Por que o marketing pode se tornar a próxima profissão do futuro?

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É comum que o interessado em ingressar em uma faculdade ou em fazer um curso superior leia comentários sobre como o marketing está se tornando cada vez mais a profissão do futuro.

No primeiro momento, imaginamos que o motivo é a quantidade de ações de publicidade que temos contato todos os dias, mas é importante lembrar que marketing não se trata apenas de propaganda.

O que torna esta carreira tão atraente é o fato de cada vez mais as empresas precisarem de um bom planejamento estratégico para serem bem-sucedidas. E, como a disputa no mercado está acirrada, cabe ao profissional de marketing encontrar os diferenciais e tudo aquilo que é preciso fazer para impulsionar um negócio. Esta é sua principal função e o grande motivo para a gestão de marketing estar em alta como profissão.

Então, vamos ver as características da graduação em marketing e como podemos estar diante dos profissionais do futuro.

Graduação em marketing

A graduação em marketing é muito abrangente e tem como principal objetivo acompanhar todo o dinamismo da área, além de formar pessoas com pensamento estratégico. O curso oferece disciplinas de economia, planejamento, gestão, comunicação e logística para que o aluno compreenda tudo o que influencia — e é influenciado — no mundo dos negócios. Desta forma, o gestor será capaz de alinhar as expectativas de um negócio ao contexto mercadológico em que ele estiver inserido.

Ao se graduar em marketing, o profissional se torna apto para ser um gestor de mercado, com habilidades para planejar estratégias efetivas em cenários cada vez mais competitivos. Inclusive, com um novo perfil de consumidor em ascensão, quanto mais alinhado o profissional estiver com estas exigências, mais bem-sucedido ele se torna.

O novo marketing

Um campo do marketing que está cada vez mais presente no mercado é o marketing digital. Por se apresentar como uma nova maneira de relacionamento dos consumidores com as marcas, este campo emerge tanto como uma oportunidade, quanto como uma necessidade.

Empresas que querem ser bem-sucedidas precisam investir nesta nova modalidade. Mas o que ela tem de diferente? O marketing digital é um conjunto de práticas, de processos e de ferramentas de marketing utilizados nos ambientes virtuais, ou seja, são as ações de marcas feitas pela internet, por dispositivos móveis e, principalmente, pelas redes sociais.

Por ser um ambiente mais democrático, o mundo digital permite que as estratégias de marketing se tornem muito mais baratas que as do marketing tradicional. Duvida? Qual você acha que é mais cara: uma propaganda veiculada em horário nobre na televisão ou uma postagem patrocinada no Facebook?

O marketing digital também permite uma igualdade de oportunidades para empresas de todos os tamanhos. Por possuir um custo reduzido, negócios de pequeno porte podem ter a mesma visibilidade que aqueles mais conhecidos pelo público.

Estratégias desenvolvidas no ambiente digital também são muito mais seguras. Afinal, elas dão a possibilidade de serem mensuradas. O que isso quer dizer? Os resultados das ações podem ser medidos no momento em que estiverem acontecendo. Isso cria campanhas muito mais eficazes e muito mais baratas.

Tipos de marketing

Para que possa entender melhor como estamos falando de uma profissão com futuro, vamos passar por alguns tipos de marketing mais recentes — da era digital — e outros que ainda são apontados como tendências.

É interessante para ver como alguns campos, mesmo surgindo recentemente, são promissores e tendem a evoluir, assim como o estilo do marketing.

Marketing de Conteúdo

O profissional que resolver se especializar em gestão de conteúdo tem grandes chances de sucesso, pois estamos na era da informação e temos que fazer uma boa seleção de conteúdo, além de saber como se comunicar com nosso público.

Este tipo de estratégia é importante uma vez que o conteúdo pode nortear todas as ações de uma empresa, inclusive como se diferenciar no mercado. É por meio desta modalidade que toda a comunicação (interna e externa) de uma empresa é realizada.

Para se ter uma ideia da importância deste planejamento, o setor de vendas faz consultas regularmente para entender mais sobre o mercado, sobre os clientes e, principalmente, sobre como fazer para vender mais!

Inbound Marketing

Com toda a competitividade que falamos, imagine que uma empresa precisa saber quais ferramentas ou canais estão disponíveis para realizar suas ações de marketing, além do que fazer para ganhar participação no mercado.

Esta é uma das missões do profissional de inbound marketing. Esta profissão vem sendo bastante valorizada pelas empresas por ter um caráter extremamente estratégico e por estar amplamente relacionado com o investimento feito pela empresa em termos de marketing. É uma tarefa do gestor de marketing descobrir como fazer os melhores investimentos para obter os melhores resultados.

Mídias Sociais

Já imaginou uma estratégia de marketing que não leve em consideração as interações nas redes sociais? Fica difícil, certo? Mas, há alguns anos, a função de analista de mídias sociais nem existia. Acredita?

Hoje, é impossível imaginar uma estratégia de marketing digital que não envolva as redes sociais. Isso porque as empresas podem até estar relutantes em investir nesse ambiente, mas, querendo ou não, elas já estão lá, sendo citadas, criticadas ou aclamadas pelos consumidores.

Bons analistas de mídias sociais não só entendem do comportamento dos clientes, como compreendem as dinâmicas de cada rede social. Mas isso você já sabe, certo? A forma como posta no Facebook é completamente diferente da maneira como você age no Instagram. E um bom analista leva isso tudo em consideração.

Neuromarketing

Modalidade recente, o neuromarketing vem despertando muito interesse de empresas por ser uma atividade que une ciência e marketing para estudar o comportamento do consumidor.

Neste caso, o profissional de marketing realiza uma série de testes para compreender o comportamento dos potenciais clientes. A ideia é entender como agem e o que pode ser feito para melhorar a experiência deles em um ambiente de compra.

Para se ter uma ideia de como o neuromarketing é promissor, basta imaginar a quantidade de lojas virtuais que podem tirar proveito deste tipo de tecnologia para vender mais e se destacar entre os concorrentes.

Consultoria em marketing

Para aqueles que desejam ser donos do próprio negócio, o marketing ainda proporciona excelentes oportunidades para prestar consultorias. Tanto no ambiente digital, como no tradicional, existem empresas carentes de serviços de marketing, precisando de alguém para impulsionar os seus negócios, mas nem sempre elas podem contar com um funcionário próprio para isto.

Contratar uma consultoria é uma excelente alternativa especialmente por ser uma forma de ter um profissional especializado com um custo reduzido. E, como toda empresa precisa deste tipo de planejamento, com certeza, o consultor terá um bom campo para atuar.

É um grande atrativo da profissão o fato de qualquer empresa, de qualquer segmento ou tamanho possuir uma grande demanda por um gestor de marketing. E também o fato do setor estar diretamente relacionado com as vendas e com a promoção dos produtos ou serviços de uma empresa. Em outras palavras, o gestor de marketing pode ser o principal responsável pelo lucro do negócio.

O marketing está sempre em evolução e passa por novas necessidades que surgem dentro da área. Cada vez mais, uma empresa precisa encontrar novas maneiras para se tornar competitiva. É daí que a demanda pelo gestor de marketing cresce e sua profissão se torna tão valorizada.

O marketing pode se tornar a profissão do futuro, principalmente, se estiver relacionado às práticas do mundo digital. Para atingir o consumidor, é preciso estar onde ele está, concorda?

Chegamos ao fim do nosso post, mas esperamos que você tenha gostado de tudo o que foi dito por aqui. E aí? Se interessou pelas carreiras que um profissional de marketing pode seguir? Deixe seu comentário!

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