar um dinheiro durante as férias? Aproveite o tempo livre para candidatar-se a um trabalho temporário!

Muitas empresas contratam pessoas justamente pelo aumento do movimento em alguns segmentos do mercado durante as férias, e pode ser que aí esteja uma boa oportunidade de você receber um dinheirinho, ganhar experiência profissional e enriquecer o seu currículo.

No comércio, nas indústrias ou no setor de prestação de serviços, há muitas oportunidades esperando por você, basta que você se candidate.

Além disso, se não quiser trabalhar para empresas, você pode também procurar uma atividade que possa desenvolver por conta própria.

Por exemplo: se tiver jeito com crianças, você pode candidatar-se a um trabalho de babá. Ou se gostar de animais, pode trabalhar como passeador. Que tal? Com certeza dá para ganhar um bom dinheiro durante as férias, algo muito mais útil que passar seus dias estirado no sofá, apenas vendo a vida passar.

Ofereça seu tempo para ser voluntário

Trabalhar como voluntário, embora não lhe traga dinheiro, é uma das atividades que você pode desenvolver nas férias a partir da qual você mais tem a ganhar.

Quando ajudamos os outros, sentimos de forma intensa prazer e bem-estar, e isso não pode ser comparado com nenhum pagamento em dinheiro. Além disso, temos a oportunidade de ajudar pessoas, animais e projetos que precisam de apoio e assistência.

Se você fizer uma rápida pesquisa, encontrará em sua cidade mesmo diversos projetos e ONGs em que você pode oferecer seu trabalho. Seja ajudando crianças, idosos, animais, pessoas carentes, o fato é que há muito no que você pode ajudar nesse mundo, basta que esteja disposto a doar um pouco do seu tempo livre!

Organize sua vida

As férias são um período perfeito para organizar a vida. Faça absolutamente tudo o que foi ficando pendente ao longo do ano, pela falta de tempo. Nas férias você pode:

  • arrumar o guarda-roupa;
  • organizar seus livros;
  • verificar se há itens seus que podem ser doados;
  • jogar no lixo o que não pode ser usado;
  • fazer uma boa faxina no seu e-mail;
  • organizar e otimizar seus arquivos digitais;
  • elaborar uma lista de projetos que você pretende desenvolver no próximo ano;
  • enumerar as conquistas que você teve nos últimos meses;
  • verificar aspectos que precisam ser modificados/melhorados em sua vida.

É claro que essas são apenas sugestões. O que você fará vai depender do seu estilo de vida e da sua rotina.

O que vale é não deixar as férias passarem em branco e usar esse período de um modo produtivo, e que gere impactos positivos ao longo dos próximos meses.

Dê início a um hobby

No mundo capitalista em que vivemos, valoriza-se o foco em atividades que possam nos trazer retorno financeiro ou avanços à nossa vida profissional e acadêmica. E, nesse ritmo acelerado, podemos acabar deixando de lado coisas de que gostamos.

Então, nas férias, quando há mais tempo livre, surge uma ótima chance para iniciar ou dar continuidade a um hobby.

Você pode desenhar, tocar um instrumento, fazer artesanato, iniciar uma coleção, restaurar algum móvel em sua casa, criar um blog, fazer aulas de circo, fotografar.

Enfim, busque o que faz você feliz, sem pensar se isso trará algum retorno prático ou financeiro. A finalidade de um hobby é distrair você e trazer prazer, então, aproveite.

Coloque em prática um sonho antigo

Você, desde criança, tem vontade de pular de paraquedas? Na infância queria aprender a fazer malabarismos? Gostaria de conhecer o lugar em que seus pais nasceram? Tem vontade de visitar determinada cidade? Quer fazer uma tatuagem?

Por que não colocar em prática um sonho antigo nas férias? É óbvio que, dependendo do seu orçamento, talvez realizar alguns sonhos seja um pouco complicado. Mas algumas coisas, com certeza, podem ser concretizadas.

Por isso, planeje-se para usar as férias para realizar algo que você sempre quis fazer.

A vida é curta, e cada instante deve ser bem aproveitado. Chega de procrastinar! Descubra o que lhe traria mais felicidade e corra atrás. Nas férias, você tem tempo suficiente para isso!

Iniciar bons hábitos

Você se alimenta mal, mas sempre põe a culpa na falta de tempo? Gostaria de se exercitar, mas usa como desculpa a correria do dia a dia? Férias são a chance que você precisava para iniciar bons hábitos e acabar com hábitos negativos.

Com menos coisas para fazer nas férias, você pode aumentar o foco na construção de hábitos positivos, que irão se estender por muito tempo e transformar sua vida para melhor.

Prepare-se para o próximo semestre

As férias mal começaram, mas é bom pensar no que acontecerá depois que elas terminarem: o novo semestre vai iniciar, trazendo todas as obrigações e toda a correria que você já conhece bem! Mas, calma! É possível, durante as férias, preparar o terreno para que seus próximos meses sejam de maior calma e organização.

Antes que o período de descanso termine, inclua no seu plano de férias os passos necessários para preparar-se para o próximo semestre. Entre eles, você pode:

  • anotar quais são os seus objetivos para os meses seguintes;
  • refletir sobre as ações que você precisa executar para dar andamento a seus projetos;
  • tomar providências importantes, essenciais para que você realize o que é necessário nos próximos meses (como organizar documentos para fazer matrícula ou rematrícula na faculdade, ou fazer o exame médico requisitado para começar a frequentar a academia, por exemplo).

Aqui, a regra é sempre enxergar à frente. Planejamento é uma questão de hábito e de sobrevivência e, à medida que você percebe que organizar-se faz sua vida ser mais fácil, você toma gosto pela coisa e torna seu dia a dia muito mais leve e tranquilo, estando de férias ou não.

Após concluir a leitura deste texto, com certeza você passou a enxergar suas férias com outros olhos. Muito mais que um período de merecido descanso, as férias compõem uma valiosa oportunidade para realizar atividades úteis, que podem trazer repercussão altamente positiva em sua vida.

Entretanto, se você não incluir em seu plano de férias que tipo de atividades pretende desenvolver, é bem provável que o fim das férias se aproxime, e você não tenha feito absolutamente nada de proveitoso por pura falta de estratégia.

Assim, para facilitar sua vida, investir na elaboração de um plano de férias ajudará você a se programar e fará com que seu tempo renda muito mais.

Tenha clareza sobre quais atividades são mais alinhadas ao seu perfil e selecione aquelas que cabem no seu orçamento e na sua realidade.

As sugestões que compartilhamos com você podem servir de inspiração, mas você é absolutamente livre para fazer aquilo que quiser! Lembrando-se sempre de fazer das férias um momento não apenas de relaxamento, mas útil de verdade. No fim do seu período de descanso, você voltará às atividades com aquela sensação gostosa de dever cumprido!

O que achou deste texto? Já fez o seu plano de férias e está animado para fazer das próximas férias as mais fantásticas da sua vida? Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdo de qualidade e exclusivo, diretamente no seu e-mail!

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *