Por que devo participar de congressos, simpósios e seminários?

Tempo de leitura: 6 minutos

Pode parecer estranho à primeira vista, mas parte essencial da vida de um estudante universitário está fora da sala de aula e das bibliotecas. Existem várias atividades que você pode realizar para efetivamente aproveitar ao máximo um curso de graduação, como participar de congressos, simpósios e seminários. Você conhece as diferenças entre esses eventos? Sabe o porquê de eles serem imprescindíveis para ser bem-sucedido na graduação? Confira:

Qual a diferença desses eventos acadêmicos?

Congresso

Congressos são os principais encontros acadêmicos e profissionais dos quais você pode participar. Normalmente, eles contam tanto com palestras, quanto com grupos de trabalho (nos quais autores apresentam trabalhos e pôsteres) e wokshops práticos.

São vários temas que se relacionam com uma área, ou um assunto maior. Cada painel costuma dar um aprofundamento teórico e prático distinto. Posteriormente, os ouvintes presentes têm a oportunidade de formular perguntas e comentários.

Ou seja, é um evento de maior porte, maior duração, com diversos momentos e formatos de participação. Para a parte acadêmica, de apresentações de pôsteres e trabalhos escritos, costuma-se publicar um edital ou chamada de artigos com prazos para envio, formatação e divisão temática dos grupos de trabalho.

Simpósio

Simpósios são reuniões especificamente desenhadas para discutir um único tema, um objeto mais recortado de estudos. Por essa razão, costumam ser de duração menor, em uma única parte do dia, por exemplo. Em geral, os painelistas apresentam opiniões e trabalhos que eles vêm desenvolvendo anteriormente, sem necessariamente ter resultados concretos e substanciais para apresentar ao público.

Seminário

Seminário é uma palavra derivada de “semente” e do verbo “semear”. Se pensarmos na lógica acadêmica envolvida nessas palavras, na verdade estamos iniciando debates, lançando algumas ideias ao público, que podem ou não vingar. É uma forma de discutir temas mais inovadores, pouco estudados pelo grande público. São eventos mais focados, porque geram debates mais direcionados e intimistas. Ao contrário dos congressos, são menos painéis e eventos paralelos ocorrendo simultaneamente.

Por que participar de congressos, simpósios e seminários?

Existem diversos motivos pelos quais você precisa participar desses eventos acadêmicos durante sua graduação. Nós listamos os principais, para que a partir de hoje você se envolva mais em congressos, simpósios e seminários. Veja:

Conteúdo relevante e atualizado

Em geral, os conteúdos trazidos para debate nesses eventos são os mais atualizados possíveis. Tanto a instituição organizadora quanto os palestrantes querem discutir temas atuais, que instigam dúvidas entre profissionais e acadêmicos das mais diversas áreas. Se fossem informações de fácil acesso, que podem ser encontradas em livros e apostilas, não há por que realizar um congresso.

Contato com profissionais e acadêmicos de outras áreas e instituições

Normalmente, eventos acadêmicos procuram trazer os profissionais mais especializados no tema a ser debatido, de forma a aprofundar as discussões e aumentar o nível dos debates. Os palestrantes podem ser de sua cidade, de outros estados ou até mesmo estrangeiros! Ou seja, é uma boa oportunidade de entrar em contato com ideias diferentes, perspectivas de outras áreas e até mesmo estudos inovadores.

Boas discussões e diferentes pontos de vista

Por falar em diferentes perspectivas, isso também é outro aspecto que os organizadores desses eventos acadêmicos levam em consideração ao planejá-los. Afinal, é importante que um debate conte com pontos de vista distintos para a formar opiniões mais diversas, informadas e de substância.

Vale a pena acompanhar a natureza dessas discussões, inclusive por meio de uma pesquisa preliminar de textos e outros trabalhos que os palestrantes tenham publicado. Isso te ajuda a se preparar previamente e fazer perguntas mais específicas durante o evento.

Formação acadêmica completa

A vida universitária vai muito além das salas de aula e de sessões individuais de estudo. Tudo bem que essas são atividades essenciais do universitário hoje em dia, mas é preciso ir além se você quiser ter uma formação acadêmica mais completa. Assista a congressos, simpósios e seminários, frequente grupos de estudo, participe de projetos de extensão, se envolva. Assim, sua formação será verdadeiramente transversal, uma grande vantagem em relação a outros graduados!

Networking acadêmico e profissional

Outra vantagem muito importante para quem frequenta esse tipo de evento é o networking acadêmico e profissional. Você passa a conhecer melhor os profissionais que atuam nessa área, estabelece relacionamentos que podem virar oportunidades de trabalho e troca importantes informações sobre interesses em comum.

Por essa razão, é importante estar preparado: tenha em mãos cartões profissionais, esteja com o currículo em dia, procure previamente informações a respeito dos palestrantes e conte sempre com um bloco de notas para registrar informações mais importantes de cada palestra.

Certificados importam

Por mais protocolar e formalista que isso pode parecer, acredite: certificados de participação nesses eventos importam muito. Além de rechear seu currículo lattes, são essenciais para quem quer seguir carreira acadêmica, atuar como professor, participar de mestrado e outros processos seletivos que exigem prova de títulos. Além disso, muitos cursos de graduação exigem que o aluno cumpra determinadas horas de atividades complementares, que podem ser verificadas por meio desses certificados.

Qual a melhor forma de participar de eventos acadêmicos?

Faça sua inscrição com antecedência

Não deixe para a última hora para realizar sua inscrição. Em geral, há uma lotação nesses eventos, bem como descontos para os primeiros lotes de venda. Vale a pena se programar!

Estude previamente o currículo e as pesquisas de cada palestrante

Isso vai te ajudar a se contextualizar melhor nos debates. Basta procurar o currículo de cada palestrante, ler alguns de seus principais trabalhos na área e participar do evento com essa bagagem teórica em dia.

Leve cartões profissionais

Se você ainda não se formou, isso não te impede de ter um cartão com telefone, e-mail e área de atuação. Essa é uma maneira rápida e fácil de trocar contatos em eventos como esse. Todos o fazem, não fique de fora! Isso pode lhe render um bom estágio profissional!

Vista-se adequadamente

Isso não quer dizer que você deve usar terno e gravata em todo e qualquer evento acadêmico. Cada área tem seus níveis de formalismo e adequação de figurino. Desde que você não se destaque negativamente entre os participantes, está tudo bem.

Faça perguntas e comentários, desde que pertinentes

Demonstre interesse nas palestras e não deixe de participar quando tiver dúvidas e comentários. Mas não se esqueça: para participar, é preciso pertinência. Fugir do tema, fazer perguntas descontextualizadas e comentários muito polêmicos pode passar uma imagem negativa para o público.

E você, já tem como hábito participar de congressos, simpósios e seminários? Aproveite para seguir o UniBH no Facebook, no Twitter e no YouTube! Fique por dentro de nossas novidades!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *