Quais as vantagens de começar um curso superior agora?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você sabia que muitas pessoas ainda têm receio em relação ao curso superior? Apesar da sua importância para o mercado de trabalho — uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o trabalhador com curso superior ganha em média 220% mais se comparado àqueles que não têm graduação — ainda existem profissionais que não dão credibilidade às especializações.

No entanto, com a grande competitividade do mercado de trabalho, os cursos superiores têm se tornado um diferencial para o currículo. Além de aumentar as chances de emprego, eles auxiliam a alavancar a carreira e trazem melhorias para o salário.

Ainda está em dúvida sobre fazer um curso superior? Então, saiba quais são as vantagens de fazer uma graduação.

Melhor qualificação no mercado de trabalho

Como já dissemos antes, o funil do mercado de trabalho se encontra cada vez mais estreito, tornando a jornada de encontrar um bom emprego mais difícil. E um curso superior é de grande auxílio neste cenário.

Apesar disso, o número de trabalhadores que possuem formação universitária no país ainda é muito pequeno. No entanto, a tendência é que essa porcentagem cresça e torne o mercado de trabalho ainda mais especializado!

Um curso superior deixa seu currículo mais atrativo

Um currículo qualificado é essencial no momento de conquistar um emprego. E o curso superior é um diferencial!

Como ele é totalmente voltado para determinada área, o empregador terá a certeza de que o profissional graduado possui competência para cumprir as exigências da vaga de trabalho. Mesmo assim, durante a graduação o aluno poderá realizar outros cursos, enriquecendo ainda mais o seu currículo.

Facilidade em trabalhar como profissional autônomo

Como o curso superior prepara e qualifica o aluno para ingressar na área escolhida e para cumprir as funções com eficiência, é mais fácil para ele se tornar um profissional autônomo. Isso porque ele não precisa ter tido experiência trabalhando nesse campo anteriormente, pois já aprendeu durante a graduação.

Além disso, no curso superior é obrigatório um período de estágio, em que o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos, melhorando ainda mais suas habilidades.

Oportunidade de ingressar em grandes empresas

Organizações de grande porte possuem um determinado número de vagas destinadas para o estágio de alunos que estejam fazendo um curso superior. Assim, fica mais fácil ingressar nessas empresas e mostrar suas habilidades, tendo, inclusive, a chance de ser efetivado posteriormente.

Em um curso superior, o conhecimento nunca é demais

Alunos de cursos superiores precisam fazer pesquisas frequentemente, aumentando o seu conhecimento cada vez mais. Na faculdade, os alunos são colocados em situações de problemas constantes, elevando a capacidade de encontrar as melhores soluções para eles.

Melhora da autoestima

Alunos que fazem cursos superiores têm uma autoestima melhor devido ao contato constante com pessoas. Em uma universidade ou faculdade, você estará sempre conhecendo novas pessoas, trocando experiências com elas.

Isso faz com que você se sinta realizado, pois estará adquirindo e passando conhecimentos. Além disso, as áreas de pesquisa de cursos superiores são voltadas para assuntos atuais, contribuindo para descoberta de novos equipamentos ou a cura para algumas doenças, por exemplo.

Garantia de um futuro melhor

Como já foi frisado diversas vezes, o mercado de trabalho é mais receptivo para quem possui um curso superior. Com um emprego em uma organização qualificada, a garantia de um futuro é mais acertada. Assim, você estará estabilizado para um futuro próximo, ao formar uma família ou desejar ter um padrão de vida mais elevado.

Grande número de oportunidades

O Brasil é um país que possui um elevado número de faculdades e universidades. Isso facilita o processo de ingresso dos alunos em cursos superiores, pois o número de vagas é alto e há uma infinidade de cursos para escolher.

Mas não se deixe levar pelas aparências! Antes de escolher uma instituição de ensino superior, verifique se ela possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso superior terá validade e você poderá receber um diploma.

Investimento com retorno garantido

É claro para todos os estudantes a necessidade de investimento quando se ingressa em um curso superior. São necessários livros e apostilas, além dos gastos com transporte e alimentação. Mas esse custo não é nada se comparado ao retorno que se tem após o término da graduação!

Possibilidade de ingressar em órgãos públicos

Um dos grandes diferenciais dos cursos de graduação é a preparação que eles oferecem. Os conteúdos abrangem uma grande área, e o estudante adquire conhecimentos que vão além da sua especialização. Com isso, ele poderá ingressar em outras áreas, como fazer concursos públicos e dar aulas.

A mudança deixa de ser um fantasma

Muitas pessoas estão descontentes com seu emprego mas possuem receio em mudar de profissão, pois acreditam que será difícil encontrar serviço novamente. No entanto, se você possui um curso superior, já tem um diferencial em relação aos seus colegas, tornando mais fácil a busca por um novo emprego.

Nunca é tarde para ingressar em um curso superior

É comum ter a ideia fixa de que a faculdade é somente para pessoas jovens e com maior disposição para enfrentar a correria do dia a dia. Mas não é bem assim! Os cursos superiores podem ser feitos por qualquer pessoa, independentemente da idade. As disciplinas são ministradas de uma forma diferenciada, facilitando o entendimento.

Versatilidade dos cursos de graduação

Cursos superiores são ofertados nas formas presencial e a distância. Assim, um aluno que trabalha e não possui tempo para se deslocar até uma faculdade, também tem a oportunidade de fazer uma graduação. Vale ressaltar que não há uma grande diferença entre as modalidades a distância e presencial, sendo que a validade e qualidade do curso é a mesma em ambas.

Percebeu como um curso superior é importante? Além de expandir os seus conhecimentos sobre assuntos diversos, você estará melhorando o seu currículo e aumentando as chances de encontrar emprego!

Se interessou pelo assunto? Então, saiba como quebrar o gelo e começar a vida em uma universidade!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *