Qual o perfil de um engenheiro de sucesso?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O curso de engenharia é uma boa opção para pessoas que buscam novos desafios. Afinal de contas, assim como qualquer outro profissional, o engenheiro precisa fazer cursos, se especializar e, inclusive, ingressar em uma pós-graduação. Você pensa em seguir essa carreira?

Então, você precisa conhecer o perfil de um engenheiro de sucesso e entender o que precisa fazer para se diferenciar no mercado. Acompanhe:

Como ser um engenheiro de sucesso

Definir o que é ser um engenheiro de sucesso é difícil, mas uma coisa é certa: ter sucesso é conquistar uma meta. Quando estamos na faculdade, é normal termos dois objetivos depois de se formar. São eles ganhar dinheiro e ser reconhecido como um bom profissional. Para os engenheiros, existem algumas competências e habilidades que ajudam a chegar lá.

De maneira geral, o engenheiro deve ter como habilidades:

  • domínio das línguas inglesa e espanhola;
  • habilidades de relacionamento;
  • informações sobre informática;
  • conhecimento em MRP e 5S.

Já as características para que esse profissional tenha sucesso são:

  • saber trabalhar em equipe;
  • avaliar cada caso em específico;
  • ter experiência;
  • saber gerenciar mudanças;
  • ser formado em uma boa universidade;
  • ter espírito de liderança;
  • saber negociar;
  • saber trabalhar sob pressão;
  • saber gerenciar conflitos;
  • ter capacidade de tomar decisões;
  • ser flexível;
  • ter estagiado para conquistar experiência;
  • ter iniciativa.

No entanto, existem outras características que fazem o perfil do profissional. Confira quais são elas a seguir:

Saber programar

Ter noções a respeito de programação é um diferencial para o profissional da engenharia. Não é preciso ter conhecimentos aprofundados, mas sim saber o suficiente para ter um trabalho mais ágil e rápido, resolvendo problemas com facilidade.

Como os softwares são fundamentais para o trabalho do engenheiro, conhecer ferramentas e entender sobre programação são pontos-chave para o sucesso.

Inovar

Ainda pensando em encontrar a melhor solução para o problema, a inovação é a melhor saída. Ser inovador é pensar “fora da caixa”, ou seja, sair das alternativas tradicionais e encontrar outras maneiras de fazer a mesma coisa.

Essa é uma das chaves para o sucesso e pode ser a diferença entre um mero engenheiro e um profissional reconhecido no mercado pela qualidade dos seus serviços. Afinal de contas, a capacidade de se adaptar e criar novos cenários é fundamental para o desenvolvimento desse profissional.

Nesse contexto, estar atento às novidades proporcionadas pelas pesquisas em engenharia é uma boa solução. Uma solução diferenciada, que nunca foi testada na sua região pode ser a solução para o problema do seu cliente e também a forma de você conquistar espaço como engenheiro profissional e inovador.

Ser comunicativo

A comunicação é importante para qualquer situação, pessoal ou profissional. Para o engenheiro, é fundamental. Saber se comunicar é prerrogativa para trabalhar em equipe e atender clientes, situações comuns para esse profissional. Além disso, a comunicação permite que as pessoas compreendam melhor suas ideias e fiquem mais motivadas para segui-las.

Para ter uma ideia da importância, imagine um engenheiro atendendo um cliente e sem fazer perguntas importante, como as necessidades desse cliente, que demandas devem ser atendidas no projeto etc. Com certeza, o resultado da obra não será o esperado e o cliente não se sentirá satisfeito.

Fazer networking

Networking, em tradução livre, significa “criar uma rede de contatos”. Ao fazer o networking, você é capaz de conhecer outros profissionais, estabelecer parcerias e descobrir novas oportunidades de trabalho.

É possível fazer networking em palestras, cursos e seminários. O objetivo é aproveitar as oportunidades para conhecer novas pessoas, trocar experiências e conhecimentos e estar atento às novidades da profissão.

Para a engenharia, o networking também é uma maneira de firmar parcerias estratégicas para projetos pontuais ou até mesmo para a abertura de um escritório. Também é uma forma de conhecer arquitetos, que complementam as atividades do engenheiro.

Estar atualizado

Qualquer profissional precisa estar sempre atualizado em relação às novidades da sua profissão. O engenheiro também precisa entrar nesse ritmo, porque as novidades na área surgem constantemente.

Algumas boas formas de se atualizar são:

  • fazer uma especialização;
  • ler livros e revistas especializadas.
  • participar de cursos e de congressos;
  • pesquisar.

Essas atitudes são importantes porque ajudam a expandir os conhecimentos em engenharia e, consequentemente, aumentam as possibilidades profissionais e o surgimento de ideias criativas e inovadoras.

No entanto, o profissional não pode se restringir à formação formal. Ele deve ter conhecimentos multifacetados a fim de compreender o contexto, aplicando essas informações no seu dia a dia profissional.

Aperfeiçoar-se

Essa característica está muito relacionada à anterior, mas vale a pena reforçar. Fortalecer as competências e as habilidades que você, como profissional, já possui e aprofundar seus conhecimentos sempre são atitudes bem-vindas.

Nesse sentido, é importante se lembrar de que um engenheiro de sucesso é conhecido atualmente como um profissional com conhecimentos avançados. Por isso, faça uma pós-graduação. Não importa se é presencial ou a distância, o objetivo é se qualificar e aprender cada vez mais.

Ser empreendedor

Esse é um desafio para os novos profissionais, mas é uma característica importante atualmente. Nesse caso, o profissional deve focar no mercado de trabalho, abrindo o negócio próprio.

Entre as características do engenheiro empreendedor estão análise de viabilidade para projetos, visão de mercado e inovação. Além disso, é recomendado que o profissional também tenha conhecimentos em gestão.

Perfil de liderança

O engenheiro precisa comandar projetos e liderar equipes. Por isso, o sucesso desse profissional passa pelo perfil de liderança. 

Entre as pressões diárias estão a responsabilidade dos grandes projetos, os cronogramas de entregas, o monitoramento de resultados, a intermediação de conflitos, entre outras situações.

Por isso, é fundamental que o engenheiro saiba delegar tarefas, motivar equipes e otimizar esforços para ultrapassar os desafios que surgirem. 

Sair da zona de conforto

Fazer sempre o que é mais confortável não é benéfico se você quer ser um engenheiro de sucesso. Sair da sua zona de conforto e não se acomodar com o que o deixa insatisfeito é o primeiro passo para correr atrás dos seus objetivos.

Assim, o ideal é investir naquilo que você acha bom, que vai acrescentar à sua carreira. Dessa forma, fica mais fácil se destacar perante a concorrência.

Ser criativo

A criatividade é um ponto fundamental para ter sucesso em qualquer carreira. No caso da engenharia, a criatividade é importante, porque é por meio dela que é possível criar novos projetos e soluções.

Vários elementos ajudam a melhorar a criatividade. Um deles é anotar as ideias quando elas aparecem, por mais estranhas que sejam. Elas podem fazer sentido no futuro. Outra atitude importante é ser curioso, procurar conhecer novas ideias, ter novos aprendizados e ler muitos textos a respeito da área.

Fugir da rotina e fazer coisas diferentes também é uma ideia para estimular a criatividade. O dia a dia acaba eliminando as novas ideias e limitando o processo produtivo.

Além disso, o brainstorming é uma estratégia bastante eficaz para estimular a criatividade. O objetivo, nesse caso, é que diversas pessoas deem ideias e discutam sobre as possibilidades existentes, encontrando a melhor solução possível.

Agora que você já sabe qual é o perfil de um engenheiro de sucesso, veja os cursos oferecidos pelo UniBH e faça a sua inscrição! Lembre-se de que se manter atualizado é fundamental para uma boa carreira!

Sobre carlos.camara

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *