Qual a importância do bom relacionamento com o professor?

Tempo de leitura: 6 minutos

Professores desempenham um papel muito importante na trajetória dos alunos ao longo de toda experiência escolar. Embora a maioria das pesquisas sobre o relacionamento com os professores analise mais os primeiros anos do fundamental, eles têm uma grande oportunidade de apoiar seu desenvolvimento acadêmico e social em todos os níveis de escolaridade, inclusive no superior.

Dessa forma, havendo uma boa relação entre vocês, será possível ter um ambiente social muito mais agradável, leve e que ajudará muito no aprendizado, na troca de experiências, entre tantas outras coisas.

Quer conhecer mais sobre esse assunto e entender dos benefícios de um bom relacionamento com o professor? Então continue acompanhando nosso post!

Um bom relacionamento com o professor promove o sucesso acadêmico

A presença de relacionamentos positivos entre alunos e professores, por si só, não se traduz em sucesso acadêmico. Porém, alunos que estabelecem um forte vínculo com seu professor terão um melhor desempenho em comparação a outros cujas relações costumam envolver algum tipo de conflito.

Assim, os professores podem ajudar a melhorar o sucesso acadêmico dos alunos, estimulando claramente resultados positivos em cada um deles. Além disso, os professores podem dar oportunidades para a participação em discussões em sala de aula, demonstrando o quanto estão confiantes diante da capacidade de sucesso dos seus alunos quando se trata do curso que estão fazendo.

Evita problemas comportamentais na relação entre um e outro

Outro dos benefícios em se ter um bom relacionamento com o professor é o de manter a sala de aula livre de distúrbios comportamentais, o que permite que os professores tenham mais tempo para instruir os alunos.

Dessa forma, as relações positivas entre estudante e professor ajudam a estabelecer um ambiente de aprendizagem em que os educadores e os alunos mostram respeito mútuo um para com o outro. Algo que, obviamente, não ocorre em relações que envolvem conflitos.

Conseguir esse equilíbrio depende da maneira como um professor se dirige aos alunos quando eles se comportam mal e, em geral, esse é um dos grandes fatores determinantes na maneira como os alunos respondem.

Os professores sempre devem manter uma atitude calma quando se comunicam com um aluno, evitando frustrações. Alguns exemplos para corrigir o comportamento do aluno de uma forma que evite confrontos incluem:

  • falar com os alunos em particular sobre o seu comportamento, a fim de evitar o embaraço;
  • reconhecer os sentimentos dos alunos para compreender a causa do seu comportamento;
  • revisar as diretrizes da instituição ou da sala de aula para que os alunos estejam cientes das regras que violaram;
  • verificar os alunos após terem sido disciplinados por suas ações.

Basicamente, quando falamos de ensino superior os professores são muito menos suscetíveis a grandes rigorosidades em relação aos comportamentos dos alunos. Isso porque, embora existam muitos alunos jovens saindo do ensino médio, há também muitos alunos mais velhos e mais maduros que não se sentem nem um pouco confortáveis em serem chamados a atenção.

Por esse motivo, cabe a você aluno notar a importância de se dedicar, buscar prestar atenção e criar um bom relacionamento com o professor.

Ajuda a desenvolver maior autoestima

As relações saudáveis ​​entre alunos e professores são muitas vezes positivas para ambas as partes. Conexões sociais são muito importantes para todos nós e criar esse laço de amizade e confiança com o professor é algo muito bom para todo aluno.

Não tem como negar que todo aluno gosta muito de ser elogiado pelo professor ao comentar algo durante um debate em sala de aula, ser usado como exemplo para alguma explicação sobre a matéria ou então quando o professor reconhece o valor de seus estudos elogiando seu bom trabalho realizado em determinado projeto.

Esse tipo de coisa claramente só é possível quando há uma cumplicidade entre as partes e isso, claramente, só pode ser alcançado com um bom relacionamento com o professor.

Ajuda no crescimento profissional do próprio educador

Os estudantes não são os únicos que se beneficiam de relacionamentos saudáveis ​​entre alunos e professores. Um dos principais benefícios para o educador é que, à medida que eles trabalham estrategicamente para desenvolver esses relacionamentos, eles também melhoram suas habilidades interpessoais e profissionais.

Ensino é uma profissão que requer a capacidade de comunicar claramente a informação, mesmo durante o estresse de alguns cenários. É importante que os professores encontrem formas de gerir com êxito o estresse, a fim de expressar conceitos e evitar a frustração.

Para alguns educadores, melhorar suas habilidades de comunicação interpessoal ajuda a reduzir o estresse e a desenvolver relações positivas entre eles e seus alunos, assim como com seus colegas de trabalho.

Um benefício adicional de melhorar as habilidades interpessoais pode ser positivamente refletido no nível de comunicação de um educador com os alunos e a quantidade de envolvimento desses alunos representa o resultado da interação.

Ou seja, é um processo cíclico: alunos que possuem um bom relacionamento com o professor fazem com que seus educadores trabalhem mais motivados e, com isso, lecionem de maneira mais adequada, melhorando a qualidade das aulas para os próprios alunos.

Boas relações entre professores e alunos ajudam no mercado de trabalho

Por fim, mais um dos grandes benefícios em se ter um bom relacionamento com o professor é a ajuda que isso lhe dará para o mercado de trabalho. Isso porque seu professor, por já ser uma pessoa experiente e totalmente inserida no mercado, possui, sem dúvidas, bons contatos, o que pode abrir as portas para futuras oportunidades de indicações.

Dessa forma, procure sempre criar fortes vínculos com seus educadores, não pelo simples interesse, mas pelos vastos benefícios que isso pode trazer para ambas as partes ao longo de todo seu curso, até no momento de inserção em sua nova profissão.

Quem sabe, você e seu professor não se tornem ainda colegas de trabalho um dia. Acredite, isso acontece muito frequentemente.

Gostou do nosso post de hoje? Quer ficar sempre por dentro de todas as nossas novidades? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook e acompanhar tudo o que acontece por lá!

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *