Vale a pena fazer um curso de Administração?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Chega o momento do vestibular e surgem as dúvidas: que curso devo fazer? Uma das opções é o curso de Administração, que tem um amplo mercado de trabalho e oferece uma visão geral sobre o processo de negócios. Mas será que realmente vale a pena fazer um curso de Administração?

Para saber isso, é preciso conhecer as características do curso e avaliar se ele tem a ver com você. Mas é preciso dizer: é difícil não se encaixar no perfil, já que as possibilidades de trabalho e de conhecimento são bastante variadas.

Curso de Administração

Muitas pessoas dizem que, quando não se sabe qual curso fazer, a Administração é a melhor escolha. Mas, na verdade, todo mundo sabe que o que importa mesmo é fazer o que gosta. E o curso de Administração tem diversas vertentes, que podem agradar os vestibulandos.

Basicamente, pode-se dizer que o curso de Administração é ótimo para agregar valor ao currículo, mas também é perfeito para melhorar o conhecimento do estudante. Como tem uma ampla carga de conhecimentos, que podem ser aplicados em diversas profissões, esse curso oferece grandes possibilidades de o profissional ter êxito no mercado de trabalho.

Por isso, quem cursa Administração nem sempre trabalha com aquele modelo mais tradicional de administrador. O formando também pode optar por trabalhar com gerência de projetos, marketing, gestão de pessoas, entre outras áreas mais específicas, como a esportiva e a hospitalar.

Além disso, segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), órgão que regulamenta a profissão, a remuneração do administrador é bastante atraente. O salário inicial pode chegar a R$ 3.315,00 e, se o profissional fizer especialização, mestrado e doutorado, o valor tende a aumentar. Pelo CFA, o teto é do profissional com doutorado, que pode ganhar até R$ 8.012,10.

Atuação do administrador

Toda pessoa formada em Administração é um administrador, mas não necessariamente precisa atuar como tal. Na verdade, existe uma ampla gama de opções que pode ser escolhidas pelo recém-formado. Conheça algumas delas.

Gestão de pessoas

O chamado Recursos Humanos, mais conhecido atualmente como gestão de pessoas, é uma das áreas que está atraindo formandos do curso de Administração. Neste tipo de trabalho, a ideia é que o profissional gerencie os colaboradores de uma empresa, atuando sempre que for necessário e garantindo a qualidade de vida no trabalho e um bom clima organizacional.

Essa área está sendo cada vez mais valorizada, porque é imperativo se atentar a isso no cenário atual, em que os colaboradores estão buscando cada vez mais liberdade de expor suas opiniões e sua criatividade.

Terceiro setor

O administrador de empresas também pode atuar no terceiro setor, por exemplo, em organizações não governamentais (ONGs). Neste papel, o administrador deve gerir os recursos financeiros e os projetos da ONG, sejam eles sociais ou ambientais.

Hospitais

Esta é uma área mais específica, mas que também tem bastante demanda para o administrador. A gestão hospitalar é muito específica, por isso, quem tem conhecimentos, experiência e/ou especialização na área tende a ter sucesso. A atuação pode ocorrer em hospitais, prontos atendimentos, clínicas hospitalares, convênios médicos etc.

Logística

As áreas de logística e gestão de compras também estão sendo uma boa oportunidade de trabalho para quem faz o curso de Administração. A ideia é ajudar a empresa a reduzir custos por meio de uma compra eficiente e da gestão dos estoques, garantindo as entregas aos consumidores e a economia para a organização.

Além disso, nesse quesito, a internet tem transformado as áreas de logística e gestão de compras, complexificando o trabalho do administrador, que precisa ser especializado na área. Devido à demanda, já existem cursos específicos para gestão de compras e para logística.

Gestão de pequenos negócios

Esta é outra área importante para o administrador. Quem faz o curso de Administração entende que o processo de abertura de uma empresa é complicado. No entanto, a gestão do próprio negócio é uma ótima opção e o administrador pode adotar essa ideia.

A vantagem, neste caso, é que o curso de Administração ensina não somente a gerir o negócio, mas também a entender outras etapas que são relativas a ele, como a logística, as compras, o marketing etc. Ou seja, é uma gama farta de conhecimentos que permitirão ao profissional não somente gerir o seu negócio, mas ter mais chances de sucesso.

Características do curso de Administração

O curso de Administração tem algumas características, que precisam ser levadas em consideração pelo vestibulando que pretende iniciar a graduação nessa área. Assim, a primeira questão que deve ser verificada é que o profissional precisa saber e gostar de trabalhar em equipe, porque estará em contato com outras pessoas constantemente.

Este é um curso com duração de quatro anos, que envolve conhecimentos que abrangem desde a matemática e a contabilidade até o marketing e a informática. Além disso, existem diversos cursos de especialização que podem ser realizados, mas, geralmente, o profissional opta por MBA em Gestão ou em Negócios.

Vale a pena fazer o curso de Administração?

Tudo dependerá do que você deseja. A vontade pessoal do aluno é o mais importante. A verdade é que o curso de Administração ajuda muito a conseguir definir o que se deseja exercer para o restante da vida, seja na área de negócios, seja partindo para o marketing ou outra área correlata.

Por isso, é importante fazer o curso de Administração e, sempre que possível, também fazer alguma especialização, MBA, mestrado e doutorado. Não se pode esquecer que também existe a opção de dar aulas de Administração, o que exigirá a realização de mestrado e doutorado.

Assim, se você busca uma profissão que ofereça muitas possibilidades, pode apostar sem medo no curso de Administração. Ele oferece diversas experiências e ainda permite ao aluno se inserir facilmente no mercado de trabalho.

Gostou de entender melhor sobre o curso de Administração? Então, deixe seu comentário no post. Assim, nós poderemos sanar suas dúvidas e ainda explicar melhor como é o funcionamento dessa profissão tão valorizada no mercado.

E aí? Já se decidiu pela Administração? Vai marcar essa opção no vestibular? Então, é melhor saber tudo de importante na hora de realizar essa prova tão essencial para a sua carreira, concorda? Mas não se preocupe. Basta clicar aqui.

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *