Quero ter meu próprio negócio: que graduação fazer?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ter o próprio negócio é um sonho que move diversas pessoas nos dias de hoje. No entanto, ainda permanece uma pergunta: para ser dono do próprio empreendimento, é necessário ter curso superior?

Teoricamente, não. Mas, como você já sabe, o curso superior é o que dá base para que você possa se especializar na profissão que escolheu. Portanto, caso você queira abrir alguma empresa, precisará escolher um ramo para atuar no mercado e oferecer os seus serviços. Quanto mais especializado e atualizado for o empreendedor, mais saudável será a sua empresa.

O que é ser empreendedor?

Muitas vezes, quando se pensa em empreendedorismo, logo vem à mente a figura dos grandes homens de negócio, que fizeram fortuna com suas empresas gigantescas. Não que o conceito esteja errado: de fato, muitos empresários milionários foram empreendedores em suas áreas de atuação.

Porém, o empreendedorismo está ao alcance de qualquer um que queira ter o próprio negócio. Um empreendedor é aquele que cria algo novo, ou que vê uma oportunidade em um mercado pouco explorado e que precisa de fomento. Um empreendedor de sucesso é uma pessoa que sai da sua zona de conforto e realiza ações práticas para concretizar o seu sonho.

Mas não se preocupe: para empreender não é preciso ter ideias mirabolantes. Os melhores negócios são aqueles que surgem na simplicidade do dia a dia. Muitas pessoas fizeram da solução para a sua própria demanda uma expansão para o seu negócio. Como você sabe se o seu problema não é o de muitos? Empreender pode estar nas suas mãos e você ainda não se deu conta.

Como o diploma pode ajudar na vida de um empreendedor?

Duas ou três décadas atrás, o sonho do jovem que se preparava para entrar na faculdade era conseguir se formar em uma profissão que lhe garantisse um bom futuro. Assim, as escolhas sempre pesavam para cursos tradicionais como Medicina, Odontologia, Direito ou Engenharia. A ideia era mais ou menos a mesma: montar um consultório, conseguir um emprego em uma grande corporação ou passar em um concurso público.

Mas o mercado mudou, a economia se estabilizou e abriu espaço para que as pessoas pudessem empreender. Mesmo assim, não há um único curso de graduação que seja exclusivamente voltado para o empreendedorismo. Possuir esse conhecimento depende do ramo no qual você pretende investir. Uma vez escolhida a área, um bom curso superior vai lhe dar os conhecimentos necessários para que o seu negócio prospere.

Existem empreendedores formados em Comunicação, Marketing, Ciências Contábeis e até mesmo os tradicionais cursos já citados. O importante, independente do diploma, é a capacidade de fomentar e gerar novos negócios.

Quais cursos são mais indicados para quem quer empreender?

Como já dissemos, o curso superior não é garantia de sucesso na vida empreendedora, mas é um caminho importante a ser trilhado para que a sua empresa seja bem-sucedida. Veja, abaixo, alguns dos cursos mais indicados para quem quer abrir o próprio negócio:

Administração de Empresas

Esse é o campeão das indicações, já que fornece uma visão abrangente sobre contabilidade, direito, estatística, finanças, logística, marketing, recursos humanos, entre várias outras áreas do conhecimento.

E são essas as áreas mais importantes para quem quer se tornar empresário. O curso de Administração de Empresas garante uma boa base para quem quer saber como iniciar, fomentar e fazer com que o seu negócio prospere no mercado.

Este é um curso muito concorrido, mas que permite o estudo a distância em muitas universidades. Além disso, o campo de trabalho é amplo e há espaço para a busca por especializações após a formatura.

Comércio Exterior

O curso de Comércio Exterior prepara o aluno para entender como funcionam os mercados ao redor do mundo. Muito importante para quem deseja expandir suas fronteiras como empreendedor, tentando sucesso em negócios realizados em outros países.

A graduação apresenta detalhes sobre as operações na área, transações cambiais, legislação internacional, políticas aduaneiras, contratos, logística etc. Em algumas universidades, o curso é denominado Negócios Internacionais.

Ciências Contábeis

A parte financeira é fundamental para a saúde do seu negócio e é justamente nesse setor que muitos empreendedores pecam. Muitas empresas não dão certo no Brasil devido à falta de habilidade dos donos para lidarem com as finanças. Muitos acabam apelando para um contador quando a situação está mais avançada, mas nem sempre isso pode resolver as dívidas da empresa.

O curso de Ciências Contábeis é muito importante para que você cuide de seu negócio, garanta o equilíbrio entre receitas e despesas e conheça a situação fiscal do empreendimento. É útil para qualquer ramo de atuação.

Ciências da Computação

Uma das áreas que mais cresce no ramo do empreendedorismo é o desenvolvimento de softwares e aplicativos. Trata-se de um mercado em ampla expansão e com muita demanda por novidades.

Por isso, o curso de Ciências da Computação é uma ótima opção para quem quer empreender nesta área. Ele é voltado para o desenvolvimento de softwares de todos os tipos e o profissional que se forma em uma boa faculdade tem condições de realizar grandes projetos no setor.

Comunicação

O curso de Comunicação é oferecido em três tipos de bacharelado: Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas.

Hoje em dia, com a expansão cada vez maior das redes sociais, saber se comunicar é fundamental para quem quer prosperar como empreendedor. Neste sentido, qualquer uma das especializações do curso podem ser úteis para o aluno.

Marketing

Muitas pessoas confundem Marketing e Comunicação, mas os cursos, na verdade, são complementares. O profissional de marketing tem uma formação mais voltada para a área comercial, trabalhando diretamente no desenvolvimento de produtos e serviços e atuando na formulação de estratégias para comercializá-los.

O empreendedor formado em Marketing tem uma visão ampla do mercado em geral e consegue enxergar as lacunas com mais rapidez, propondo soluções adequadas e lucrativas para preenchê-las. É um conhecimento fundamental para quem quer empreender.

Viu só quantas opções de curso superior para você investir no próprio negócio? Assim como em qualquer área de atuação, o importante é nunca parar de estudar e aprender. Um profissional atualizado é importante em qualquer área de atuação, principalmente para os empreendedores. Se você gostou deste post, participe deixando o seu comentário! 

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *