Viagem ou festa? Saiba o que escolher na formatura da faculdade

Tempo de leitura: 6 minutos

Talvez você esteja prestes a participar da formatura da faculdade. Pode ser que ainda esteja dando seus primeiros passos como universitário. Ou, ainda, existe a possibilidade de você ainda não ter sequer passado pela aprovação no vestibular.

Mas o fato é que, se concluir uma graduação está em seus planos para o futuro, de alguma forma você vai querer comemorar essa grande conquista! E as melhores alternativas são, sem dúvidas, fazer uma festa ou uma viagem com a turma da faculdade.

Qual a melhor opção? Bem, isso irá depender do seu perfil e de seus objetivos após a formatura. Porém, para que você não tenha que tomar essa grande decisão sozinho, hoje vamos mostrar os prós e contras dessas duas opções. Assim, você conseguirá planejar o que vai fazer o quanto antes.

Confira nossas dicas!

Quais são as vantagens de fazer uma festa de formatura da faculdade?

É um dia para você se sentir especial

A festa de formatura é o momento ideal para que cada formando se sinta especial. É hora de vestir aquela roupa de gala fantástica que você terá comprado ou alugado e colocar nos pés aquele sapato incrível que você providenciou. Os rapazes farão um penteado impecável, e as meninas têm todo o direito de caprichar na maquiagem, nas unhas e no cabelo!

As atenções estarão todas voltadas a você, e é o momento de brilhar e colher as homenagens por todo o esforço que você terá feito depois de tanto tempo de estudo.

Você receberá beijos, abraços, palmas, parabenizações e, de quebra, terá muitas fotografias no final, para lembrar para sempre de como foi maravilhosa a festa!

Parece um sonho, não é? Pois é assim que será a sua noite, caso você opte por ter uma festa de formatura!

Você tem a chance de passar uma noite inesquecível com sua turma de faculdade

Durante a faculdade são formadas muitas amizades, e algumas delas duram por toda a vida. Não seria ótimo ter uma noite inesquecível com pessoas que são especiais para você?

Na festa de formatura, os formandos têm a oportunidade de celebrar a conquista que alcançaram! E, em meio a muita diversão, provavelmente lágrimas de emoção irão rolar ao se perceber que uma etapa importante da vida está chegando ao fim.

Algumas amizades serão duradouras, outros vínculos talvez não se mantenham depois da formatura. Mas isso é normal, já que a vida às vezes faz as pessoas seguirem caminhos distintos.

Então, já que você não sabe o que será do amanhã, que tal garantir que haverá uma noite especial?

A diversão é garantida

Música. Dança. Risadas. Momentos emocionantes. E, no meio disso, você, todos os seus familiares e amigos! É isso o que representa uma festa de formatura!

Se há um dia, ou melhor, uma noite em que a diversão estará garantida, esse momento será sua festa de formatura. É de lá que sairão, provavelmente, as melhores gargalhadas e lembranças de toda a sua vida.

Quais as desvantagens de optar pela festa?

É diversão para uma noite só

A festa de formatura é, sem dúvidas, uma noite maravilhosa. Porém, dura poucas horas, e depois sobram apenas as fotografias para ajudá-lo a recordar. Por isso, algumas pessoas preferem realizar a viagem, que é mais duradoura que a festa de formatura.

Costuma exigir um alto investimento

Há altos gastos envolvidos em uma festa de formatura. O pacote contratado para a realização da festa costuma ser caro, e você ainda precisará comprar ou alugar seu traje de gala, os sapatos, providenciar a arrumação do cabelo, maquiagem, álbum de fotografias, entre outras coisas, que encarecem ainda mais o momento.

Dependendo do tipo de festa, seus custos podem exceder bastante o valor que se pagaria por uma viagem.

E se você escolher investir na viagem, quais são os prós?

A viagem tem duração mais longa que a festa

Esse é um dos motivos que fazem com que muitos formandos optem pela viagem. Se a festa dura apenas algumas horas, a viagem dura vários dias, e garante ainda mais momentos de diversão.

Você celebra sua formatura e ainda tem a oportunidade de conhecer novos lugares

Viajar lhe dá a oportunidade de conhecer novos lugares e construir lembranças que ficarão para sempre guardadas em seu coração.

Você pode combinar com a turma de visitar uma cidade que ninguém conhece, e assim transformar o passeio em algo ainda mais especial.

A turma fica ainda mais unida

Durante uma viagem de formatura, você e seus amigos passarão muito tempo juntos, tendo a oportunidade de se conhecer ainda mais e criar maior intimidade.

Isso unirá a turma, aumentando as chances de que essas amizades durem por toda a vida.

A viagem pode ser mais barata que a festa

O valor da viagem de formatura dependerá do perfil dos viajantes e do destino escolhido. Mas, em muitos casos, uma viagem de uma semana pode ser mais barata que uma festa de formatura, que dura apenas algumas horas.

Há contras em escolher a viagem para comemorar a formatura?

A viagem pode ser feita em qualquer época da vida, mas a festa de formatura não

Viajar é algo que pode ser feito a qualquer momento, ao passo que a festa de formatura é como um rito de passagem, e só acontecerá uma única vez, em uma ocasião específica.

Por isso, alguns formandos acreditam que a festa é muito melhor que a viagem.

Pode ser que algumas pessoas da turma não possam participar

Muitas pessoas trabalham e não têm como reservar na agenda vários dias para participar da viagem de formatura. Isso eventualmente fará com que nem todos da turma possam estar presentes nesse momento tão legal.

A família e amigos de fora da faculdade possivelmente não poderão fazer parte da viagem

Na maioria das vezes, as viagens de formatura incluem apenas os formandos. Isso quer dizer que amigos de fora da faculdade, familiares, namorados e namoradas não podem participar, o que acaba desanimando algumas pessoas e fazendo com que desistam da viagem.

Escolha você a viagem ou a festa, o importante é celebrar a sua formatura da faculdade.

A decisão mais acertada dependerá do perfil da turma, do orçamento disponível e dos objetivos para depois da faculdade. O essencial é que vocês se divirtam e comemorem a conquista do diploma de graduação!

A formatura encerra uma importante e inesquecível fase na vida de qualquer universitário, e vale a pena ser fechada com chave de ouro!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais!

Sobre UniBH

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *