Saiba o que é preciso para abrir uma startup de sucesso

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das formas de empreendimento mais bem-sucedidas atualmente são as startups, que ganharam o mercado nacional e internacional.

Profissionais de diferentes setores têm dado uma guinada em suas carreiras após abrir uma startup, deixando os empregos tradicionais e pouco rentáveis de lado, apostando em ideias próprias para ganhar dinheiro e construir projetos interessantes e inovadores.

Já pensou em abrir uma startup com aquela ideia de ouro que você sempre deixou de lado? Para ajudar a tirar os planos do papel, elaboramos o post de hoje com dicas que vão auxiliar não só a abrir uma startup como torná-la um sucesso. Confira!

Avalie bem a sua ideia

A ideia é a alma do negócio. Toda startup nasce de uma ideia principal, original e inovadora.

Ideias excepcionais não surgem do nada. É preciso ter foco no pensamento e lapidar as pequenas ideias que você já tem.

Uma dica é ficar atento às movimentações do mercado, às tendências e perceber os detalhes. Lembre-se de que a sua startup deve oferecer uma solução criativa e única para seus futuros clientes, não necessariamente algo complexo e grandioso.

Após ter a ideia central, faça uma prospecção, critique sua própria ideia e veja onde estão seus pontos fracos. Você pode fazer isso com a ajuda de amigos entendidos no seu ramo de atuação ou com uma equipe que esteja disposta a começar o empreendimento com você.

Fique de olho no mercado e no público

Sua ideia deve estar intimamente relacionada com uma visão estratégica de mercado. Existe mercado para sua startup? As pessoas estão dispostas a pagar pelo seu serviço/produto? O que os seus futuros clientes esperam?

Responder a essas perguntas é questão de sobrevivência para a startup. O negócio não vai para a frente sem um estudo cuidadoso do mercado e do público.

Saiba oferecer o produto certo, para as pessoas certas, no momento certo e da forma mais inovadora possível.

Você pode estudar o comportamento do mercado em relação a produtos e serviços similares ao que pretende lançar, assim como se colocar na pele do cliente e verificar se a sua solução é realmente o que o público precisa.

Faça um planejamento estratégico

Com ideias e objetivos desenhados, parta para um plano de ações para implementação da startup.

O plano de negócio deve conter datas, valores, objetivos e instruções para execução da ideia. O planejamento é uma forma de colocar de forma sistematizada e apresentável suas ideias, assim como orientar o processo de construção do empreendimento.

Quando sua startup é fruto de uma ideia oriunda da sua própria carreira profissional, esse planejamento se torna mais simples porque você domina não só a ideia central do negócio, mas conhece os meios práticos e reais para concretizá-la.

Dessa forma, sua formação acadêmica e profissional em determinado setor confere segurança e maior estabilidade na hora de abrir o seu negócio relacionado a esse setor.

Busque apoio

O nascimento de uma startup depende de dois tipos de apoio: gestão e financeiro.

O apoio de gestão pode ser feito por incubadoras e aceleradoras de empresas que ajudam no processo inicial do empreendimento. Essas organizações atuam enquanto colaboradores da gestão do negócio auxiliam na criação de estratégias e administração dos passos iniciais.

Já o apoio financeiro é fundamental caso você não disponha do dinheiro suficiente para colocar a ideia em prática.

Você pode buscar investidores, na fase inicial da startup, que apostem no seu plano. Para isso você deverá contar com um planejamento estratégico bem definido e concreto, em que os investidores enxerguem sucesso e rendimento.

A outra opção é abrir o seu negócio para investimentos após um tempo de maturação do empreendimento, em que os lucros já estão aparecendo. Nesses casos, os investimentos são mais fáceis de ser conseguidos devido à credibilidade da startup. Esses investimentos vão auxiliar na expansão e melhoramento do negócio.

Amplie seu networking

Uma das regras de ouro na hora de abrir sua startup é ter um grande networking. Quanto mais contatos você tiver, melhor!

Conheça novas pessoas, lugares, empresas e amplie sua rede de relacionamentos. Para fazer isso, frequente palestras, workshops e cursos da área de atuação da sua startup.

Apresente-se para as pessoas, mostre suas ideias e troque contatos.

Esses contatos poderão ajudar diretamente no processo inicial do seu empreendimento ou se tornar até seus clientes no futuro.

Conte com uma equipe de talentos

Para que a sua ideia vire um sucesso, você precisa de ajuda qualificada. Busque um time de talentos que vai ajudar a fazer o seu negócio decolar e que tenha capacidades e habilidades complementares. 

Além de profissionais experientes e com formação especializada, é importante valorizar aqueles que têm perfil dinâmico, flexível, criativo e, principalmente, engajado. Essas características são essenciais para ter um time de ouro na sua startup.

Caso, no início, não disponha de dinheiro para pagar os salários dos melhores profissionais de forma justa, tente criar alternativas que vão valorizar o trabalho da sua equipe e mantê-la junto a você.

Saiba os seus limites

A vontade de fazer dar certo e os sonhos de crescer com o negócio rapidamente podem acabar prejudicando você. É preciso ter os pés no chão e reconhecer, principalmente, seus limites.

Quando falamos de limites estamos nos referindo a finanças, validade da ideia, capacidade prática de execução e até da necessidade de ajuda para concretizar o seu sonho.

Conhecer os seus pontos fracos e as suas limitações é um dos primeiros passos para avaliar bem a sua situação e saber exatamente como fugir dos problemas ao abrir uma startup. Esteja preparado para os desafios e não perca o foco quando eles surgirem.

Essas sãos as principais dicas para quem quer abrir uma startup. Criatividade, originalidade, disciplina e foco são características fundamentais para aqueles que escolhem esse caminho profissional e querem ter uma startup de sucesso.

O processo inicial pode ser difícil, mas o atual movimento do mercado financeiro e de trabalho mostra que abrir uma startup pode ser bastante promissor. Concretizar essas ideias traz não só retorno econômico como também realização e satisfação. Afinal, essa é uma ótima oportunidade de fazer o que você realmente gosta e sempre sonhou.

E aí, gostou de ler estas dicas para abrir uma startup? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *