Por que um curso superior pode ser um diferencial competitivo na sua carreira?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Já não é novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Você já deve estar cansado de ouvir isso. Mas o que fazer para conseguir, mesmo assim, ingressar no mercado e construir uma carreira de sucesso?

O principal é ter um diferencial competitivo. Não adianta, por exemplo, sair por aí espalhando o currículo se você não tem capacitação profissional. E uma das melhores maneiras de se capacitar e garantir um diferencial competitivo no mercado é ingressar em um curso superior.

Ter um curso superior no currículo mostra que você é um profissional qualificado para exercer determinada função. Além disso, o mercado tende a valorizar cada vez mais os profissionais que demonstram investir na sua qualificação profissional e se diferenciar dos concorrentes diretos. E preste atenção nesses concorrentes, eles estão estudando cada vez mais. Você não quer ficar para trás, quer?

Os benefícios de fazer um curso superior vão muito além do diploma. Ele abre as portas para diferentes oportunidades e aumenta as possibilidades de escolhas do profissional. Com mais opções à frente, o profissional pode escolher entre aquelas que lhe dão mais prazer e mais retorno — seja financeiro, de reconhecimento ou de ambos.

Aumento de salário

Uma das principais vantagens reflete diretamente no bolso. Quem tem curso superior ganha mais — e isso está comprovado em pesquisas de credibilidade. De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2013, para cada ano de estudo, o brasileiro ganha um aumento de 15% no salário.

O estudo ainda indica que o aumento da escolaridade tem sido um dos principais motivos do aumento real da renda do brasileiro. Quem possui ensino médio completo recebe um salário 38% maior do que o trabalhador com menos de 10 anos de estudo. Quando se fala de nível superior, a diferença é maior ainda. Uma pessoa com curso superior completo recebe 142% a mais do que aquela com menos de 14 anos de estudo.

Se comparado a outros países, o Brasil é o que mais apresenta diferença salarial entre trabalhadores que têm curso superior e os com grau de escolaridade inferior. De acordo com um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2012, a diferença salarial entre pessoas com ensino superior e as demais é o triplo da média dos demais países membros da OCDE.

O estudo “Olhar sobre a Educação 2012” da OCDE analisou os dados de 42 países, sendo que apenas 32 deles forneceram dados que viabilizassem a análise desta diferença salarial entre graus de escolaridades diferentes.

Credibilidade do diploma de graduação

O aumento de salário, por si só, já é um motivo e tanto para você ingressar em um curso superior. Mas ele está longe de ser a único! É claro que o próprio diploma já é um diferencial. E não só para concursos públicos, como muita gente costuma pensar.

É muito comum, além de compreensível, os empregadores fazerem uma diferenciação na oferta de cargos para trabalhadores com diploma e outros sem. Há ainda aqueles que nem levam em consideração quem não tem formação em determinada área de atuação. Isso é porque o diploma de graduação passa credibilidade — ele é um indicativo que você se preparou para ocupar determinada função.

Diferenciação profissional

Nível fundamental e nível médio possuem um currículo praticamente comum a todos os estudantes, ou seja, todo mundo sai, mais ou menos, sabendo as mesmas coisas. Claro que cada um com afinidades e habilidades diferentes, mas a base de todos é a mesma.

Já em um curso superior, acontece exatamente o contrário. Há disciplinas específicas para cada área de atuação, que somente quem estudou e se dedicou para obter um diploma de graduação conhece. Ou seja, o estudante, futuro profissional, começa a se especializar em determina área e em determinado assunto.

Ao formar, ele está pronto para ocupar um cargo que exija conhecimento e capacitação específicas de um curso superior.

Diversidade de experiências

A passagem por um curso superior possibilita uma série de vivências que vão fazer parte da construção do futuro profissional. As possibilidades de uma profissão são diversas. Não importa a área em que você optará por atuar, o que conta é ter uma noção do todo da profissão para, aí sim, poder se especializar em determinado setor.

E é claro que não é no mercado de trabalho que você vai ter a oportunidade de experimentar. Isso só é possível durante o curso de graduação, tanto nas disciplinas quanto nos estágios, ou seja, nos momentos mais importantes de aprendizagem de um profissional.

Além disso, o curso superior possibilita a convivência com colegas ainda em formação e com aqueles já formados, além, é claro, com os professores. Essa troca de experiências também é fundamental para a formação do profissional e, dificilmente, o dia a dia no mercado de trabalho dará essa chance.

Maior possibilidade de ingressar no mercado de trabalho

Grande parte das profissões é restrita a quem possui um diploma de graduação — inclusive, as de maior reconhecimento e remuneração. A passagem pelo curso superior possibilita que o estudante faça estágio, em que ele aprenderá a prática e vai adquirir conhecimentos específicos da vivência do dia a dia da profissão, o que o deixará mais apto a entrar no mercado de trabalho.

O estágio pode ser, ainda, a porta de entrada para você ingressar no mercado de trabalho se tornando, por exemplo, funcionário efetivo de uma empresa em que começou como estagiário e foi crescendo lá dentro. Os dados da pesquisa do IBGE também comprovam que um diploma aumenta as chances do ingresso no mercado de trabalho. De acordo com o estudo, quem completou a graduação tem 387% mais chances de se inserir no mercado de trabalho do que aqueles que não possuem um diploma.

Possibilidade de continuidade dos estudos

Ter uma graduação é um caminho para se capacitar ainda mais por meio de especializações e de pós-graduações, como mestrado e doutorado. E, se a cada formação, o profissional se torna mais valorizado, por que não dar continuidade aos estudos, não é mesmo?

Agora, você não tem mais dúvidas: um diploma de curso superior é um diferencial competitivo no mercado de trabalho e aumentará suas chances de construir uma carreira de sucesso. O melhor mesmo é não abandonar os estudos! Mas, se você ainda quiser ter mais informações sobre esse assunto, nós sempre o colocamos como pauta. É só nos acompanhar!

E, se você já decidiu que vai ingressar em um curso superior, mas está em dúvida sobre qual caminho seguir, também estamos dispostos a te ajudar e a te dar dicas sobre as diferentes carreiras que você poderá seguir e sobre como se preparar para essa nova etapa da sua vida.

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *